domingo, 24 de julho de 2011

São Gabriel da Palha, terra do café conilon e de gente que faz!

Fim de semana bacana.

Eu e Maurício estivemos em São Gabriel da Palha, município do noroeste do Espírito Santo, importante e conhecido pelo seu principal produto: o café conilon!

conilon2

Outros municípios capixabas também são grandes produtores de café. Porém, São Gabriel da Palha tem um diferencial: possui a mais importante Cooperativa Agrária de Cafeicultores do Estado – Cooabriel.

Mas um outro destaque importante deste município é a organização dos pequenos proprietários em associações locais. Eles possuem a CENTRAL MUNICIPAL DAS ASSOCIAÇÕES DE AGRICULTORES FAMILIARES DE SÃO GABRIEL DA PALHA - CEMAAF. E, com esta central, eles comercializam a produção de todos os agricultores, com a venda na cidade, de produtos de ótima qualidade e, através de programas do governo do estado e recursos federais, atendem a cerca de 450 famílias, com a entrega de alimentos.

alimentos3

alimentos

alimentos4

alimentos5

(União que faz a força: Trabalho PAA – Programa de Aquisição de Alimento.)

Outro benefício que os agricultores têm, com a Central, é poder comprar produtos agrícolas mais baratos. E mais ainda: possuem até um banco próprio, que opera com juros bem abaixo do mercado, além de veículos e equipamentos, que ajudam na produção e no escoamento do que é produzido. Quer mais? Então…

Eles acabaram de entregar mais de cem casas, lindas, com três quartos, aos agricultores, melhorando muito a qualidade de vida da família rural da região! E isso realmente faz a diferença! Juntos, eles podem muitoooooo!!!

casa são gabriel

casa são gabriel2

casa são gabriel3

Ainda tem gente que acredita que sonhos podem ser realizados. Se junta, se associa com gente honesta, que também quer realizar. E não é pouca coisa não: um banco, financiamento para tocar os negócios, empréstimos, e até o sonho da casa própria!

Orgulho de sermos amigos de Nodir Colombo, um homem de bem, que está à frente dessa empreitada. Viemos de lá mais esperançosos. Dias melhores, com certeza, virão!

Maurício, numa fala inspirada, referiu-se a história dos sapinhos,  quando falou das conquistas do pessoal de São Gabriel da Palha. Eles não sabiam que era impossível realizar… Então realizaram!

A Corrida dos Sapinhos

“Era uma vez uma corrida de sapinhos.
Eles tinham que subir uma grande torre e, atrás havia uma multidão, muita gente que vibrava com eles.
Começou a competição.
A multidão dizia:
- Não vão conseguir, não vão conseguir!
Os sapinhos iam desistindo um a um, menos um deles que
continuava subindo.
E a multidão continuava a aclamar:
- Vocês não vão conseguir, vocês não vão conseguir!
E os sapinhos iam desistindo, menos um, que subia tranqüilo, sem esforços.
Ao final da competição, todos os sapinhos desistiram, menos aquele.
Todos queriam saber o que aconteceu. E quando foram perguntar ao sapinho como ele conseguiu chegar até o fim, descobriram que ele era
SURDO.”

trator são gabriel

casa são gabriel

“Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade.”

(D.Quixote)

2 comentários:

  1. Que legal tudo isso!
    E sobre o sapinho surdo... acho que é por aí mesmo. Se ninguém nos desanimar, tudo fica mais fácil.
    É aquela história: se não for pra ajudar, pelo menos não atrapalha, né?
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Realizar este trabalho é uma honra , ver a felicidade dos beneficiários das casas é muito bom, casais jovens que com uma nova casa, tem a oportunidade de constituir sua propria familia,doar alimentos no PAA uma ajuda de dois lados,tanto pra quem produz tanto para quem recebe.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.