segunda-feira, 4 de julho de 2011

“Modéstia Mineira”.

Itamar-Franco

Baiano no registro civil, mas mineiro de coração e de carreira política, o ex-presidente Itamar Franco nos deixou, na manhã do último dia dois.

Marcado pelo infalível topete e pela retidão ética, Itamar morreu aos oitenta e um anos, vítima de complicações causadas por uma leucemia.

Apesar da tristeza do momento, Doce Deni escolheu um modo para homenageá-lo, mais de acordo com o seu jeito de ser: bem humorado!

Então…

Modéstia Mineira


“Estava num passeio em Roma, quando ao visitar a Catedral de São Pedro, fiquei abismado ao ver uma coluna de mármore, com um telefone de ouro em cima.
Vendo um jovem padre que passava pelo local, perguntei a razão daquela ostentação. O padre então me disse que aquele telefone estava ligado a uma linha direta com o paraíso e que se eu quisesse fazer uma ligação eu teria de pagar 100 dólares.
Fiquei tentado, porém não aceitei a oferta.
Continuando a viagem pela Itália encontrei outras igrejas com o mesmo telefone de ouro, na coluna de mármore. Em cada uma das ocasiões, perguntei a razão da existência e a resposta era sempre a mesma:
- Linha direta com o paraíso ao custo de 100 dólares a ligação.
Depois da Itália, chegando ao Brasil, fui direto para Belo Horizonte. Ao visitar a nossa gloriosa Igreja da Pampulha, fiquei surpreso ao ver novamente a mesma cena: uma coluna de mármore, com um telefone de ouro. Sob o telefone um cartaz que dizia: LINHA DIRETA COM O
PARAÍSO - PREÇO POR LIGAÇÃO = R$ 0,25 ( vinte e cinco centavos ).
Não me aguentei e perguntei:
- Padre, viajei por toda a Itália e, em todas as catedrais que visitei, vi telefones exatamente iguais a este, mas o preço da chamada era 100 dólares. Por que aqui é somente R$ 0,25?
O padre sorriu e disse:

- Meu amigo, você está em Minas. Aqui a ligação é local. O PARAÍSO É AQUI...” (autor desconhecido)

(Nosso respeito e pesar pela perda deste grande político e grande homem.)

2 comentários:

  1. " Simplesmente amei a homenagem que você fez pra esse querido ser humano que foi Itamar Franco, que Deus gentilmente, ou por ironia do destino, como ele mesmo costumava dizer, cedeu-lhe a presidência da república. Para sorte dos brasileiros. Vou te contar o que poucas pessoas sabem. Conheci Itamar Franco, certa vez no mercado central de Belo Horizonte, estava eu e minha mãe. Ele, e mais uns políticos de Minas faziam campanha eleitora no mercado, já tradicional ponto de encontro e cafezinhos de personalidades e políticos mineiros, minha mãe trabalhava lá. Eu disse a ele o quanto eu o admira por tudo que já tinha feito por Minas e pelo Brasil, e que por causa políticos como ele, e Patrus Ananias, ex-ministro do combate a fome, nós, os jovens brasileiros, ainda tínhamos esperança que o Brasil poderia sim, vir a ser uma grande Nação do futuro, e disse que ele era um exímio combatente por nunca, nunca mesmo, na sua trajetória de vida política ter se rendido a favores escusos, foi um homem de caráter probo, firme e decidido, e o bem que ele fez a esse país, iria ficar para posteridade... Ele emocionado agradeceu os elogios, e perguntou para minha mãe, que na ocasião estava comigo, se eu tinha ensaiado aquela fala? Ela disse que não, ele falou , que ela tinha um filho muito lúcido, e que eu ainda seria motivo de muito orgulho pra ela! Me deu um abraço, agradeceu novamente e foi embora. Foi a última fez que vi, aquele homem , franzino, com um andado meio esquelético, mas de voz branda, serena, forte e movimentos elegantes, assim como deve ser um ex- Presidente da República!
    Um encontro que durou menos de 10 minutos, mas ficou marcado pra sempre, pois aquelas palavras era de quem conhecia muito da vida!"

    "Parte para a posteridade o responsável pela eliminação do maior flagelo dos últimos 50 anos: a hiperinflação.Homem honesto de hábitos simples, teve a humildade como sua principal característica. O Brasil perde um grande politico que jamais se deixou corromper. Como poucos, jogado no fogo de umas das maiores crises politica que este país já enfrentou, teve altivez e dignidade, e nunca fugiu do bom combate. Morre para o mundo, pra viver pra Deus!"

    Vander Miguel

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.