terça-feira, 14 de novembro de 2017

Desculpas

desculpas(Imagem: Reprodução)

Parece simples, mas não é. Para alguns, então, é o maior sacrifício. Para poucos, nem tanto. O fato é que reconhecer um erro e pedir desculpas não é para todos. Só para os fortes, para os que têm o caráter bem formado.

Eu sei que é difícil, mas um sincero pedido de desculpas é capaz de reatar laços, reaproximar pessoas, desfazer mal entendidos. É extremamente necessário. Não tem como passar por cima… Mas é preciso que seja verdadeiramente desejado e feito com pureza de sentimentos.

Eu sei desculpar-me com mais facilidade do que dar o meu perdão. Traço de personalidade, talvez. Na verdade, sou capaz de passar por cima, perdoar, mas não consigo esquecer… Como se ficasse registrado, que dali eu pudesse esperar qualquer coisa... E, assim, eu fico com o pé atrás! Inevitável. Confiança, quando a gente perde, é mesmo difícil recuperar.

Fácil ou difícil, a gente tem que consertar o malfeito. Errou, reconhecer o erro, pedir desculpas e não repetir o que fez de errado. Aprender com o erro é uma atitude sábia. Todos ganham, principalmente nós mesmos.

O que está pendente incomoda e funciona como um obstáculo que precisa ser superado para o nosso crescimento pessoal. Avaliar a situação para tomada da atitude acertada é sinal de amadurecimento.

Desculpar-se não é humilhar-se. Ao contrário, é engrandecer-se como ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.