terça-feira, 28 de novembro de 2017

Alarmada!

alarme(Foto: Tinnitus: deafening. Shutterstock)

Alarmes sonoros têm as suas funções específicas e benefícios esperados. Indiscutível. Mas precisam ser tão altos e estridentes? Sinceramente, vários alarmes tocando desembestadamente, ao mesmo tempo, me deixam tonta! O efeito é contrário. Distraio. Perco o foco.

Moro numa rua movimentada, cheia de prédios altos e modernos, com garagens embutidas, logo contam com aquele aparelhinho sonoro e luminoso para avisar a entrada e a saída dos automóveis. Um edifício ao lado do outro. Uma entrada de garagem ao lado da outra. Um aparelho piscando e tocando ao lado do outro! Desesperador.

Sei que são necessários, principalmente para os deficientes visuais e pessoas distraídas, mas os alarmes poderiam apresentarem-se em volume mais moderado. São excessivamente altos, na minha opinião. Cegos não são surdos necessariamente! Um pouco de bom senso e consideração com os vizinhos cairia muito bem.

O abuso de buzinas, sirenes e alarmes é sinônimo de poluição sonora, algo a ser combatido. Por melhores que sejam as intenções, respeitar o direito alheio sempre deve ser considerado.

Um pequeno ajuste no volume dos aparelhos seria muito bem-vindo e conciliador. Questão de melhoria na qualidade de vida de todos. E não custa nada…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.