segunda-feira, 26 de maio de 2014

Desculpa? Acho que não…

desculpa

Pois é, um pedido de desculpas pode não ser o suficiente para resolver um problema criado. Nós, mães, somos a culpadas! Reconheçamos. O filho morde o coleguinha e a mãe logo diz: “Pede desculpas, menino!”  E pronto.

É assim desde pequenos. Aprendemos que basta que reconheçamos que erramos (e nem é preciso que haja um arrependimento verdadeiro) e façamos o tal pedido de desculpas e tudo está resolvido… Será?

É claro que não.

Quando crescemos, descobrimos que existem erros que mudam nossa vida por completo e para sempre. Não há volta. Não há perdão. Portanto, é preciso não cometê-los. Prudência. Reflexão. Respeito. E uma boa dose de medo sempre ajuda, porque nos impede de cometer loucuras!

Sempre disse aos meus filhos, quando me despedia deles, por qualquer motivo: “Nunca façam aquilo que, se eu estive perto, não deixaria!”  Falava isso, na tentativa de protegê-los de possíveis erros… Não que eu fosse infalível, mas, com certeza, eu sabia mais da vida do que eles…

Nem sempre deu certo. Mas foi errando (e acertando) que eles cresceram, assim como eu cresci. Alguns pedidos de desculpas ajudaram. Outros nem tanto…

z prato quebrado

Deixemos as desculpas para o que não pode ser evitado. Afinal, acidentes de percurso sempre acontecem.

É a vida.

Um comentário:

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.