O uso do S ou do Z, em muitos casos, gera dúvida.
O meu nome, por exemplo, pela grafia correta da Língua Portuguesa, deve ser escrito com S. Mas como se trata de nome próprio, acredito que se possa usar a letra que quiser! Aliás, tem gente que usa e abusa da criatividade, utilizando um monte de letras dobradas, ”h”s e “y”s, nos nomes dos filhos!
Coincidência ou não, recebi dois bilhetes, nos últimos dias, e ambos apresentaram problemas ortográficos, no uso incorreto da letra Z.
Ninguém é infalível. Nossa Língua é mesmo cheia de regras. Mas é preciso preocupar-se em escrever corretamente.
Eu gosto da Língua Portuguesa e, por isso, cuido. Recomendo que todos façam o mesmo. Com certeza, é uma questão de Soberania Nacional: preservar a unidade de um povo que fala e escreve na mesma Língua. No caso, nós, os brasileiros!
Escreve melhor quem lê mais. Entretanto, existem palavras que confundem os mais distraídos. No caso da troca da letra S pelo Z, uma palavra que gera muito erro é paralisação. Basta ter uma, que você não escapa de lê-la incorretamente por aí...
Outra palavra comumente escrita errada é quiser. Como são palavras escritas e lidas, muitas vezes, no cotidiano, acredito que essa situação já deveria ter sido superada. É preciso estar mais atentos.
Existem regras específicas para cada uso correto das letras, nas palavras. O importante é conhecê-las e utilizá-las. Em caso de dúvida, usar o dicionário. Ou simplesmente uma rápida consulta na internet. O Google pode nos ajudar e muito.
No mais, é decorar aquelas palavrinhas que usamos com mais frequência.
Porque colocar um Z no final do lápis é imperdoável!
Passa logo a borracha aí!
E nunca, nunca, nunca mesmo, esquecer que o nosso país é o BRASIL, escrito com S. Porque Brazil escrito com Z é coisa de gringo. Não é coisa nossa!
Uma aula sobre o tema para você consultar sempre que precisar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.