terça-feira, 12 de março de 2013

Santo de casa também faz milagre!

 milagre

Confesse, os santos da sua casa fazem milagres? Difícil. A maioria de nós costuma dar mais valor ao que vem de fora. Não é por mal que agimos assim. É cultural! Alguns acreditam que a galinha do vizinho é sempre mais gorda que a nossa. E é mais ou menos por aí.

Podemos ser especialistas em determinada área, mas ao orientarmos nossos filhos na tarefa de casa, só está correto o que disse a professora. E eles rejeitam toda nossa orientação, se não for exatamente igual à da tia da escola, não é verdade?

Mas por que será que as coisas acontecem assim?

É a convivência que estraga tudo! Banaliza nossa admiração. Conhecemos o santo tão de perto, com todas as suas qualidades, mas também com os seus inúmeros defeitos, que tendemos a neutralizar aquilo que ele tem de melhor. Daí não há santo que consiga fazer algum milagre!

Já o outro nos é apresentado pelo que lhe sobressai. Conhecemos e passamos a respeitar apenas uma faceta do seu todo, que para nós já é o suficiente. A parte conhecida e apreciada passa a ser 100% do que sabemos sobre ele, que se torna 100% produtivo naquilo que faz. Pronto! Está explicado como surgem os mitos, os verdadeiros santos milagreiros!

Como para mim isso é muito claro, aprendi a valorizar as conquistas dos mais próximos: a habilidade para o basquete do meu filhinho de quinze anos, com seus 1,89 m; o talento para a criação e a produção escrita do meu filho mais velho; o bom humor e a perspicácia da minha irmã. E por aí a fora.

Aprendi a elogiar, a realçar suas qualidades, a considerar o que eles têm de seu, de único; suas conquistas pelo esforço ou por talento inato. Os meus santos fazem milagres! Cada um com suas próprias potencialidades e características pessoais, sobressaindo em determinada área ou atividade.

Não somos diferentes. Somos uma família parecida com a sua. Basta mudar o foco.

Observe os santos da sua casa. Procure ver neles o que há de melhor. E o que pode ser melhorado: invista, aprimore-os. O importante é valorizá-los. A sua galinha não é menos gorda que a da vizinha. Nem a sua grama menos verde. Tudo está no seu jeito de olhar para suas próprias coisas. Um olhar mais atento, menos crítico e rigoroso irá enxergar muito mais detalhes significativos de excelente qualidade.

Valorizar mais quem está por perto é a dica do dia. Pode apostar que você não perderá nada agindo assim. Ao contrário, todos só têm a lucrar.

Pense nisso.

foco

Um comentário:

  1. Essa é uma nova postagem pois , acidentalmente apaguei a anterior .


    HERÓIS SÃO HOMENS , HERÓIS SÃO MITOS , REALIDADE E FANTASIA

    PRA NOS PROTEGER DOS PERIGOS , UM ARRIMO O MELHOR DOS

    AMIGOS , O SEU PAI SUA MÃE SEU MARIDO , SEU FILHO .

    VOCÊ ESTÁ MUITO CERTA DENISE , ISSO É COMUM NO COTIDIANO

    MAS , É PRECISO ESTAR ATENTO COM O QUE ESTÁ A NOSSA VOLTA

    VOCÊ ACERTOU NOVAMENTE , ESSA CONEXÃO COM A REALIDADE

    FAZ DE VOCÊ , UM SER ESPECIAL , GRANDE BEIJO .

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.