domingo, 3 de março de 2013

Brios

frases_amor_proprio

A gente pode nem saber o que significa exatamente, mas mesmo assim reconhece o seu valor. Palavra que quase caiu de moda:

Brios.

Ontem, numa conversa com meu filho, usei-a e ele me olhou com olhos de interrogação, como se a tivesse ouvido pela primeira vez. Expliquei-a. Formulei alguns exemplos para facilitar o entendimento. Depois disso, fiquei pensando…

Por que uma palavra assim, tão importante, não é tão utilizada, como deveria? As pessoas estão cuidando pouco de si? Os valores atuais não priorizam a nossa individualidade, o nosso amor próprio?

Vivemos numa sociedade que promove a massificação. Se não ficarmos atentos, nos perdemos de nós mesmos… Viramos um número, uma estatística, apenas mais um.

Vejamos o que diz o dicionário:

brios: s.m. Sentimento da própria dignidade; pundonor. / Amor-próprio. / Garbo, galhardia. (http://www.dicio.com.br/brios/)

Forte. Admiro este sentimento. Busco-o. Trago-o para perto. Se houvesse mais gente com brios no mundo…

Hoje é domingo e, para quase todo mundo, um dia preguiçoso. Aproveite melhor suas horas de folga.

Assista menos televisão e leia um bom livro. Saia um pouco do computador e vá de encontro às pessoas reais. E fale. Troque ideias, mas ouça as réplicas e faça tréplicas. Mude. Reforce-se. Promova quem você realmente é. E ame-se!

Ninguém é capaz de amar alguém, se não ama a si mesmo.

Viva melhor (com brios)!

camisa

“Soltei os laços da saudade pra segurar nas mãos do amor próprio.” (Dani Leão)

4 comentários:

  1. Você tem razão. Aqui estamos fazendo uma espécie de terapia: tiramos a massificação dos quartos (TV e computador) e os colocamos na sala. Ali podemos assistir juntos e conversar sobre.
    Nos quartos livros e desenhos. Canetas para anotar...
    A vida está muito melhor com novas palavras, idéias e um descanso saudável!

    ResponderExcluir
  2. Para onde estamos indo afinal , para o computar ? para a míia televisiva ? para o baile funk ou para onde todos costumam ir .Karl Marx dizia que o homem é produto do meio ,então o que queremos afinal .
    È comum postar frases prontas em redes sociais pois , da trabalho escrever algo de si próprio , salvo aqui as regras e excecões mas , se a vida anda assim tão prática de se viver , onde anda o individualismo , o querer próprio que afirma o caráter e personalidade do indivíduo , ler mais de cinco linhas em qualquer lugar , é um saco , há que ser lacônico , breve , muito breve para não chatear as pessoas , será que o mundo realmente está mudando ? será que estamos presos dentro de nós mesmo , num individualismo presunçoso e competitivo de temperamento ? . onde andam as idéias e os edeais . Na verdade Denise , o que você escreveu é um fato , talvez influência do tio sam , não importa mas , a velocidade em que estamos vivendo , traduz essa prática de não buscar conhecimento . Não sei se acertei no comentário mas , é o que penso e , vou terminando por aqui , para não ser chato .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você acertou em cheio nesse comentário. Como eu escrevo aqui no blog, sempre tenho o cuidado de fazer um texto leve e atrativo. Procuro mandar o meu recado, fazendo as pessoas pensarem, refletirem sobre suas ações e sua presença no mundo, da melhor forma possível. Frases curtas, textos curtos, porém densos. Na internet, tudo muda a um clique do mouse. E, ter o feedback em comentários como os seus, me mostram que estou no caminho certo. Obrigada pela presença constante.

      Excluir
  3. Bom de mais saber que não estou fora de moda , me sinto honrado , obrigada pelas palavras cara amiga Denise Pazito .

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.