quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Lembranças da Ilha do Governador.

praia da freguesia

Eu cresci passando as férias na Ilha do Governador.

As praias sempre foram poluídas, mas ainda era possível tomar banho, nas águas da Baía da Guanabara. Desta época, nasceu o meu amor pela escola de samba União da Ilha do Governador, tantas vezes relatado

Mas como hoje é Quarta-feira de Cinzas, não vou falar de Carnaval. Vou falar das praias da Freguesia e do Bananal, que eram as que eu frequentava.

Éramos basicamente três: eu, minha irmã Simone e minha avó Dora. Mas sempre aparecia mais alguém. No Rio é assim… E a gente ia pra praia levando nossas boias feitas de câmara de ar. Ninguém precisava levar barraca, pois as amendoeiras faziam sombra suficiente para todos, na areia.

Brincávamos de criar castelos e cavar buracos… Usávamos conchinhas e palitos de picolé para enfeitar. Na pele, passávamos óleo de bronzear Koppertone, pois não existia filtro solar. Depois, a gente caía na água e mergulhava de todos os jeitos… Uma farra!

Eram assim, todas as manhãs das férias da nossa infância e adolescência…

Quando dava fome, minha avó comprava os famosos biscoitos de polvilho Globo. Lembra?

biscoito globo

Nós preferíamos o de sal.

Há pouco tempo estive no Rio e verifiquei que o biscoito continua sendo vendido com o mesmíssimo gosto e a mesma embalagem. Que viagem! Uma maravilha, em tempos de produtos descartáveis e capitalismo selvagem

Aquele gostinho de passado fez bem para minha alma!

Ainda hoje, quando estou triste, procuro no meu baú de lembranças, meus melhores momentos passados na Ilha do Governador… Elas me acalentam e afugentam qualquer baixo astral.

Saudades da época que, depois do almoço, pegava a bicicleta e saía passeando pelas ruas do bairro, catando fichas de ônibus, pelo chão, pois eu colecionava.

Sabe o que é isso? Bem, essa já é outra história.

3 comentários:

  1. Eu gostava do biscoito doce e frequentava a praia do Flamengo, morava em Laranjeiras.

    ResponderExcluir
  2. Olá!Boa tarde!
    Direto do Blogosfera no Fb, para cá!
    Quando começamos á lembrar de certa época passada...dá aquela saudade boa...aquela, que não dói...somente lembranças boas, que como vc diz, faz bem para a alma! Gostava da doce, também! Colecionava "embalagens de marcas de cigarros", onde "catava" nos pontos de ônibus...hoje, não tem nem espaço,para sentar na areia da praia, imagine, fazer castelinhos, rsrs
    Boa quarta!
    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
  3. Legaaal! Sempre quis conhecer a ilha, meus pais dizem que é muito bom mais eu nunca fui! rs // Blog Spiderwebs

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.