domingo, 31 de julho de 2011

Boas ideias.

Muita gente sabe que sou professora. Outras muitas sabem que sou pedagoga e que atuo há anos na Educação. O que pouca gente sabe é que sou formada também na área da Comunicação Social, especificamente, em Publicidade e Propaganda. Mesmo com a Graduação Superior completa, concluída na Universidade Federal do Espírito Santo, nunca me dediquei diretamente a esta profissão.

É claro que os conhecimentos adquiridos durante o curso ficaram e se acumularam com todos os outros que a gente vai colecionando pela vida a fora. Aliás, o saber é o que nunca conseguem tirar da gente… Informação e formação se misturam e resultam no que somos!

Eu sou o que sou, resultado do que aprendi, a partir do que eu trouxe da minha carga genética. Todo mundo é assim. Você também. Quer mudar? Aprenda mais. Estude mais. Leia mais. Invista no seu próprio conhecimento. Essa é mesmo uma boa idéia. Palavra de professora, especialista em Educação, e divulgada na internet pela publicitária. É mole ou quer mais? Melhor acreditar.

Mas já que estamos falando em Publicidade e Propaganda, gostaria de mostrar a vocês duas peças muito interessantes, criadas por gente inteligente e criativa.

A primeira foi veiculada na Argentina, em 2006, pela Coca-Cola, com o tema “Rivalidades”, em forma de desenho animado.

O futebol é capaz de superar toda e qualquer rivalidade.

E a segunda está dando o que falar: Nissan e seus pôneis malditos! Neste caso, a grande sacada é que a propaganda buscou justamente o público da internet, fazendo uma “brincadeira” com ele, ao terminar a peça que está sendo veiculada, sem esse final, na televisão. Sugere que se não divulgarem o vídeo, serão vítimas da maldição dos pôneis.

A galera comprou a ideia e começou a espalhar os vídeos por aí. Resta saber se vão comprar os carros também! Não tem nada de inocente nessa brincadeira. Ao contrário, foi uma ideia de gênio!

Assista até o fim do vídeo, para conferir.

Vai ser mesmo difícil esquecer a musiquinha…

E o que dizer da publicitária que fotografou seu bebê, enquanto ele dormia, criando diferentes cenários, a partir de coisas simples, que todo mundo costuma ter em casa? Na realidade, o bebê era uma menininha e o projeto chamou-se Mila’s Daydreams. Todos os dias, Adele Enersen fotografou sua filha em algum sonho, utilizando roupas e objetos para criar o cenário.

Realmente, um sonho este trabalho!

may1

MilasdaydreamspicturesCopyright

Vale muito uma cabeça cheia de ideias, acompanhada de muita disposição para realizar todas elas. Aproveite a tarde.

Boa semana!

sábado, 30 de julho de 2011

Dias melhores?… Melhor é agora.

“Vivemos esperando
Dias melhores
Dias de paz, dias a mais
Dias que não deixaremos
Para trás
Oh! Oh! Oh! Oh!...

Vivemos esperando
O dia em que
Seremos melhores
(Melhores! Melhores!)
Melhores no amor
Melhores na dor
Melhores em tudo
Oh! Oh! Oh!...

Vivemos esperando
O dia em que seremos
Para sempre
Vivemos esperando
Oh! Oh! Oh!
Dias melhores pra sempre
Dias melhores pra sempre
(Pra sempre!)...

Vivemos esperando
Dias melhores
(Melhores! Melhores!)
Dias de paz
Dias a mais
Dias que não deixaremos
Para trás
Oh! Oh! Oh!...

Vivemos esperando
O dia em que
Seremos melhores
(Melhores! Melhores!)
Melhores no amor
Melhores na dor
Melhores em tudo
Oh! Oh! Oh!...

Vivemos esperando
O dia em que seremos
Para sempre
Vivemos esperando
Oh! Oh! Oh!...

Dias melhores
Pra sempre...

Uh! Uh! Uh! Oh! Oh!
Pra sempre!
Sempre! Sempre! Sempre!...”

 

Mania que as pessoas têm de ficar esperando dias melhores…

Esperam a felicidade chegar quando ficarem mais magras. Ou mais gordas. Ou quando forem fazer a viagem de férias. Ou arrumarem um emprego melhor. Ou se aposentarem. Ou morarem na casa dos sonhos. Ou encontrarem a cara-metade… Sempre haverá algo a ser conquistado, acredite.

Enquanto esperam esse dia chegar, a vida acontece. E o que você ficará fazendo enquanto isso? Na janela, vendo a banda passar? Deixando de sair e ser feliz, com todos seus quilinhos a mais? Ou a menos?

Ah… Não espere por dias melhores!!! Viva melhor o presente. Cada minuto que passa é um milagre que não será repetido em tempo algum.

Não deixe para ser feliz amanhã. Resolva ser feliz agora.

É sábado. Tem vida acontecendo pela cidade. Vá de encontro a ela. Pode ter alguém esperando por você. Permita-se.

Perfeição só existe com photoshop. E, vá por mim, não tem a menor graça!

Bom final de semana.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Dora & Manoel.

Há dezessete anos caminho sem ter minha avó do meu lado. Que falta que faz!

na_praia

No último dia vinte e seis, escrevi um texto sobre o Dia dos Avós, que você deve ter lido. Encerrei o post com uma foto de nós duas. Eu tinha apenas um aninho e já me sentia segura no colo da Vó Dora.

Minha avó Dora, mãe do meu pai, era campista. Nasceu no norte fluminense, em Campos dos Goitacazes. Foi para lá, que meus bisavós Leone e Gilda Pazito se dirigiram quando chegaram da Itália, antes de se transferirem de vez, para a cidade do Rio de Janeiro. Nasceu em três de novembro de mil, novecentos e treze, a pequena Dora, filha mais velha desse jovem casal de imigrantes.

Já no Rio, meus bisavós criaram seus filhos em Ipanema, quando ainda se criava cabras por lá! Mais tarde foram para o Engenho Novo e foi lá que ela conheceu meu avô, o jovem Manoel Ferreira Alves.

Meu avô também era brasileiro, filho de imigrantes. Só que, como o nome indica, imigrantes portugueses. Meu bisavô Joaquim e minha bisavó Aurora vieram para o Brasil e montaram uma oficina mecânica na Rua Grão Pará.

E assim, nasceu a primeira história de amor que tenho conhecimento, na minha família. Manoel se apaixonou por Dora e quis declarar seu amor em forma de versos. Pediu então ajuda a sua irmã Adelaide, que prontamente, escreveu um acróstico, para que entregasse a sua amada.

Somente no ano passado, conheci o precioso documento, através das primas Regina e Maria Helena, e agora apresento a vocês.

 

Desde o momento em que te conheci

Onda de amor dominou meu coração

Roguei a Deus para vencer e ser feliz

Algum dia, nesta minha intenção.

 

Mas se calcular pudesses que esse amor não se desfaz

Assim não duvidavas de mim um só instante.

Não penses, pois, que os corações sejam iguais.

Os homens muita vezes são constantes.

E, para acabar com esse sofrimento

Levar, desejo,ao fim meu intento.”

casal antigo1

O fim da história eu conheço bem. O jovem Manoel conquistou o coração da jovem Dora. Namoraram, noivaram, casaram. Tiveram três filhos: Paulo Fernando, Luiz Carlos e Sérgio Roberto. Meu pai era o filho do meio. E eu sou fruto, também, do amor daqueles dois!

PQAAAMtsXE5HVP2hN_8BAyymvVwedSxNgFSX2FKjUmrofo6AL4EMdxdcc8qPCE_fEae8o3XEj3wzbu6edhez-uscMEkAm1T1UE3vHRi_7a9PyN-v8N-9AdfvjjhF

O gosto pela poesia, pelos escritos, vem de gerações. Está no sangue, no DNA da família. O gosto pelas histórias de amor também...

O amor de Manoel e Dora durou enquanto durou suas vidas. Ele se foi primeiro, em mil novecentos e sessenta e nove. E ela em noventa e quatro, há exatos dezessete anos atrás.

No aniversário de sua morte, nada de tristezas: uma homenagem a uma bela e especial história de amor. Graças a ela, que hoje estou aqui.

 

Esta era a música que minha avó mais gostava… Sempre lembro-me dela cantando... Dizia que se lembrava da sua mãe. Então se emocionava e chorava… Hoje também me emociono ao ouví-la.

Como uma pessoa pode fazer tanta falta na vida de alguém!…

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Elucubrações.

mafalda20pensando

Descobri!

Depois de tantos anos, descobri finalmente que o que eu faço todas as noites chama-se elucubrações. Não se espante. Não faça essa cara. Não é nada disso que você está pensando. De acordo com o dicionário online de português, elucubrações é:

“Penoso ou prolongado trabalho intelectual feito à noite; meditação, divagação. O mesmo que lucubração.
S.f. pl. Pesquisas longas e pacientes: entregar ao público o resultado de suas elucubrações.”

Viu só? Na realidade, escrever não é propriamente uma tarefa “penosa”, ao contrário, é bem prazeirosa, mas como quase sempre faço à noite, após jornada de trabalho intensa, estou mesmo muito cansada. Neste sentido, ficar sentada por horas, frente ao computador, pode ser bem cansativo…

Imagino primeiro sobre o que escrever: qual o assunto do momento; alguma ideia em especial, alguma homenagem, alguma bronca, alguma inquietação que precisa ir para o divã… As palavras vão chegando e vou capturando todas elas e colocando na tela.

Quando escrevo, pesquiso. Olho uma coisa aqui, outra ali. Esclareço dúvidas. Leio algum ponto de vista diferente do meu… E depois de tudo pronto, só resta postar no blog e mostrar para o mundo, tudo aquilo que pensei, escrevi e ilustrei, ou seja, o resultado das minhas elucubrações!!!

Perfeito!

Elucubração pode não ser bem isso, mas para mim, já dá pro gasto! Afinal, como escritora, faço uso da minha licença poética…

escrever-computador-2

“O louco, o amoroso e o poeta estão recheados de imaginação.” (William Shakespeare)

(Texto dedicado as amigas professoras que me apresentaram a esta palavra!)

Espera e silêncio.

Tem horas que não há mesmo o que falar. O silêncio é a melhor decisão.

Espera-se. Deixa-se o tempo passar. Não há mal que não tenha fim…

Dias passam e levam com eles o calor dos acontecimentos…

Tempestades de emoções. Palavrório desregrado e desmedido. Tudo em vão. Melhor não dizer mais nada.

Palavras ferem mais do que punhal. Injustiça amarga mais do que erva do mato. Porém tudo passa. Dificilmente será esquecido. Com certeza, será perdoado. Assim é a nossa humanidade.

Ser ferido e calar. Ser injustiçado e permanecer firme. Silenciar e esperar.

silêncio2

Se você não consegue entender o meu silêncio de nada irá adiantar as palavras, pois é no silêncio das minhas palavras que estão todos os meus maiores sentimentos.” (Oscar Wilde)

terça-feira, 26 de julho de 2011

Avós da gente.

grandfather-grandmother-grandchildren-look-at-photo-album

Tem gente que teve a sorte de conhecer os quatro avós: mãe e pai da mãe, mãe e pai do pai. Sorte das grandes conviver com eles e trocar amor e carinho sem limites!

Tem gente que tem até uma sorte diferente:  avós “emprestados”- mãe e pai da madrastra, mãe e pai do padrastro. Tempos modernos. Mas o afeto é sempre o mesmo. Amor com doçura!

Avô e avó são pais mais amadurecidos, mais experientes, com mais tempo para nós. São mais engraçados, mais animados, mais flexíveis. Amor desmedido!

Temos muito que aprender com eles. Viveram mais. Conhecem mais da vida. Sabedoria acumulada através dos anos! Podem sim, e muito, contribuir na educação dos netos.

Respeito e carinho de volta. No mais, é só embarcar na melhor viagem pelos caminhos da memória distante… Tanta coisa para contar e ouvir! Delícia ficar escutando e, ao mesmo tempo, imaginando uma vovó-menina capaz de tantas traquinagens!

Parabéns a todos vovôs e vovós pelo seu dia! Doce Deni tem um carinho todo especial por todos vocês, que frequentam este cantinho virtual.

SantAna

“Comemora-se o Dia dos Avós em 26 de julho, e esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

Os Padroeiros dos Avós

Século I a.C. - Conta a história que Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria. Santa Ana morreu quando a menina tinha apenas 3 anos. Devido a sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por Ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho. São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avós.”(http://www.portaldafamilia.org)

No colo da Vó Dora

Doce Dora & Doce Deni

27 anos: jovens não deveriam morrer!

Oua-nova-faixa-de-Amy-Winehouse

“Back to Black”! Estamos todos de volta ao luto.

Mais uma jovem linda e talentosa se rendeu… e se foi! Deixou um vazio em todos nós, que ainda nos chocamos com mortes prematuras.

Jovens não deveriam morrer!

Amy Jade Winehouse: 14 de setembro de 1983 / 23 de julho de 2011.

“Eu amo tudo o que foi
Tudo o que já não é
A dor que já não me dói
A antiga e errônea fé
O ontem que a dor deixou
O que deixou alegria
Só porque foi, e voou
E hoje é já outro dia.”

(Fernando Pessoa)

segunda-feira, 25 de julho de 2011

São Cristóvão, padroeiro dos motoristas.

dia_do_motorista

Aconteceu há muitos anos atrás. Meu filho mais velho era bem pequeno. Estava começando a escrever. Cursava a primeira ou a segunda série, não me lembro mais.

Nossas férias eram no final de julho e, naquela época, tínhamos o costume de viajar sempre para o Rio de Janeiro. Minha avó ainda era viva e meus pais ainda moravam lá. Dessa forma, certa vez, viajamos justamente no dia vinte e cinco de julho.

Como sempre fui ligada nos dias dos santos e aniversários em geral, falei com meu filho para escrever um bilhetinho em homenagem ao motorista do ônibus, já que São Cristóvão é o padroeiro dos motoristas. E ele fez. Como sempre foi muito talentoso para escrever, a cartinha ficou muito lindinha e ele mandou bem o seu recado.

Quando entramos no ônibus, Luiz Fernando foi logo se dirigindo ao motorista, dando-lhe um abraço, lhe entregou a homenagem. Diga-se de passagem que ele sempre foi muito extrovertido e nunca foi tímido na relação com adultos. Depois disso, fomos procurar nossos lugares.

Porém antes de dar a partida no veículo, o motorista foi ter com os passageiros e falou todo emocionado da homenagem que recebera. Disse que depois de tantos anos de profissão aquela tinha sido a primeira vez que alguém tinha se lembrado do seu dia! E leu, em voz alta, a cartinha do meu filho. Todos aplaudiram e eu fiquei muito feliz! Todos ficamos.

Um simples gesto fez toda a diferença.

Cartinhas, bilhetinhos, cartõezinhos: de repente, podemos achar tudo isso muito piegas, ultrapassado, demodê. Inclusive estas palavras… Mas as pessoas não são iguais. Aquilo que para você não tem valor algum, pode ser muito importante e fazer toda a diferença para outro. Aquela simples cartinha de uma criança foi significativa para alguém acostumado a não ser reconhecido pelo que faz! Pelo menos, a receber demonstrações explícitas como aquela.

E lembre-se: essas coisas nós que ensinamos aos nossos filhos. O valor das pequenas coisas é ensinado sim. De preferência, desde cedo, na família!

Oferecer um abraço, apreciar a beleza das rosas, gostar de ler poemas de amor, molhar com prazer os pés na água do mar, perder os olhos na imensidão do horizonte verde das montanhas, e fazer, sim, um bilhetinho homenageando o motorista de ônibus pelo seu dia… Por que não?

São essas pequenas coisas que ajudam a construir um mundo melhor. Não se envergonhe de ser feliz nunca, porque a felicidade está mesmo nos pequenos prazeres da vida!

Oração de São Cristóvão

"Dai-me Senhor, firmeza e vigilância no volante, para que eu chegue ao meu destino sem acidentes. Protegei os que viajam comigo. Ajudai-me a respeitar a todos e a dirigir com prudência. E que eu descubra vossa presença na natureza e em tudo o que me rodeia. Amém".

denise motorista

domingo, 24 de julho de 2011

São Gabriel da Palha, terra do café conilon e de gente que faz!

Fim de semana bacana.

Eu e Maurício estivemos em São Gabriel da Palha, município do noroeste do Espírito Santo, importante e conhecido pelo seu principal produto: o café conilon!

conilon2

Outros municípios capixabas também são grandes produtores de café. Porém, São Gabriel da Palha tem um diferencial: possui a mais importante Cooperativa Agrária de Cafeicultores do Estado – Cooabriel.

Mas um outro destaque importante deste município é a organização dos pequenos proprietários em associações locais. Eles possuem a CENTRAL MUNICIPAL DAS ASSOCIAÇÕES DE AGRICULTORES FAMILIARES DE SÃO GABRIEL DA PALHA - CEMAAF. E, com esta central, eles comercializam a produção de todos os agricultores, com a venda na cidade, de produtos de ótima qualidade e, através de programas do governo do estado e recursos federais, atendem a cerca de 450 famílias, com a entrega de alimentos.

alimentos3

alimentos

alimentos4

alimentos5

(União que faz a força: Trabalho PAA – Programa de Aquisição de Alimento.)

Outro benefício que os agricultores têm, com a Central, é poder comprar produtos agrícolas mais baratos. E mais ainda: possuem até um banco próprio, que opera com juros bem abaixo do mercado, além de veículos e equipamentos, que ajudam na produção e no escoamento do que é produzido. Quer mais? Então…

Eles acabaram de entregar mais de cem casas, lindas, com três quartos, aos agricultores, melhorando muito a qualidade de vida da família rural da região! E isso realmente faz a diferença! Juntos, eles podem muitoooooo!!!

casa são gabriel

casa são gabriel2

casa são gabriel3

Ainda tem gente que acredita que sonhos podem ser realizados. Se junta, se associa com gente honesta, que também quer realizar. E não é pouca coisa não: um banco, financiamento para tocar os negócios, empréstimos, e até o sonho da casa própria!

Orgulho de sermos amigos de Nodir Colombo, um homem de bem, que está à frente dessa empreitada. Viemos de lá mais esperançosos. Dias melhores, com certeza, virão!

Maurício, numa fala inspirada, referiu-se a história dos sapinhos,  quando falou das conquistas do pessoal de São Gabriel da Palha. Eles não sabiam que era impossível realizar… Então realizaram!

A Corrida dos Sapinhos

“Era uma vez uma corrida de sapinhos.
Eles tinham que subir uma grande torre e, atrás havia uma multidão, muita gente que vibrava com eles.
Começou a competição.
A multidão dizia:
- Não vão conseguir, não vão conseguir!
Os sapinhos iam desistindo um a um, menos um deles que
continuava subindo.
E a multidão continuava a aclamar:
- Vocês não vão conseguir, vocês não vão conseguir!
E os sapinhos iam desistindo, menos um, que subia tranqüilo, sem esforços.
Ao final da competição, todos os sapinhos desistiram, menos aquele.
Todos queriam saber o que aconteceu. E quando foram perguntar ao sapinho como ele conseguiu chegar até o fim, descobriram que ele era
SURDO.”

trator são gabriel

casa são gabriel

“Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade.”

(D.Quixote)

sábado, 23 de julho de 2011

“Chapeuzinho Vermelho na mídia.”

Melhor começar o final de semana com bom humor. Rir é sempre o melhor remédio!

chapeuzinho-vermelho-1899517-54326

Como a imprensa brasileira noticiaria, hoje, a história de Chapeuzinho Vermelho?

JORNAL NACIONAL
(Willian Bonner): “Boa noite. Uma menina chegou a ser devorada por um lobo, na noite de ontem...".
(Fátima Bernardes): "... Mas a atuação de um caçador evitou uma tragédia".

FANTÁSTICO
(Patrícia Poeta):... “Vocês não vão acreditar, mas essa menina linda foi retirada viva da barriga de um lobo!”

BRASIL URGENTE
(Datena): "... Onde é que a gente vai parar, cadê as autoridades? Cadê as autoridades? A menina ia para a casa da avozinha a pé! Não tem transporte público! Não tem transporte público! Isso é uma piada!! Esses políticos são uns brincalhões!! E foi devorada viva... Um lobo, um lobo safado. Isso é um tapa na cara da sociedade brasileira. Põe na tela!! Porque eu falo mesmo, não tenho medo de lobo, não tenho medo de lobo, não!!!!”

VEJA
Chapeuzinho exclusivo: "Acho que não foi tão perigoso assim".

CLÁUDIA
“Como chegar à casa da vovozinha sem se deixar enganar pelos lobos no caminho".

NOVA
"Dez maneiras de levar um lobo à loucura na cama!!!”

MARIE-CLAIRE
"Na cama com o lobo e a vovó!!!”

FOLHA DE S. PAULO
Legenda da foto: "Chapeuzinho, à direita, aperta a mão de seu salvador".
Na matéria, box com um zoólogo explicando os hábitos alimentares dos lobos e um imenso infográfico mostrando como Chapeuzinho foi devorada e depois salva pelo lenhador.

O ESTADO DE S. PAULO
"Lobo que devorou Chapeuzinho seria filiado ao PT.”

ZERO HORA
"Avó de Chapeuzinho nasceu no Rio Grande do Sul.”

AGORA
"Sangue e tragédia na casa da vovó.”

CARAS
(Ensaio fotográfico com Chapeuzinho na semana seguinte)
Na banheira de hidromassagem, Chapeuzinho fala a CARAS: “Até ser devorada, eu não dava valor para muitas coisas da vida. Hoje sou outra pessoa!!!”

PLAYBOY (Ensaio fotográfico no mês seguinte)
"Veja o que só o lobo viu!!!”

ISTO É
"Gravações revelam que lobo foi assessor de influente político!!!”

G MAGAZINE (Ensaio fotográfico com lenhador)
"Lenhador mostra o machado!!!”

(Autor Desconhecido)

sexta-feira, 22 de julho de 2011

“Papo de gente antiga!”

(Mário Prata)

“Outro dia fui comprar um abajur. A mocinha me olhou e perguntou:
- Luminária?
Eu olhei em volta, tinha uma porção de abajur.
- Não, abajur mesmo, eu disse.
- De teto?
Fiquei olhando meio pasmo para a vendedora, para o teto, para a rua.
Ou eu estava muito velho ou ela estava muito nova.
- No meu tempo - e isso faz pouco tempo - o abajur a gente punha no criado-mudo, na mesinha da sala. E lá em cima era lustre.
- Lustre?

abajur e luminária2

Descobri que agora é tudo luminária. Passou por spot, virou luminária. Pra mim isso é pior que bandeirinha virar auxiliar de arbitragem, e passe (no futebol) chamar-se agora assistência.
Quem são os idiotas que ficam o dia inteiro pensando nessas coisas? Mudar o nome das coisas? Por que eles não mudam o próprio nome? A mocinha-da-luminária, por exemplo, se chamava Mariclaire. Desconfio até que já tivesse mudado de nome.
Pra que mudar o nome das coisas? Eu moro numa rua que se chama Rodovia Tertuliano de Brito Xavier. Sabe como se chamava antes? Caminho do Rei. Pode? Pode! Coisa de vereador com minhoca na cabeça e tio para homenagear.
Mas lustres e abajur, gente, é demais.
Programação de televisão virou grade. Deve ser para prender o espectador mais desavisado.
Entrega em domicílio virou delivery. Agenda de correio, mailing. São os publicitários, os agentes de 'marquetingui'?
Quer coisa mais bonita do que criado-mudo? Existe nome melhor para aquilo? Pois agora as lojas vendem mesa-de-apoio. Considerando-se a estratégica posição ao lado da cama, posso até imaginar para que tipo de apoio serve.
Antigamente virava-se santo, agora vira-se beato, como se já não bastassem todas as carolas beatas que temos por aí.
Mudar o nome de deputado para putado ninguém tem coragem, né? Nem de senador para sonhador. Sonhadores da República, não soa bem? E uma bancada de putados?
A turma dos dez por cento agora se chama lobista! E a palavra não vem de lobo, mas parece. E por que é que agora as aeromoças não querem mais ser chamadas assim? Agora são comissárias. Não entendo: a palavra comissária vem de comissão, não é? Aeromoça é tão bom e terno como criado-mudo. Pior se as aeromoças virassem moças-de-apoio, taí uma idéia.
E tem umas palavras que surgem de repente do nada.
Luau - Isso é novo. Quando eu era jovem, se alguém falasse essa palavra ou fosse participar de um luau, era olhado meio de lado. Era pior que tomar vinho rosê. Coisa de “bicha”, isso de luau.
Mas a vantagem de ser um pouco mais velho é saber que o computador que hoje todo mundo tem em casa e que na intimidade é chamado de micro, nasceu com o nome de cérebro-eletrônico. Sabia dessa? E sabia que o primeiro computador, perdão cérebro-eletrônico, pesava 14 toneladas? E que, na inauguração do primeiro, os gênios da época diziam que, até o final do século, se poderia fazer computadores de apenas uma tonelada?
Outra palavrinha nova é stress. Pode ter certeza, minha jovem, que, antes de inventarem a palavra, quase ninguém tinha stress. Mais ou menos como a TPM. Se a palavra está aí a gente tem de sofrer com ela, não é mesmo? No meu tempo o máximo que a gente ficava era de saco cheio. Estressado, só a turma do Luau.
E agora me diga: por que é que em algumas casas existe jardim de inverno e não jardim de verão?
E se você quiser mudar o nome desta crônica para lingüiça, pooode.”

luau

(Sugestão de Archimedes)

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Fluminense: 109 anos. Parabéns!

Hoje meu coração está em festa. Meu time de futebol está fazendo aniversário. São cento e nove anos da sua fundação.

fluminense-eterno-amor

No início, era um time de elite, nascido na Zona Sul carioca. Mas caiu no gosto popular e sua torcida cresceu, pelas ruas de todo o Rio de Janeiro. Paixão tricolor! Tomou conta de mim. Me entreguei por inteiro…

No aniversário do Fluminense, a homenagem vai para o torcedor tricolor que, como eu, é fiel e apaixonado!

Ser Fluminense

(Artur da Távola)

"O Fluminense não nasceu para ser unanimidade, nem massa de manobra do interesse demagógico, das elites opressoras. O Fluminense nasceu para atravessar a harmonia do bloco dos contentes. Nasceu para incomodar o senso comum. Essa é a nossa sina". (Autor desconhecido)

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Dia do Amigo. Doces amigos meus!

dia do amigo

Tem gente que conta o tempo pela passagem dos anos, dos meses, dos dias. Tem gente que conta o tempo por tudo que já construiu, pela soma bancária que conseguiu acumular, pelo império que já conquistou ou pelo que ainda falta conquistar.

Eu não. Prefiro contar a passagem do tempo pela quantidade de amigos que acumulei. Pelos que passaram pela minha vida, pelos que estão do meu lado e pelos que ainda, com certeza, virão!

amigos

Os amigos que a gente vai reconhecendo pelo caminho é o que deixa nossa vida mais leve, mais fácil de ser levada! E essa lista de amigos só aumenta, porque mesmo aqueles que se afastaram por algum motivo, não deixaram de ser amigos. A distância não afasta uma amizade sincera. Quando estamos juntos, novamente, é como se o tempo não tivesse passado… A gente se reconhece num olhar e tudo volta a ser como antes, como se o tempo não tivesse passado…

Aquela galera que vinha contando piada, em voz alta, dentro do ônibus cheio e ria por qualquer coisa… Aqueles meninos que tocavam violão e tomaram as primeiras cervejas, também fumaram os primeiros cigarros… A turminha que se reunia para jogar conversa fora, todas as noites quentes de verão.. Tantas amizades nasceram assim. Outras nos bancos da escola. Outras em tantos lugares…

Depois nos primeiros empregos, os colegas da faculdade, da militância política, na vizinhança, os maridos das amigas e outras amizades assim incorporadas. Os amigos que vieram pela internet: do Orkut, do Facebook, do Msn, do Twitter… Os círculos sempre se ampliando. A vida acontecendo a cada dia. O tempo passando…

Ah… Se não fossem os amigos… Sempre presentes, como presentes, nas nossas vidas! Nosso porto seguro. Nossa mão estendida. O ombro sempre pronto, esperando nosso choro. A palavra acolhedora. O “não” dito na hora certa. O sermão bem dado que reposicionou-nos no caminho certo!

amigos (1)

Márcia Suely. Cássia. Celinha. Bernadette. Rosi. Márcia Elena. Maria Carmem. Vânia. Rosa Emília. Andréia. Heloísa. Sandra. Cleuza. Regina. Karla. Rosalba. Tantas amigas que me acompanharam e me acompanham de perto, por tantos anos da minha vida! Tantas outras mais…

Tive a sorte de ter uma irmã que é a minha melhor amiga: Simone.

Grandes amigos também: Archimedes, Flávio, Roberto, Hércules, Job, Vander Miguel, Marcelo, Bravim, Paulo. Tantos outros mais…

E um namorado-amigo para todas as horas, inclusive para aguentar o tranco de ter uma namorada escritora e blogueira, Maurício. Só sendo mesmo muito amigo

Para todos vocês, nesse dia especial, ofereço o meu coração. Ele está todo divididinho, cabendo um lugar especial para cada um de vocês, amigos e amigas, de todos os tempos, de todos os lugares. O Amor do Amigo desafia a matemática, porque quando mais se divide maior ele fica!

E ao amigo é permitido, sim, dizer EU TE AMO!

“Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha; é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra.
Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós.
Essa é a prova de que as pessoas não se encontram por acaso.”

(Charlie Chaplin)

 

Este post é dedicado especialmente ao casal de amigos Vânia & Roberto, que não habitam mais esse planeta, a não ser dentro de mim! Amizade eterna.

E mais:

Cebolinha e Cascão

Mônica e Magali

Lippy e Hardy

Fred e Barney

Bob Esponja e Patrick Estrela

Zé Colmeia e Catatau

Pepe Legal e Babalu

Coelho Ricochete e Blau-Blau

Manda Chuva e Batatinha

Tom e Jerry

Florzinha, Lindinha e Docinho

Mickey e Pateta

Harry, Rony e Hermione

amizade

“Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!”

(Vinícius de Moraes)

terça-feira, 19 de julho de 2011

“A Vidraça”.

janela

“Um casal, recém-casados, mudou-se para um bairro muito tranqüilo. Na primeira manhã que passaram na casa, enquanto tomavam café, a mulher reparou em uma vizinha que pendurava lençóis no varal e comentou com o marido:

- Que lençóis sujos ela está pendurando no varal! Está precisando de um sabão novo. Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar roupas!

- Nossa vizinha continua pendurando os lençóis sujos! Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar roupas! E assim, a cada três dias, a mulher repetia o discurso, enquanto a vizinha pendurava sua roupa no varal.

Passado um mês, a mulher se surpreendeu ao ver os lençóis muito brancos sendo estendidos, e empolgada foi dizer ao marido:

- Veja, ela aprendeu a lavar as roupas. Será que a outra vizinha lhe deu sabão? Porque eu não fiz nada…

O marido calmamente a respondeu:

- Não! Hoje, eu levantei-me mais cedo e lavei a vidraça da janela…

E, assim é tudo. Depende da janela através da qual observamos os fatos. Antes de criticar, verifique se você fez alguma coisa para contribuir, verifique seus próprios defeitos e limitações. Devemos olhar, antes de tudo para nossa própria casa. Para dentro de nós mesmos. Só assim poderemos ter a verdadeira noção do real valor dos amigos, dos parentes, das pessoas que nos cercam.

Lave sua vidraça. Abra sua janela. Leia, reflita esta mensagem e a compreensão fortalecerá o laço de amizade de quem você gosta.”

(Autor desconhecido)

hands that give rose

“Um pouco de perfume sempre fica nas mãos de quem oferece flores.” (Provérbio Chinês)

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Magia que dá saudades…

Não é de hoje que a magia faz parte da nossa vida.

Quem é jovem há mais tempo vai lembrar dessas duas aberturas dos seriados: “Jeannie é um Gênio” e “A Feiticeira”.

Vale a pena recordar e matar um pouco da saudade.

 

Tem dias que a gente precisa voltar, assim, um pouco no tempo para se sentir mais aconchegado… Mágica da internet! Verdadeira máquina do tempo.

“Barulho da Carroça”.

thumb_configuravel

“Certa manhã, meu pai convidou-me a dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer.

- Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa?

Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:

- Estou ouvindo um barulho de carroça.

- Isso mesmo, disse meu pai. É uma carroça vazia ...

- Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?

- Ora, respondeu meu pai. É muito fácil saber que uma carroça está vazia, por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça maior é o barulho que faz.

Tornei-me adulto, e até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, inoportuna, interrompendo a conversa de todo mundo, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo:

Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz...”

(Autor desconhecido)

Tenham uma boa semana!

domingo, 17 de julho de 2011

Minha crítica ao filme.

harry-potter-e-as-reliquias-da-morte-parte-2-2_large

Saí do cinema sem palavras. Encantada. Talvez tenha sido enfeitiçada.

Gostei. Ah, como gostei! Sou fã, eu sei. Suspeitíssima. Avaliação muito parcial. Mas o filme superou todas as minhas expectativas!

Minha primeira vez no cinema 3D. Tal recurso deu um toque diferente, ao que eu estava acostumada. Um demendador estava ao alcance da minha mão… Ou quase! Parecia poder alcançar as folhas que caíam das árvores! E os vôos rasantes dos bruxos nas vassouras? Vinham na minha direção. Porém algumas vezes, tirei os óculos porque fiquei meio mareada com o movimento das imagens (tenho labirintite).

Somando os recursos 3D com uma história de tirar o fôlego, e mais, efeitos visuais de primeira, maquiagem, figurino e fotografia para ninguém botar defeito, Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 é um filme que você não deve perder. Mas aconselho que veja os anteriores para que conheça a história e torne mais gostoso acompanhar cada detalhe.

O triste é saber que foi uma despedida desse trio de amigos. Vão deixar saudades!

ron1

Hermione-Granger

harrypotter8_45

Ganhei o meu final de semana!