quarta-feira, 16 de agosto de 2017

É só começar!

                                                                                                                               (Créditos na imagem)
Tenho muito orgulho em dominar a Língua Portuguesa, uma das mais difíceis do planeta. Ainda que apresente dúvidas e cometa alguns erros, falar, ler e escrever fluentemente nesse idioma é algo muito querido para mim. Considero-a encantadora! 

Com apenas algumas letrinhas, combinando-as corretamente e associando-as a alguns símbolos gráficos, podemos escrever uma infinidade de palavras, frases e textos, para expor nossos pensamentos, argumentos, ideais e até nossos sonhos mais profundos. Escrever é um jeito eficaz de marcarmos nossa passagem pelo mundo!

Quando aprendemos os mecanismos de leitura e a utilizamos com eficiência, deciframos os enigmas que antes nem desconfiávamos ou que nos aprisionava e nem tínhamos noção... Tudo ganha sentido e passamos a fazer parte da história, com armas poderosas  de melhor convivência, disputa política  e  ascensão social. 

A leitura e a escrita nos tornam cidadãos plenos de direitos e cientes das nossas responsabilidades sociais. Mas quando se ama a Língua vai-se muito mais além... Nos torna ousados. Livres! Poderosos.

Escrever com amor é uma brincadeira deliciosa. Rimas, versos, prosas, palavras escolhidas, recolhidas, remexidas. A gente diz o que quer dizer, de forma lírica e esteticamente definida. O escritor pode usar as regras para se divertir com elas. Ousar. Criar o novo. O que não quer dizer que não seja um trabalho sério e árduo. Mas, certamente, lhe dará prazer.

Qualquer pessoa pode escrever... Mas só algumas sentirão amor pelo que fazem. Se é talento, se é inato, se está no sangue, se vem de outras gerações, se foi influência de alguém, se foi estimulado pela escola, não sei... Mas é fato que para alguns a tarefa é mais fácil e mais prazerosa. 

Porém, com um pouco mais de empenho e dedicação, todos podem melhorar seu desempenho e, quem sabe, acabar se apaixonando também... Pode ser esse o seu caso.

Escrever, comer e coçar... é só começar! Acredite. Busque a inspiração, que o texto flui. Desafio lançado.

Boa sorte.


(Post especialmente dedicado aos alunos das EMEF Prezideu Amorim e EMEF Álvaro de Castro Mattos, em Vitória-ES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.