Está aberta a temporada nacional da brincadeira tradicional conhecida como “Amigo Oculto”, “Amigo X” ou “Amigo Secreto”, que pode receber algumas variações, transformando-se em “Amigo Anjo”, “Amigo Urso”, “Amigo-choco”, “Amigo-sandália”, “Amigo-caneca”… Mas, que em essência, é quase a mesma coisa.
O objetivo é que todos recebam presentes, o que nem sempre acontece… Muitas vezes, o participante não aparece no dia. Ou esquece o presente. Ou leva para trocar e nunca mais traz de volta.
Juntam-se um número significativo de pessoas que, à princípio, deve se conhecer, e sorteia-se os nomes, pelos participantes. Previamente, combina-se um determinado valor para os presentes e cada um deve presentear o amigo sorteado com um mimo. Parece simples, mas não é.
Começa a dificuldade na hora de escolher o presente. Como é complicado adivinhar o gosto de quem não temos intimidade! A dica é procurar observar atentamente o nosso amigo: seus hábitos, gostos, modo de ser e vestir. Outra dica é comprar o presente pelo gosto dele e não pelo nosso, como ficamos tentados! E nunca, nunca mesmo, sair da faixa de preço estipulado: nem pra menos, nem para mais. Não é ético.
Um cartão bem bacana deve acompanhar o presente.
No dia da entrega, é costume também falar um pouco do nosso amigo. Que perigo! Muita gente acha que deve fazer graça nessa hora, falando de modo irônico, dos defeitos do homenageado. Jamais! Isto é constrangimento. Não é legal. O momento da entrega do presente deve enaltecer as qualidades do amigo; deve ser um momento de aproximar! Criar vínculos. Aproveite a oportunidade.
Uma entrega bem feita de um presente bem escolhido podem fazer milagres resgatando um relacionamento que não ia tão bem assim… Pense nisso, antes de colocar o papelzinho de volta, na hora do sorteio, afirmando ter tirado seu próprio nome. Esta desculpa não cola mais. Está batidíssima!
E, se a brincadeira for de “Amigo Anjo”, não deixe de participar adequadamente, enviando as mensagens atenciosas durante o período combinado. É muito chato ver todo mundo recebendo mensagens e a gente ficando de fora… Dá a impressão que o nosso Anjo não liga para a gente…
Brincar de amigo oculto requer certos cuidados e dedicação. Pense bem se você quer mesmo fazer parte.
Mas, quando tudo dá certo, é uma delícia! Eu gosto.
Só não pode se ter expectativa demais em relação ao presente… Como dizem por aí, o que vale é a lembrança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.