sábado, 21 de fevereiro de 2015

Dia Nacional do Imigrante Italiano

DSC09795

Sou Denise Pazito, bisneta de Leone Pazito e Gilda Pazito.

Ele, de Pescantina (abaixo). Ela, de Veneza. Ambos, imigrantes italianos.

Pescantina(Foto: Elizabeth Pazito)

Não poderia deixar de homenagear, na lembrança dos meus bisavós paternos, todos aqueles que deixaram a sua Itália e vieram ajudar a construir este país.

Hoje é o Dia Nacional do Imigrante Italiano.

saopaolo_USP(Foto: Acervo USP)

Informe-se:

“Criada a partir do projeto de lei de autoria do o senador Gerson Camata, do Espírito Santo, a Lei 11.687/08 define 21 de fevereiro como o “Dia Nacional do Imigrante Italiano”. A data lembra a chegada da primeira leva, com 380 famílias de imigrantes italianos ao Brasil, ocorrida em 21 de fevereiro de 1874, a bordo do Vapor Sofia. A lei foi sancionada pelo então vice-presidente José Alencar Gomes da Silva, em 2 de junho de 2008. Estima-se que hoje residam no Brasil mais de mais de 25 milhões descendentes de italianos.

Os imigrantes foram trazidos por Pietro Tabachi para povoar as terras a ele concedidas no município de Santa Cruz. Tabachi, que viera para o Brasil depois de ir à bancarrota na Itália, batizou suas terras de Nova Trento, em homenagem à cidade onde nascera.” (Fonte: Oriundi)

 

Tenho muito orgulho de ser, também, Pazito!

Brasileira sim, mas resultado da mistura de diferentes culturas, inclusive da italiana e da portuguesa. Aliás, como boa parte, de todo “produto nacional”.

3 comentários:

  1. E o Espirito Santo foi o estado que mais recebeu imigrantes italianos, inclusive outros membros da nossa família Pasetto, que por aqui virou Pazito ninguém sabe a razão. O Arquivo Público do ES publicou na web a tradução de um documento de 1895 denominado" Relato do Cavalhiero Carlo Nagar Cônsul Real em Vitória" sobre "O Estado do Espírito Santo e a Imigração Italiana". Este relatório deu origem ao decreto do governo italiano proibindo a imigração porque a condição de vida dos imigrantes era humilhante. Mas, como bons carcamanos, ficamos e vencemos. Orgulhosamente ítalo-brasileiros.

    ResponderExcluir
  2. Ola Denise Pazito, tudo bem? estou a procura da bisavó Maria Pazito que se casou com Jose Lopes, por acaso vc tem alguma coisa, será que são parentes? Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Ola Denise Pazito, tudo bem? estou a procura da bisavó Maria Pazito que se casou com Jose Lopes, que tiveram os filhos Duilio, Manoel, Armindo e Jose Lopes por acaso vc tem alguma coisa, será que são parentes? Obrigado

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.