sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Pela ponta dos meus dedos.

VIOLAO

Tem horas que eu fico admirada de mim mesma. Com esta idade, por exemplo, começar um curso de violão! Aquelas todas posições dos dedos que precisarei decorar e, mais que isso, alterná-las, várias vezes, durante cada canção tocada... E com a ponta dos dedos!

Ontem foi a primeira aula. Sentimentos variados sucederam-se no decorrer das lições.

O primeiro deles foi a euforia por estar ali, concretizando um sonho antigo. Orgulhosa, com o violão do filho nos braços, prestei bastante atenção nas primeiras orientações. Sinceramente, não sabia nem como posicioná-lo no colo.

Logo, logo, a euforia passou e foi substituída pela vontade de aprender rápido e memorizar tudo. Anotei algumas dicas para não esquecer.

Gosto de desafios, mas confesso que desconfiei da minha capacidade de dominar o instrumento. A cada um dos cinco acordes ensinados esta sensação foi me tomando...

Estica que estica o dedo, procurando uma posição “confortável”, para tocar na corda precisa... Polegar firmando por trás e os irmãos confusos no trabalho da caça à nota prometida! Que dificuldade!

Aprender a batida foi mais fácil. O polegar direito para baixo e o indicador direito para cima... Uma, duas, três, quatro vezes... A célula rítmica estava garantida.

O problema foi juntar todos estes conhecimentos. Como foi uma aula coletiva: onze alunas, um professor e dois estagiários, não houve espaço para as incertezas e o tempo passou rapidinho. A necessidade imediata de acompanhar o grupo prevaleceu. E eu dei o meu melhor.

Quero pegar esse boi pelo chifre! Mas ainda estou povoada por dúvidas da minha capacidade motora e memorial... Será que consigo?

Fácil não é. Difícil também não. Como tudo na vida, a gente se lança motivados por uma vontade enorme de superação e de avanço, rumo ao domínio de novas fontes de alegria!

Música me faz feliz. Quero trazê-la para dentro da minha vida, pela ponta dos meus dedos.

clarice lispector

(Eu juro que o fato do meu professor de música ser uma versão mais caprichada do Thiago Lacerda, não tem nada a ver com a minha empolgação!)

5 comentários:

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.