domingo, 28 de janeiro de 2018

Domingo com ressaca em Itapoã

ressaca

Hoje o mar de Vila Velha estava de ressaca. Forte, com ondas altas e cheio de correntes submersas. E, no pouco tempo em que fiquei pela praia, nesta manhã, três pessoas precisaram ser retiradas do mar pelos salva-vidas. Graças a Deus, tudo bem com elas. Só o grande susto.

A coisa estava complicada. Dia de sol, manhã de domingo, praia lotada e mar de ressaca. Combinação bombástica!

E as pessoas teimavam em se arriscar. Mal acabava uma operação de salvamento, lá iam outros festivos banhistas em direção ao turbulento oceano. O salva-vidas apitava e fazia gestos, mandando a galera sair. E com que dificuldade! Era mesmo difícil livrar-se da correnteza e furar uma onda atrás da outra, para voltar em direção à areia…

Mas, logo depois, começava tudo de novo. Lá iam novos banhistas arriscarem-se! Gente desmiolada ou sem amor à própria vida. Hoje, os guarda-vidas tiveram muito trabalho.

Cheguei a conversar com um deles, que me relatou sobre a falta dos equipamentos necessários, para realizar os salvamentos com maior segurança. Segundo ele, a Prefeitura não disponibilizou. Gelei! Mais um motivo para eu ficar bem quietinha na areia. Mas só que lá também não era seguro…

Cada vez mais fortes, as ondas foram chegando e de repente… zupt! Uma delas nos pegou de surpresa, levando sua “espuma” até onde estávamos! Levantei minha bolsa, no reflexo, para não molhar meus pertences. Consegui! Mas minha amiga não teve a mesma sorte. A mistura de água e areia pegou em cheio nas suas coisas. E lá dentro estava seu celular novinho… Nem preciso falar mais nada.

Daí tudo perdeu a graça. Mar agitado. Pessoas arriscando-se. Salva-vidas tensos. Maré subindo… Nada mais a fazer, nenhum lazer, nem relaxamento… Vim para casa. E sem molhar os cabelos. Só os pés.

A ironia da vida é que a temperatura da água estava maravilhosa. Morninha… Aff!

ressaca1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.