sábado, 13 de agosto de 2011

Para quem não quer ser PAI.

pai ausente2

Nascemos livres. Somos donos da nossa vontade e do nosso destino.

É claro que sofremos a influência da educação que tivemos, das experiências que passamos, da ideologia da classe social e da religião que pertencemos,  da escola em que estudamos, dos livros que lemos, dos amigos que tivemos, entre tantas outras variantes. Disto tudo resultou o que somos e as escolhas que fazemos para nossa própria vida.

Ter ou não ter filhos é uma opção que podemos ter. Entretanto, é preciso deixar claro que esta opção deverá ser feita antes da concepção.

Diferentemente dos outros animais, nós os humanos usamos o sexo para o prazer e não apenas para a reprodução. Sexo faz parte do amor, do estar junto, do querer ficar tão juntinho, tão juntinho, que o mais perto possível, só pelo lado de dentro… Coisa da paixão e do tesão! Mas também é coisa de gente adulta. Sexo não é para quem ainda não cresceu o suficiente! Sexo envolve riscos e responsabilidades. Uma delas é a gravidez indesejada.

A vida da mulher muda na hora, junto com o corpo e o seu destino. Mas e a vida do homem?

O homem que não quer ser pai deve previnir-se. Usar algum método anticonceptivo. A responsabilidade é igualmente dos dois parceiros: homem e mulher. Ainda que ela afirme estar tomando a pílula anticoncepcional, o homem que não quer ser pai e nem ficar doente deve usar a camisinha, mesmo que tenha parceira constante.

O direito de não querer ter filhos é irrefutável, porém exclusivamente se ele vier antes da fecundação. Aborto não é método anticonceptivo. É crime! Forçar, ou mesmo, recomendar que a parceira realize um aborto, já não é mais um direito seu! Após a fecundação do óvulo, a vida já existe e você já é responsável por ela. Em outras palavras, você já é pai. Já não tem mais o direito de não querer ser…

O seu filho já existe e está a caminho… E você deverá ser o melhor pai do mundo para ele. Não precisa ser um super-herói. Pais são humanos, cheios de defeitos. Mas devem estar presentes na vida dos seus filhos. Ver um filho crescer, acompanhar o seu dia-a-dia, é uma aventura maravilhosa!

pai ausente

Um filho é metade pai, metade mãe. Matematicamente igual. Nem um pouquinho a mais de nenhum dos dois… A “fábrica” fica dentro do ventre da mulher, apenas essa diferença. Mas a matéria-prima é igualmente parte dos dois. Não cabe só a mulher, a responsabilidade do filho, como é tão comum encontrarmos por aí… e por aqui!

Pai não é doador de espermatozóides, senhores. Ali, em cada um dos milhões que seguem a procura do óvulo, dentro do corpo feminino, estão parte de vocês: o seu sorriso, o seu olhar, a sua inteligência, o formato das suas mãos, a sua facilidade para desenhar, a timidez ou propensão à diabetes.

Responsabilidade, homens! Filhos são para sempre.

Filhos são metade vocês. Filhos dependem de uma estrutura emocional sadia para crescerem pessoas saudáveis. E vocês fazem parte dessa estrutura. Vocês não têm o direito de não quererem ser pais, depois que já são!!!

Amanhã é o Dia dos Pais. A programação da televisão, dos shoppings, da internet, de todos os lugares irá bombardear os filhos com homenagens – merecidíssimas – aos belos exemplos de pais, espalhados pelo mundo.

Porém amanhã, também, será o dia que muita gente vai ficar triste, pois sentirá falta de alguém que não quis ser pai… e, portanto, não estará por perto. Que pena!

pais-ausente

15 comentários:

  1. Denise, excelente reflexão.
    PARABÉNS!!!
    Bjs Karla Bart

    ResponderExcluir
  2. OH Senhor livrai-nos das bebedeiras e marias-chuteiras...

    ResponderExcluir
  3. Constituir uma família é algo muito importante na vida do indivíduo
    mas , há que faze-lo com sabedoria pois, devemos principalmente
    nós homens , saber que somos responsáveis por manter o equilíbrio
    do lar , ser antes de mais nada o provedor de tudo . No passado o
    homem trabalhava numa fábrica perto de casa ,sua mulher lavava as
    roupas na beira do rio e , todos os dias era comum se apagarem as
    luzes da cidade , o casal se recolhia mais cedo e , antes de dormir
    se divertiam fazendo um amontoado de filhos . Hoje a realidade da vida
    é muito diferente , além de tudo , custa caro manter uma família , pois bem . Já se passaram tantos anos e , essa nossa sociedade supostamente desenvolvida,não aprendeu lidar com certas responsabilidades e consequência
    geradas por tal e grave irresponsabilidade pois , tudo começa com a libido camuflada no sentimento de amor mas , hão de saber que , sexo é pra andar entre as pernas e , não na cabeça afinal , quem serão os pais dos nossos
    filhos , as ruas , as creches , os vizinhos , parentes ou um futuro padrasto ou
    madrasta ? e quem lhes dará amor e o calor do âmago familiar , ser chamado de pai oi mãe simplesmente , não enobrece ninguém , há que dar e receber amor literalmente , um filho , é parte integrada de nós mesmo , fazer sexo em troca de um balde de cerveja ou um combo absolut ´, é jogar no lixo a consciência emocional do indivíduo contudo , vejo uma legião de crianças órfãs pelo mundo , fazendo uma sociedade vazia e , segregação da família , pode ser que eu esteja sendo inflexível de mais nesse assunto porém , pra mim , à família vem em primeiro lugar mas , não uma família para assim dizer
    mas , uma família constituída com muito amor ,o milagre da vida , não deve vir de um sêmen qualquer e , tão pouco ser sugado e incinerado na lata de lixo pois , sendo assim , à condição humana será um blefe .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compartilho com suas ideias, seus valores e suas palavras. Muito bom saber que existem homens de verdade nesse mundo!

      Excluir
  4. Denise , é impressionante como sua imaginação voa até fatos e assuntos concretos que norteian para a condição humana , a nobreza
    com que você aborda os fatos do cotidiano, reflete seu caráter e dignidade , estou muito feliz por descobrir você , parabéns .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A imaginação não é tão grande, meu amigo. Grande é a minha experiência de vida. Aos trancos e barrancos, cheguei até aqui... Vivo. Sofro. Aprendo. E escrevo. Compartilho com meus leitores. Simples assim. Eu também estou muito feliz em ter você por perto. Afinidades, meu amigo. A f i n i d a d e s...

      Excluir
  5. Descobri ontem (dia dos pais 2013) já no final da tarde que vou ser/sou pai. Minha namorada veio com dois testes de farmácia positivos me apresentou.
    Meu sonho é ser pai. Sinto emoção quando vejo um desses comerciais de TV do dia dos pais, quando presencio gestos de carinho entre pais e filhos na vida real, em filmes, em novelas...
    Quero ver meu filho (a) crescer, formar seu caráter, trabalhar sua inteligência e habilidades, influenciar para que seja flamenguista (rsrs) e claro, levá-lo (a) ao Maraca, levar para o jiu-jitsu, para o balé...
    Sempre idealizei o momento certo para ser pai quando eu estivesse profissionalmente estabilizado, quando tivesse minha casa, com a devia estrutura para dar educação de qualidade e, principalmente, quando tivesse a certeza que estaria com a mulher da minha vida, pois não passa pela minha cabeça criar um filho sem estar 24h presente na vida dele, sem dar um lar com pai e mãe, assim como eu tive.
    Porém, no mesmo dia que fiquei sabendo que eu seria pai, horas antes, pensando em minha vida, eu já tinha tomado uma decisão em terminar com minha namorada, só aguardaria o momento oportuno, isso porque descobri que não a faria feliz, por também não estar feliz com a relação. São constantes as reclamações dela para com a dedicação que empenho no nosso relacionamento, e outras coisas mais.
    E agora, o que faço?
    Jogo minha felicidade amorosa por água abaixo em prol da felicidade e estrutura familiar do meu filho (a)?
    Guarda compartilhada?
    Não passa pela minha cabeça ver um outro homem assumindo o papel que seria meu, de estar a maior parte do tempo ao lado da criança e de influenciá-la de forma positiva em sua vida, seus costumes, seus gostos...
    Mas também, minha felicidade é muito importante para mim.
    E agora José?

    José Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé, a coisa mais importante já está resolvida: você quer ser pai!!! Um filho é sempre um presente de Deus. Ninguém vem ao mundo à toa. Nem eu, nem você, nem seu filho. Talvez não tivesse escolhido o momento "adequado" para vir ao mundo... Mas agora ele está aí, já é uma realidade. Uma coisa tem que ficar clara para você: filhos são parentes e são pra sempre; nossos companheiros, não. Sua namorada, mãe do seu filho, pode não ser a pessoa ideal para viver ao seu lado. A gente lamenta, mas precisamos seguir adiante. Ora, desde quando precisamos atrelar nossa felicidade a estar ao lado de alguém??? Você já tem motivo para ser feliz: SEU FILHO! Estar ao lado dela, como marido, é outra coisa. Sei que você sonhou estar 24h ao lado dele diariamente, mas nem tudo que sonhamos é possível ser realizado. Que não seja em quantidade, mas em qualidade os momentos que estiver com ele! Guarda compartilhada sim, por que não? Ser amigo e companheiro da mãe de seu filho, não quer dizer abrir mão de tentar encontrar a mulher da sua vida. Não sei se estou sendo clara, nem se devia dar palpite, mas me sinto parte da sua história, já que você se abriu aqui, no nosso cantinho... E como já vivi bem mais que você, posso compartilhar um pouco do que já aprendi da vida. Em resumo, Zé, a vaga da mulher da sua vida pode ser preenchida pela mãe do seu filho ou por outra pessoa, independentemente, do fato de você estar "grávido"! Você pode (e deve) curtir sua paternidade, assumi-la legalmente (é direito seu), curtir tudo que for possível e ser um pai maravilhoso para esta criança. São duas coisas diferentes. Não precisa abrir mão de nada, muito menos de ser feliz, para ser PAI!!! Ao contrário. Você não deve apressar nada, porque engravidou alguém... Assuma o filho, não a relação. Seja feliz com seu filho, que já é motivo suficiente. Dê tempo ao tempo. Jamais abra mão do direito à paternidade. Um filho é o que mais precioso podemos ter nessa vida, acredite. Boa sorte. Dê notícias. Abração.

      Excluir
    2. Denise, obrigado pelas palavras, obrigado pelo apoio.
      Decidi entregar nas mãos de Deus e viver um dia de cada vez, sem me preocupar com as futuras complicações, mas sim, vivendo as alegrias de cada momento.
      A família está toda feliz, fazendo festas, comemorando muito. Muita emoção! Prometo mandar notícias. Ainda quero entender como a minha mente funcionará com esse turbilhão de acontecimentos e emoções.

      Excluir
  6. Muito bom a reflexão concordo plenamente!! Sou um homem que não quero ser pai e fiz a vasectomia antes de ter qualquer filho não nasci para. Ser pai! Sou contra o aborto! Quem fez tem q assumir e eu p avitar transtornos fiz a vasectomia para. Evitar ao extremo gravidez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é assim que agem as pessoas de juízo e que respeitam a vida! Opção em não ter, somente antes da concepção. Parabéns!

      Excluir
  7. A solução é simples, guarda o seu esperma em um banco de sêmen e faz vasectomia.
    Se chegar a querer ter um filho algum dia, vai ter uma opção.

    ResponderExcluir
  8. Eu fui pai aos 37 anos de um casal de gêmeos, hoje tenho 41 anos e resisti muito a ser pai. É verdade, filho é pra vida toda, isso eu sei, mas sei também que para mim é um fardo desconfortável criar meus filhos, não nasci para ser pai, mas agora é tarde, estou tentando ser o melhor pai possível, mas se eu pudesse voltar o tempo, não os teria. Parece rude isso, porém reflita um pouco... tudo aquilo que dizem é verdade, inclusive as piores partes como ser caro, te tirar a liberdade, a privacidade e afastar o casal. Eu me arrependi de ter tido filhos, portanto, quem achar que não quer, não tenha.

    ResponderExcluir
  9. Lamento mais eu odeio pensar em ser pai.. Simples assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É seu direito. Temos o livre arbítrio. Portanto, previna-se SEMPRE.

      Excluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.