domingo, 5 de junho de 2011

Quem não se comunica…

comunicacao

Mais que nunca é preciso aprender a se comunicar!

Existem mil maneiras rudimentares que expressam alguma ideia, concordo. Você pode simplesmente apontar para algum lugar, pronunciar um “rosnado” qualquer, piscar um olho, esboçar um sorriso. Tudo isso comunica. Mas num mundo globalizado, capitalizado, é preciso muito mais que isso para sobreviver com dignidade.

Os recursos tecnológicos são lançados como novidades e tornam-se obsoletos numa fração de tempo absurdamente rápida! Já reparou? Aquele ultra-mega-computador-cheio-de-recursos já está ultrapassado e você nem terminou de pagar suas prestações. A máquina fotográfica também. O IPode já virou IPhone. E, confesso, que nem dou conta de dar outros exemplos pois não consigo acompanhar tantos avanços…

Em meio a isso tudo, encontro alguém que me diz:

- Ah, eu não mexo com esse negócio de computador, não. Não entendo nada disso, não…

No mínimo, penso que não sei como alguém, hoje em dia, produtivo, inserido no mercado de trabalho, consumidor, consiga viver off-line!!! 

Na internet, para começar, as pessoas têm acesso à cultura mundial, podendo apenas ler e conhecer a informação, mas também pode interagir com ela em chats de debates e discussões. Você pode criar, a partir do conhecimento já produzido, o seu próprio. E divulgá-lo.

Com a internet, você paga suas contas, faz compras, conversa com sua cunhada na Inglaterra sem pagar telefonema interbano, tem acesso a escola do seu filho, escreve suas ideias e acaba virando escritora!

Não tem jeito. Temos que invadir os espaços virtuais. E dominá-los. Senão será mais um espaço de dominação hegemônica. É aqui que também podemos ajudar a construir um mundo mais justo e igualitário, onde todos têm chances iguais.

Comece criando o seu email, que é o seu endereço eletrônico. É grátis, na maioria dos provedores. Comece a usá-lo para enviar sua correspondência e receber também. Decore sua senha e não a forneça a ninguém, nem aos parceiros, namorados, filhos ou companheiros. Se acha que vai esquecer, anote num lugarzinho secreto. Senha é pessoal. Seu email também. Ninguém tem o direito de cobrar parceria de você por lá. Toda correspondência no Brasil é inviolável. As virtuais também.

Depois que você aprender e começar a usar seu endereço eletrônico, darei outras dicas. O importante é não ter medo e perguntar sempre para o seu filho mais novo. Ele, com certeza, poderá lhe ajudar.

o_amor

(Este post é dedicado a Ivo Neuman, Lucimar Simon, Denise Guerra e a todos os jovens comunicadores do Brasil.)

Um comentário:

  1. Eh minha amiguinha Denise, jáh dizia o "Velho Guerreiro" "quem nao se comunica se estrumbica" e isso nao podemos negar da=lhe Chacrinha. é mesmo assim do nada, começa com um "simples" email, um orkut, depois nao queremos mais parar, queremos falar, falar, tudo que queremos falar. e "somos ouvidos", como eu disse me tire a janta por alguns dias, me deixe sem banho, sem tv, ate sem sexo, mas nao sem internet...rssrsrsr.

    Obrigado pela indicaçao e homenagem no post. abraço e até amanha na luta...

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.