sexta-feira, 4 de março de 2011

Véspera de Carnaval.

Quem explica o que sinto agora? Noite de sexta-feira. Fim de expediente. Banho tomado. Roupas limpas, com cheiro de amaciante. Brisa suave levantando a cortina do quarto. Silêncio na casa toda. Véspera de feriadão. Deu para imaginar? É exatamente assim que estou nesse momento… Absolutamente relaxada e imensamente feliz.

O dia foi longo. Dois “bailinhos de carnaval” para os alunos, um pela manhã, outro à tarde. Criançada eufórica. Adultos cansados. Mas a alegria dominou o dia. E é isso que importa! Todo mundo curtiu, dançou, catou confete no chão e jogou, com poeira, pra cima. Uma farra! Algumas coreografias ensaiadas. Outras improvisadas. Gente fantasiada. Outros com colares de havaianas e máscaras de papel. Maquiagem colorida. Isso tudo com muito suor, melecando o rosto…

Gosto desta farra. Carnaval está em mim. Gosto de ver os blocos, no centro de Vitória. Tem gosto de nostalgia. E participar do baile que a prefeitura proporciona, na Praça Oito, onde só é permitido tocar marchinhas de outros tempos. E, especialmente, acompanhar os desfiles das escolas de Samba do Rio de Janeiro, pela televisão.

A segunda-feira começará com a minha União da Ilha do Governador. Que bom! Estarei bem acordada para apreciar tudo nos mínimos detallhes. Depois virá o Salgueiro, escola do coração da minha irmã e do meu filho. Essas duas, pelo menos, com certeza, apreciarei.

Lembro da minha avó. A gente se telefonava, pela madrugada, para comentar o desfile. Eu sabia que ela estaria acordada, e ela sabia que eu estaria também. Aprendi a gostar dos desfiles, com ela. Minha avó era salgueirense. Mas também amava a Ilha. Como eu, viu a Escola nascer! Carioca, pode parecer que não, mas é muito tradicional. Curte e incentiva as tradições. Amar verdadeiramente as Escolas de Samba é uma delas.

Enfim, amanhã é Carnaval. Desejo a todos um excelente feriado, com muita alegria e animação. Se beber não dirija. Passe o volante com responsabilidade para o motorista da rodada. Amores esporádicos? Use preservativos. Lembre-se que há muita vida pela frente, depois desses quatro dias!

carnaval126

2 comentários:

  1. Confesso que não vejo a hora de chegar quarta-feira. Não gosto dessa agitação do carnaval. A festa em si em boa, mas a grande maioria das pessoas não brincam com responsabilidade. Não me tenha como pessimista, mas prefiro ficar na minha. Quando posso, participo de retiros. Bjs, amiga! Boa diversão para vc.

    ResponderExcluir
  2. Carnaval é bom até pra isso: ficar à toa, quietinha em casa!!! Vale tudo!

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.