sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A águia que habita em nós!

Solaguia

A gente vai mesmo mudando com o tempo! Nunca fui muito chegada a aves. Quando muito, na culinária (um belo frango assado ou o famoso peru da ceia de Natal) ou, quando pequena que curtia dar milho aos pombinhos, na praça da Freguesia, na Ilha do Governador.

Quando ia no zoológico, detestava parar para apreciar as araras, os papagaios, os colibris… Achava uma perda de tempo. Preferia logo ver os répteis, depois as feras… Aves de rapina eu passava longe. Nem queria saber de olhar para elas. Ficava de costas, apreciando os elefantes, hipopótamos, camelos e dromedários que ficavam em frente.

Mudei. Hoje em dia me apaixonei pelas aves, especialmente os pássaros. Passei a admirá-los. Seu vôo, sua aerodinâmica, sua liberdade. Pássaros livres colorindo o céu!

A rainha das aves, para mim, é a águia. Aprendi a admirá-la. Mais que isso, passei a me identificar com ela. Toda águia precisa de espaço para voar. E precisa do isolamento do alto da montanha, em certas ocasiões... Um encontro consigo mesmo é sempre necessário para se reestruturar. E voltar renovada.

A águia vai…Balança suas asas longas. Voa. Sobrevoa. Sobe. Sobe mais. Encanta. Horizontes, mares, montanhas, estrelas… E volta. Ou não.

Quem sabe existe uma águia dentro de você e você ainda não percebeu? Muitas vezes levamos vida de galinha ou de passarinho-preso-na-gaiola, quando deveríamos estar, por aí, procurando nosso verdadeiro lugar no céu azul, desse nosso mundo tão lindo! A felicidade pode estar por perto. Ou não. Só você, com seu próprio olhar, poderá dizer… ou então voar!

Arrisque-se.

 

“Se seu sonho for maior que você, alargue suas asas! Esqueça os medos. Faça como a águia, decole bem alto…”

(PS.: Mudei mesmo. Hoje em dia, detesto os pombos. São uma praga que infernizam a vida nas cidades. Especialmente dos moradores do quarto andar!)

4 comentários:

  1. O animal que eu me identifico é o Papagaio, gosto de falar cores viva como verde ,vermelho ,amarelo e gosto de dar palavrões. bjos Yeda

    ResponderExcluir
  2. Também nunca curti muito as aves mas agora que estou mais amadurecida aprendi que sempre fui Fênix, que apesar de lendária, ainda assim é uma ave.
    Diz a lenda que a Fênix consegue voar carregando um peso enorme, que suas lágrimas tem poder curativo e a principal característica dela é ressurgir das prórpias cinzas... è... essa sou eu!

    ResponderExcluir
  3. a ave que me indedifico eu acho que e um gato.porque ele e mansinho bonzinho mais nao pisa no rabo dele vira uma onça

    ResponderExcluir
  4. "Por que um animal fedido e cheio de doenças, uma verdadeira praga representa a paz? ... Pomba impõe medo aos cidadãos de bem. Além de doenças mortais que elas transmitem... Somente o ser humano, pra sei lá porque motivos, eleger esse bicho asqueroso como símbolo da paz, vá entender né Denise?"

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.