terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O calor de fevereiro.

calor-t13552

Pode ser impressão minha, mas sempre tive a sensação de que o calor fica maior em fevereiro... Um abafamento total! Talvez isso aconteça porque nesse mês  uso roupas em excesso, afinal, em fevereiro já estou trabalhando novamente. Em janeiro, estou de biquine na praia ou usando roupinhas leves, em casa ou no calçadão. Deve ser por isso!

Não sei quem inventou essa idéia de voltar as aulas neste mês, ainda verão tropical! Deve ser a mesma pessoa que aumentou o calendário letivo para duzentos dias. E aí... aulas verão a dentro! Um sofrimento total. Salas de aula quentes. Não há janelas suficientes, nem ventiladores que refresquem tamanho calor! (Já reparou que sempre tem um que não funciona e faz uma falta danada?!)

Fevereiro é mês para se estar de férias ainda. Antigamente que se fazia o certo: aulas só em março! Sou contra esse exagero na quantidade de dias letivos. Antes eram cento e oitenta. Suficiente.

Inventaram essa “história” para que as crianças ficassem mais tempo na escola. Ora, escola é lugar de formação e informação. Não é para tomar, apenas, conta dos filhos das pessoas. Para isso deveria se criar uma nova instituição. Quem sabe algo parecido com um “clube”: um local para se praticar esportes, se divertir de modo saudável, com alimentação balanceada, saúde assistida... Enfim, um local que desse condições às mães de trabalharem fora, em paz, na certeza de que seus filhos estariam sendo cuidados. Mas esse lugar não é a escola. Escola tem função educativa específica. Se ninguém ainda pensou nisso, já está na hora. A sociedade se modificou e hoje as mães são mulheres que trabalham fora e, muitas, sustentam sozinhas suas famílias. O certo é que a remuneração dessas mulheres não é mais um reforço no orçamento. É fonte de renda imprescindível.

Desfiando este fio, fui longe. Volto ao calor de fevereiro. Afinal estou absurdamente suada, aqui neste canto, onde fica o computador. Coitada de mim! Coitados dos alunos e professores ! Ninguém merece...

Um comentário:

  1. E salve Ivete Sangalo"...fevereiro...alegria..."o melhor mês para se estar de férias, concordo com vc!
    Concordo também que o ano deve começar em março e bem depois do Carnaval, afinal tbm sou carioca, brasileira e filha de Deus.
    Fui!

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.