domingo, 1 de setembro de 2013

Parabéns, professor de Educação Física!

pro EF

Hoje é o dia do professor de Educação Física, provavelmente, um dos mais amados, dentro da escola! É ele quem promove os movimentos, que incentiva os jogos, que dá a bola e põe o sorriso no rosto de cada um, enquanto cuida do corpo e promove a saúde dos alunos.

educacao fisica

Quando o professor de Educação Física chega na porta da sala, a turma comemora. E esta comemoração quer dizer, claramente, que criança precisa correr, pular, de ser livre! Criança precisa de movimento. E elas sabem bem disso.

A escola, pelo seu formato, engessa os alunos. Ou, pelo menos, tenta. Quanto mais jovens, eles são, mais difícil é fazê-los sentar. Ainda mais agora, com as classes de primeiro ano, cheia de meninos e meninas de seis aninhos, dentro do Ensino Fundamental! Ainda bem que existem as aulas de Educação Física!

Minha crítica é parcial, vem de dentro da escola, de quem convive nesse ambiente há mais de trinta anos. Por melhor que seja o professor regente (e eu conheço muitos excelentes) e suas aulas, fazer o aluno sentar, por quase quatro horas, é tarefa quase impossível para os de menor faixa etária. Eles precisam se mexer para interagir com o mundo. Experimentar.

Nesse contexto, as aulas de Educação Física precisam fazer a diferença. Devem promover a saúde física, através de atividades que desenvolvam a lateralidade, a coordenação motora, a expressão corporal, a iniciação esportiva entre tantos outros objetivos. Isso tudo, bem trabalhado, terá influência no desenvolvimento cognitivo do aluno, como um todo, em sala de aula, com certeza!

O professor de Educação Física é fundamental, dentro do Ensino, na minha opinião. Não pode faltar, nem ser negligenciado; não pode ser esquecido. Palavra de quem estudou, nas séries iniciais, antes do Decreto Federal número 69.450 (vigente de 1971 a 1996), que concebia a Educação Física como “atividade, que, por seus meios, processos e técnicas, desperta, desenvolve e aprimora forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais do educando, constituindo um dos fatores básicos da educação nacional”. (BRASIL, 1971).

E esse foi só o começo para a legalização da disciplina no currículo. Depois vieram a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n. 9.394 e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs):

“O processo de reconstrução da Educação Física tem como desafio contribuir com uma educação compreendida como um processo de formação humana que valoriza não só o domínio de conhecimentos, competências e habilidades, sejam intelectuais ou motoras, mas, também, a formação estética, política e ética dos educandos. Um processo integral de formação humana, na visão de Neidson Rodrigues.” (http://crv.educacao.mg.gov.br)

De dentro ou de fora da escola, todos sabemos a importância do professor de Educação Física. Sem medo de errar, o professor mais popular entre os meninos! Se concorrer à Direção, ganha! Tem os votos de grande parte dos alunos. E eles não querem nem saber se é o candidato mais preparado para o cargo. Apenas votam com o coração! E eu entendo isso muito bem…

Sei que, nem sempre, esses profissionais possuem os recursos materiais adequados para o desenvolvimento de suas aulas. Sei que, em muitos casos, é preciso improvisar! Mas quando falta o espaço, aí a coisa complica para valer. Educação Física precisa de quadra, precisa de pátio, precisa de quintal! Nada de aulas, dentro da sala, com as crianças sentadinhas, por favor! Que o espaço seja a praça mais próxima ou outro lugar improvisado! Mas nada de aulas teóricas apenas. A criançada agradece!

professor-de-educacao-fisica-atuando-na-escola

No dia do professor de Educação Física, procurei levantar alguns pontos relevantes desta profissão, que faz toda a diferença, na escola.

Recebam, também, o meu abraço carinhoso e reconhecido pela importância do seu trabalho na construção de um país melhor, com mais Educação. E este abraço é dado pela colega professora, pedagoga e mãe de atleta, que sabe bem do que está falando…

DoceDeni.

DSC06838

(Homenagem especial para Sandra Pavesi, Edvaldo Binda, Fabrícia Carvalho e todos os profissionais da área com quem já trabalhei, o meu reconhecimento.)

4 comentários:

  1. Olá, parabéns pelo texto!
    Sou professora de Educação Física e muitas das coisas que você abordou realmente fazem parte do cotidiano escolar do professor de Educação Física. Só tem uma coisa nisso tudo que me angustia: o professor de Educação Física, como todos os outros deveriam ser homenageados no seu verdadeiro dia: 15 de outubro! Que é o dia do professor. Tudo bem, eu entendo que o sistema Confef e Cref estabeleceu que esta data (1º de setembro) seria destinada a comemorar o dia do profissional de Educação Física, mas o que somos nós, profissionais de Educação Física, senão professores?
    Fora essa questão, bem específica, o texto foi muito bom de ler... tive professores de educação Física que até hoje os considero como referência para a minha vida!!!

    Ah! Quando quiser, visite meu blog: http://drikahg.blogspot.com.br/
    adianto que não é tão interessante quanto o seu, mas espero que de alguma forma, não seja uma perda de tempo!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela participação, Drika, e pelo carinho. Procure pensar que os professores de Educação Física são tão especiais que têm dois dias para comemorar e serem homenageados. O dia 15 de outubro também é de vocês!!!
      Com certeza aparecerei no seu blog. Adoro essa troca saudável de informações e descobertas. Apareça sempre! Abração.

      Excluir
  2. Oi Denise, nem precisa agradecer! É um prazer estar aqui e compartilhar de suas (boas) ideias, inclusive, adorei essa sua sugestão das duas datas para homenagear o professor de Educação Física (ótima solução para minha angústia!). Até breve e obrigada também pela visita!!!

    Um abraço carinhoso!
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz quando leio textos como esse, que valorizam essa profissão, essa que por diversas vezes sofre preconceitos, até mesmo os profissionais dessa área por diversas vezes sentem uma baixa estima em relação a sua profissão, falo isso por conhecer um pouco essa realidade, pois sou estudante de Licenciatura em Educação Física, meu curso é mais direcionado para a área escolar e muitos colegas meus não sentem o desejo de atuar dentro da escola. Eu particularmente gosto muito da área escolar, fico chateada por na maioria das escolas não haver aula de educação Física para os ensinos infantil e fundamental I.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.