Porque não somos neutros…
Porque não somos francos…
Porque não somos santos!
E porque não é tão fácil ser imparcial…
Eu nem tento.
Porque não somos neutros…
Porque não somos francos…
Porque não somos santos!
E porque não é tão fácil ser imparcial…
Eu nem tento.
Depois que fui afastada da piscina, devido a minha bizarra alergia à água fria, e precisei parar com a hidroginástica, foram três anos sem qualquer atividade física. Uma verdadeira lástima! Amava… Triste demais!
Até que, há aproximadamente umas duas ou três semanas atrás, resolvi experimentar uma tal aula de Zumba. Vi uma reportagem na televisão, li alguma coisa na internet e acabei me interessando.
Experimentei uma aula em duas academias diferentes e observei uma outra em uma terceira especializada. Escolhi a que tinha mais a ver comigo. Escolha acertada! Estou adorando.
O professor é excelente. Além de ótimo dançarino, é animado, extrovertido, interessado, se relaciona bem com o grupo e preocupado em explorar o potencial dos alunos e alunas. Não faz apenas figuração. É mesmo um professor. Percebi logo a diferença. (De bons mestres eu entendo…)
Mas a aula em si é mesmo muito legal. Para quem anda pensando em se exercitar e não gosta da monotonia da academia, é o ideal. A gente emagrece e cuida do corpo se divertindo, dando risada! Eu digo que eu passo uma hora correndo atrás da coreografia perdida… Mas dá o maior prazer, quando a gente acerta o passo e faz tudo direitinho!
Na aula de Zumba, a gente faz exercícios aeróbicos, misturados com passos de dança, geralmente em ritmos latinos. Como se fosse uma releitura, da antiga aula de aeróbica (quem se lembra daquelas academias que faziam o fundo de palco do programa Domingão do Faustão?).
Na academia que frequento, dançamos de tudo um pouco: ritmos latinos, sertanejo, funk, eletrônica… Às vezes me sinto como se estivesse no seriado Glee! É muito bom variar os ritmos. Têm horas que me pego rindo sozinha… Aí, Denise, já sabe direitinho a coreografia do “Lepo Lepo”, hein, quem diria!?
As meninas (de todas as idades) são a maioria. Mas também têm alguns meninos. E é difícil saber quem rebola melhor! Na nossa aula, todo mundo é livre nos seus movimentos. Vale tudo. O importante mesmo é ser feliz.
Reveja a entrevista publicada no site da Caras, com o professor carioca de Zumba há três anos, Thiago Costa:
“Não existe diferença entre iniciante e avançado, por exemplo. A aula de Zumba é super fácil, pois tem movimentos repetidos e tranquilos de se fazer, sendo mais fácil para o aluno entender. Não precisa ter experiência com a dança, até porque a aula foca na diversão e na diversidade de movimentos e ritmos, por isso qualquer um pode se movimentar, só precisa ter alegria”.
Confira a seguir todos os detalhes sobre essa atividade alegre e divertida que deixa o corpo sarado em poucos meses!
-Quais são os benefícios da Zumba?
Thiago: A Zumba tem dezenas de benefícios fantásticos para aqueles que buscam uma boa saúde. Entre eles, podemos destacar a melhoria da qualidade de vida em decorrência da redescoberta do prazer em fazer exercícios, a melhoria da autoestima por causa da alegria e energia próprias dos ritmos latinos e peculiares trabalhados em aulas. Além disso, o corpo fica tonificado e os músculos do corpo todo ficam mais enrijecidos. As aulas também estimulam as relações sociais, por causa das diferentes dinâmicas utilizadas durante as coreografias.
-Quanto dura uma aula? O gasto calórico é alto?
A aula de Zumba tem duração média de 1 hora, começando com o aquecimento e no final o alongamento. A perda calórica geralmente é de 600 a 1000 calorias por aula. O que é interessante é que este gasto de energia acontece secundariamente, o aluno nem se dá conta que está trabalhando o corpo todo, pois está se divertindo e emagrecendo de forma prazerosa.
- Iniciantes precisam saber dançar? Como é o “ritmo” da aula?
As pessoas não precisam saber rebolar para praticar Zumba, só têm que ter disposição e alegria. O aquecimento das aulas é feitos com movimentos Fitness comuns junto com as músicas, para esquentar os músculos. Logo depois, a aula começa “pra valer” e os exercícios têm alta intensidade cardíaca, pois não há pausa. Mas, os ritmos como salsa, merengue e cumbia são usados para baixar e aumentar a frequência da aula, por isso o aluno aguenta a aula completa.
- Em quanto tempo já conseguimos ver algum resultado físico?
Na saída da primeira aula você já percebe a diferença física e mental com a carga de energia “entregue” à aula. O incrível é que em apenas um mês, como o gasto calórico é alto por aula, você já consegue ver muita diferença em seu corpo, mas é necessário que a pessoa se dedique às aulas. O ideal são três aulas por semana.
- Geralmente, a Zumba é praticada em estúdios específicos?
A Zumba é praticada em academias, escolas de danças e estúdios específicos. Não existe um lugar apenas. Por exemplo, quando eu trabalhei no Chile, eu dava aulas para os funcionários de empresas, em colégios e até mesmo para mineiros em minas.
Há como praticar Zumba misturando elementos de outras atividades físicas?
Existem muitas modalidades dentro do programa Zumba. Um deles é o Toning, que é feito com pesos e exercícios que ajudam a tonificar o corpo, acompanhado de uma série de cardio e movimentos da Zumba. Outra técnica se chama Zumba in The Circuit e mistura a aula fitness com passos de danças e treinamento em circuitos e é adaptado para todos os níveis de participantes.
Há algum risco? Tem pessoas que não podem praticar o exercício?
A Zumba tem modalidades específicas para todas as idades, para bebês e até idosos. Lógico, a pessoa deve respeitar a sua avaliação médica e seu condicionamento físico, mas não tem nenhuma restrição. Eu trabalho com crianças especiais e cadeirantes e não vejo nenhum problema. Vale lembrar que a aula só pode ser feita por um profissional capacitado e certificado pela Zumba. Você pode conferir se o professor é licenciado no site da oficial da Zumba.”
Só vendo para crer! E segundo informações do Canal Olhar Online, aconteceu de verdade na Bielorrússia. Nada de montagem, nem truque, nem nada.
Naquele país, tal como na Rússia, os carros têm câmeras acopladas na frente, para filmarem os locais por onde passam e o movimento do trânsito. De vez em quando, sempre flagram alguma situação inusitada.
Mas, com certeza, nada parecido com esta…
O cara só pode ser de circo!
Será que ele conseguiria fazer de novo?
Oba!!! Todo mundo gosta de uma boa liquidação, não é mesmo? Então… a maré está pra peixe! Vamos aproveitar.
Nesta quinta, sexta, sábado e domingo, (dias 28/29/30 e 31/08) poderemos conferir a maior liquidação que o Estado já viu: quatro shoppings inteirinhos com peças com descontos reais na chamada liquidação Sacola das Loucas!
É a liquida de inverno que engloba os Shoppings Praia da Costa, em Vila Velha, Mestre Álvaro e Montserrat, na Serra, e Moxuara, em Cariacica. Neste ano até o estacionamento entrará em liquida, com o preço único de R$ 4,00 nos Shoppings Praia da Costa e Mestre Álvaro e gratuito nos shoppings Moxuara e Montserrat.
Os Shoppings estarão todos enfeitados com sacolas e serão quatro dias de festa e muitas vendas.
“Os períodos de Liquida são uma tradição nas regiões onde nós, da Sá Cavalcante, atuamos. O objetivo da ação é liquidar os estoques da temporada e, principalmente, oferecer opções em moda e assessórios com valores atrativos para nossos clientes”, ressalta Rogério Vaz, gerente de marketing da rede Sá Cavalcante.
Nos dias em que acontece a liquidação, os quatro shoppings vão contar com horário especial, quando todas as operações funcionam das 10h às 22h, inclusive aos domingos.
Você não pode perder!
Liquida Sacola das Loucas!
Shopping Praia da Costa, Mestre Álvaro, Montserrat e Moxuara
Dias 28, 29, 30 e 31 de agosto.
Horário especial de funcionamento: todos os dias - de 10h às 22h.
Sinto muito por quem vive de amarguras... Mais do que fazer sofrer, sofre.
Facilmente se reconhece o amargurado; basta desviar o olhar para o alto. Por cima da sua cabeça, há uma nuvenzinha escura, com chuva permanente... De vez em quando há raios refletidos em seu olhar e trovões em suas palavras.
Pobre infeliz! Aquele que não vê a luz, não tem como irradiar alegria. Não vê que lhe brilha o sol. É cego por circunstância!
O amargurado vê pedras no seu caminho. Todas aquelas que não há. Vê dias nublados e tardes frias em pleno verão. Detesta chocolates, flores e crianças. Vive de graxa, de estrume, de barro mole a afundar-lhe os pés. (Embora nada disso, concretamente, exista...)
É digno de pena. Talvez tenha sido formado por uma sucessão de decepções ou colecionado infortúnios. O mau temperamento também contribui... Desistiu. Entregou-se. Resolveu viver na própria sombra.
Melhor benzer-se se cruzar o seu caminho. Melhor ainda é afastar-se. Se bobear, suga-lhe as forças. Rouba-lhe a alma…
Ou, quem sabe, não? Pode ser que um bom aconchego lhe seja a cura. Há quem diga que amar cura qualquer amargura...
Só que eu não pago pra ver. Amargura demais é doença. Recomendo a ajuda de um profissional.
Aliás, por coincidência, hoje é o Dia do Psicólogo. Parabéns para essa categoria que consegue tornar o nosso mundo melhor, tornando-o mais saudável!
" Não há despertar da consciência sem dor. As pessoas farão de tudo, chegando aos limites do absurdo para evitar enfrentar sua própria alma. Ninguém se torna iluminado por imaginar figuras de luz, mas sim por tornar consciente a escuridão." (Carl Gustav Jung)
(Agradecimentos especiais a Lorena Nunes. Duas cabeças sempre pensam melhor do que uma!)
“Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens.
Tomando a palavra, disse-lhes:
- Em verdade, em verdade vos digo: Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque eles...
Pedro o interrompeu:
- Mestre, vamos ter que saber isso de cor? André disse:
- É pra copiar no caderno? Filipe lamentou-se:
- Esqueci meu papiro! Bartolomeu quis saber:
- Vai cair na prova? João levantou a mão:
- Posso ir ao banheiro? Judas Iscariotes resmungou:
- O que é que a gente vai ganhar com isso? Judas Tadeu defendeu-se:
- Foi o outro Judas que perguntou! Tomé questionou:
- Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo? Tiago Maior indagou:
- Vai valer nota? Tiago Menor reclamou:
- Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente. Simão Zelote gritou, nervoso:
- Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!? Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!
Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:
- Isso que o senhor está fazendo é uma aula? Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica? Quais são os objetivos gerais e específicos? Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios? Caifás emendou:
- Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas? E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais? Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais? Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:
- Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade. Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto. E vê lá se não vai reprovar alguém! Lembre-se que você ainda não é professor titular...
Jesus deu um suspiro profundo, pensou em ir à sinagoga e pedir aposentadoria proporcional aos trinta e três anos. Mas, tendo em vista o fator previdenciário e a regra dos 95, desistiu. Pensou em pegar um empréstimo consignado com Zaqueu, voltar pra Nazaré e montar uma padaria... Mas olhou de novo a multidão. Eram como ovelhas sem pastor... Seu coração de educador se enterneceu e Ele continuou:
- Felizes vocês, se forem desrespeitados e perseguidos, se disserem mentiras contra vocês por causa da Educação. Fiquem alegres e contentes, porque será grande a recompensa no céu. Do mesmo modo perseguiram outros educadores que vieram antes de vocês.
Tomé, sempre resmungão, reclamou:
- Mas só no céu, Senhor?
- Tem razão, Tomé - disse Jesus - há quem queira transformar minhas palavras em conformismo e alienação.. Eu lhes digo, NÃO! Não se acomodem. Não fiquem esperando, de braços cruzados, uma recompensa do além. É preciso construir o paraíso aqui e agora, para merecer o que vem depois... E Jesus concluiu:
- Vocês, meus queridos educadores, são o sal da terra e a luz do mundo...”
(*Texto de abertura do Programa Rádio Vivo — Rádio Itatiaia, Belo Horizonte — de 15/10/2009.)
"...A vida é combate,
Que os fracos abate,
Que os fortes, os bravos
Só pode exaltar."
(Canção do Tamoio - Gonçalves Dias)
Hoje, finalmente, o Shopping Vila Velha foi aberto ao público. E é grande mesmo! Estive lá para conferir e mostrar logo para vocês.
A data inicial prevista para a inauguração precisou ser adiada. E, ainda hoje, nem tudo estava pronto. Bastava um olhar mais atento…
A entrada principal não foi terminada a tempo. Nem a calçada da rua.
Como a placa avisava, o único acesso para pedestres liberado foi pela rua de trás, em frente a Universidade. Tinha que dar a maior volta!!!
Vamos entrar!
Muitas lojas. Para todos os gostos e bolsos. Muitas abertas, outras fechadas. E espaços para serem ocupados.
(Gostei deste manequim!)
Opções de lazer para a garotada. E para os adolescentes. Algumas modernidades.
E eu rabisquei!
O cinema ainda não está pronto, como é de praxe, na inauguração dos grandes shoppings.
Para quem gosta de fotografia, uma bela exposição de Sebastião Salgado já pode ser apreciada na galeria do Shopping.
O Shopping também conta com ampla e iluminada Praça de Alimentação.
E estacionamento.
O Espírito Santo ganha mais um espaço de moda, investimento, geração de divisas e oportunidades de empregos. Ganhamos mais opções de lazer e cultura. É mais um passo dado no caminho do progresso para o estado e, em especial, para este município.
Seja bem-vindo, Shopping Vila Velha! E junte-se aos bons.
Boa sorte.