sexta-feira, 1 de abril de 2011

Com um beijo e um abraço.

ABRAO2~1

De repente um conhecido vem lhe cumprimentar. Ele pode ser homem ou pode ser mulher. Então como fazemos? Se você for mulher como eu, até bem pouco tempo atrás, aqui no Espírito Santo, dávamos dois beijos alternando os lados do rosto. Era assim nosso cumprimento, como em outras partes do Brasil também. Mas agora, sem a gente saber como isso começou, o nosso jeito de cumprimentar sofreu uma alteração, que a meu ver, é extremamente positiva: um único beijo, seguido de um abraço!

Que coisa gostosa ficou! E muito mais íntima. Não é mais aquele gesto quase mecânico. Agora os dois corpos se tocam e dizem de si muito mais… Você realmente encontra alguém e se deixa encontrar. Qual é o valor do abraço? Não tem preço.

O beijo no rosto funciona como um símbolo de carinho. Pais e filhos sempre se beijaram assim. Tias e tios, avôs e avós. Madrinhas, padrinhos e tias-avós. Amigos e amigas. Mas o beijo seguido de abraço, multiplica-se o seu significado. É mais ou menos como dizer: Que maravilha, meu amigo, ter encontrado você! Muito bom mesmo! Deixa eu aproximar meu coração do seu. Deixa eu entrelaçar meus braços com os seus… E, por alguns momentos, sermos um só, na intimidade da nossa amizade!!!

Não sei se esse fenômeno está acontecendo em outro canto do Brasil. Quero crer que saímos na frente! Posso estar enganada. Mas o fato é que, dessas mudanças comportamentais que acontecem naturalmente, de tempos em tempos, em todas as sociedades, esta, no modo de se cumprimentar, é uma muito bem-vinda.

O beijo seguido de um abraço torna o encontro mais promissor. Você, ao mesmo tempo que demonstra carinho, instintivamente, demonstra proteção. E é muito bom proteger… Mas é melhor ainda ser protegido!

Então, que fique logo instituído, para que não haja dúvidas, nem confusões que resultem num quase beijo na boca constrangedor (quem nunca passou por isso?): aqui, no Espírito Santo, as pessoas ao se encontrarem, se cumprimentam com um beijo seguido de um abraço!

Sendo assim, recomendo que nos encontremos mais vezes. Afinal, sabemos que essas formas de carinho combatem a tristeza e a depressão. Que o nosso estar com o outro, seja sempre por inteiro, e que o nosso abraço nunca seja impessoal, mas, ao contrário, cheio de bons sentimentos e carregadinho de emoção!

Me dá logo um beijo e um abraço!

abraço2

Um comentário:

  1. adoro um abraço de mãe, pai, irmãos.
    mais sinto falta por não ter aquele abraço da pessoa especial.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.