terça-feira, 26 de abril de 2011

Bom gosto.

gentileza

Bom gosto é fundamental. A palavra certa. O assunto pertinente. A combinação feita e cumprida. Bons modos. O respeito pelo ponto de vista do outro. Hábitos e atitudes fundamentais nas relações interpessoais.

Você pode até dizer que gosto não se discute. Mas eu retruco que bom gosto tem um conceito mais amplo. Nesse caso, tem que combinar com gentileza e bem-estar.

É de bom gosto ouvir qualquer som em altura moderada. É ouvir mais do que falar. É prestar a atenção. Observar, refletir e tirar conclusões.

É de bom gosto dar a vez. Oferecer o lugar para o mais necessitado. Sorrir e dar bom dia. Ser cortês.

É de bom gosto ser livre com quem amamos, enquanto concretizamos o amor nos corpos. São permitidos murmúrios, intimidades, cumplicidade. Saber o que o outro gosta e se permitir...

É de bom gosto desligar o celular na sala de aula, nos consultórios, nos restaurantes, em locais públicos. Não buzinar como forma de protesto. Muito menos ofender com gestos e palavras...

Quem tem bom gosto reflete paz no olhar. É sossegado. Comedido.

Não pense que precisa ser acomodado ou pacato. Ao contrário, é articulado, politizado. Sendo capaz de observar atentamente, consegue analisar e agir de modo mais eficaz.

Quem tem bom gosto sabe o que deve ser feito. Não age por impulso. Usa a mente de forma mais clara, pois aprendeu a separar o joio do trigo, como ninguém.

Quero ter gente assim do meu lado. Quero aprender com eles. Gosto se aprende. Bom gosto também. Tendemos a repetir o gosto cultural da nossa sociedade, começando pelo que vivenciamos em casa. Mas o nosso livre arbítrio nos dá a chance de querer e ser diferentes.

Se abriu, feche. Se acendeu, apague. Se sujou, limpe. Se destruiu, construa. Se morreu, viva outra vez. Afinal, sempre é tempo de recomeçar! E viver uma vida nova é de muito bom gosto!

GENTILEZA (1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.