quinta-feira, 23 de maio de 2013

Vila Velha: foi aqui que tudo começou!

indios encontro portugueses

Só havia índios naquela terra.

Até que um dia chegou uma gente esquisita, vestida dos pés à cabeça, numa embarcação diferente, e decidiu que viria para ficar. Ganharam a terra na marra, usando da força e da pólvora.

Quem comandava aquela legião de homens estranhos era Vasco Fernandes Coutinho, que viera de um lugar distante, do outro lado do oceano, chamado Portugal, com o título de Capitão Donatário, para apoderar-se das terras concedidas pelo rei.

Tudo que deveria fazer era colonizá-la, defendê-la dos invasores, garantindo a posse para Portugal. Em troca, poderia administrar do jeito que quisesse e explorá-la à exaustão. E assim foi feito.

colonialismo

A primeira vila fundada foi a Vila do Espírito Santo, hoje conhecida como Vila Velha, uma das cidades mais antigas do Brasil.

Vasco Fernandes Coutinho chegou nesta terra, em 23 de maio de 1535, num local conhecido como Prainha, aos pés de um morro, onde, mais tarde, foi construído o Convento da Penha, ponto turístico e religioso mais importante do estado. Mas isso já é outra história!!!

Convento da Penha

A chegada dos portugueses nas terras capixabas completa hoje 478 anos e Vila Velha está em festa!

De lá para cá, tal como em todo o Brasil, muita coisa aconteceu em termos históricos, sociais, econômicos, culturais e o município é hoje o  mais populoso do Espírito Santo. Cresceu, desenvolveu-se, sem perder a graça e o jeito bucólico…

É uma terra promissora, que em mãos administrativamente mais hábeis, teria alcançado patamares mais elevados, sem perder de vista a qualidade de vida dos seus moradores. Tem potencial que precisa ser mais aproveitado!

Morar em Vila Velha, bem perto do mar, ainda é possível, para boa parte da população. Praias lindas e limpas, margeiam o município. Planície litorânea. Boa rodovia. Três pontes ligando-a à Vitória, favorecem a comunicação do continente com a capital na Ilha. Um clima maravilhoso e um povo feliz. Precisa mais?

Precisa!

Precisa de políticas públicas mais eficientes e eficazes. Mais investimentos na Educação, por exemplo, com maior valorização do magistério público municipal. O piso salarial dos professores é um dos mais baixos da Grande Vitória!

Mais investimentos na área da Saúde, com a abertura de Hospital Municipal e Unidades de Saúde. Em Itapoã, onde moro, que é o bairro mais populoso, não tem nenhum! A população precisa dirigir-se para outros bairros à procura de atendimento médico.

DSC09694

DSC09715

É preciso parar com os constantes alagamentos, sempre que chove um pouco mais forte, na região. A cidade para! Precisamos de uma obra que resolva de vez o problema. Isso sem falar na Segurança Pública, que ainda é deficitária…

DSC04074

Vila Velha cansou de ações paliativas!

Precisamos de uma administração que faça jus ao potencial do lugar, que não é pouco. Há muito que fazer!

Acho que é este o melhor jeito de comemorar o nosso aniversário: cobrando ações efetivas do governo e a participação mais direta da população!!!

A Vila Velha do futuro, tenho certeza, que vai ser bem melhor!

Tomara que eu esteja viva para ver.

Parabéns, Vila Velha, pelo que já temos!!! Mas você e seu povo merecem mais! Muito mais.

Vila Velha

DSC03958

DSC06923

DSC05678

DSC05695

DSC05684

DSC04282

DSC04862

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.