quinta-feira, 14 de julho de 2011

Música nos Anos Oitenta.

fita-cassete

Falar do que a gente gosta é sempre muito bom. Sente-se prazer a cada palavra digitada, a cada foto pesquisada, a cada vídeo buscado, a cada lembrança que surge, trazida por essa cadeia de ideias…

Ontem foi assim, quando escrevi sobre o rock. E como uma ideia puxa outra, resolvi convidar minha irmã, Simone, para escrever sobre os anos oitenta, que sei que faz parte das suas melhores lembranças e maiores saudades.

E ela escreveu.

brock805b45d

Música nos Anos Oitenta.

Por Simone Pazito

“Foi uma delícia ter sido adolescente e jovem durante os anos 80.

Era uma época cheia de músicas e de todos os tipos. Tinha música pra criança que todo mundo gostava. Tinha música brega, que todo mundo ria e cantava. Tinha MPB de altíssima qualidade. E tinha chegado à cabeça dos jovens a idéia de fazer rock com língua e conteúdo brasileiros.

Era a época da criatividade. A começar pelos nomes das bandas: Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, Gang 90 e as Absurdetes, Magazine, cujo vocalista era Kid Vinil, O Espírito da Coisa, Afrodite se Quiser, Os Paralamas do Sucesso, Biquine Cavadão, João Penca e seus Miquinhos Amestrados, Ultraje a rigor, Engenheiros do Hawaii, e por aí vai.

Saudades dessa época diferente. Saudades do menino Cazuza, alegre e irreverente, à frente do Barão Vermelho, saudades das músicas do Rádio Táxi, Metrô, Herva Doce, Hanoi Hanoi, Plebe Rude, Sempre Livre, Camisa de Vênus, Grupo Zero, RPM, Uns e Outros, Nenhum de Nós e tantos outros que faziam daquela época uma festa. Palmas para Capital Inicial e Os Titãs, que são Imortais.

Naquela época não tínhamos muita tecnologia. Não ficávamos em casa, na frente do computador, nos comunicando. Nós íamos nos reunir, para bater papo, jogar, bater papo, brincar paquerar, jogar charme, e tudo isso é claro, com um perfeito fundo musical.

O bom da modernidade é que temos a internet, que nos permite matar toda essa saudade a hora que quisermos. Bom foi ter vivido aquilo tudo.  Valeu Anos 80!

Abração!”

cazuza2

Essa época foi mesmo muito rica. Também eu aproveitei muito e curti a virada nacional que a música deu, em nosso país.

Particularmente a banda RPM marcou muito a minha história, com Revoluções por Minuto, Loira Gelada, Rádio Pirata, Olhar 43. Tudo isso já na segunda metada na década. Época atribulada da minha vida, que eu encontrei no rock e no meu grupo de amigos, motivos para seguir adiante…

Que viagem!

3 comentários:

  1. Ainda bem que, mesmo de rebarba ou tabela, eu peguei um pouco de todo o espírito da década. Sou oitentista!

    ResponderExcluir
  2. "O tempo passa tão rápido com truculência e violência, eu nasci já no final dos anos oitenta, 1987, nos minutos finais do segundo tempo Rsrsr... Mas pra mim a época mais romântica da musica, dos livros e da Tv, foi sem dúvidas essa. Exalava poesia, romantismo e respeito, talvez só não maior que os encantos dos anos 50, talvez, eu disse talvez, essa sim tenha sido uma década insuperável de transformações culturais e descobrimento... Pra quem vive de saudades como eu, cabe recorrer as boas músicas, filmes , livros e a quem viveu um pedacinho dessas décadas desses "ANOS DOURADOS." !

    "Eu me lembro com saudade
    O tempo que passou
    O tempo passa tão depressa
    Mas em mim deixou
    Jovens tardes de domingo
    Tantas alegrias
    Velhos tempos
    Belos dias...

    Canções usavam formas simples
    Pra falar de amor...
    Hoje os meus domingos
    São doces recordações
    Daquelas tardes de guitarras
    Sonhos e emoções
    O que foi felicidade
    Me mata agora de saudade
    Velhos tempos
    Belos dias..."


    Roberto Carlos
    Composição: Roberto Carlos

    ResponderExcluir
  3. Nossa viajei também... lembrei da minha adolescência, daquele amadurecimento, as paqueras, o primeiro namorado... ai como foi bom. E graças a internet como vcs disseram podemos rever tudinho a hora q bem entendermos.
    Bjs,
    Obrigada pelas lembranças!
    Denise Guerra

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.