Fim de semana bacana.
Eu e Maurício estivemos em São Gabriel da Palha, município do noroeste do Espírito Santo, importante e conhecido pelo seu principal produto: o café conilon!
Outros municípios capixabas também são grandes produtores de café. Porém, São Gabriel da Palha tem um diferencial: possui a mais importante Cooperativa Agrária de Cafeicultores do Estado – Cooabriel.
Mas um outro destaque importante deste município é a organização dos pequenos proprietários em associações locais. Eles possuem a CENTRAL MUNICIPAL DAS ASSOCIAÇÕES DE AGRICULTORES FAMILIARES DE SÃO GABRIEL DA PALHA - CEMAAF. E, com esta central, eles comercializam a produção de todos os agricultores, com a venda na cidade, de produtos de ótima qualidade e, através de programas do governo do estado e recursos federais, atendem a cerca de 450 famílias, com a entrega de alimentos.
(União que faz a força: Trabalho PAA – Programa de Aquisição de Alimento.)
Outro benefício que os agricultores têm, com a Central, é poder comprar produtos agrícolas mais baratos. E mais ainda: possuem até um banco próprio, que opera com juros bem abaixo do mercado, além de veículos e equipamentos, que ajudam na produção e no escoamento do que é produzido. Quer mais? Então…
Eles acabaram de entregar mais de cem casas, lindas, com três quartos, aos agricultores, melhorando muito a qualidade de vida da família rural da região! E isso realmente faz a diferença! Juntos, eles podem muitoooooo!!!
Ainda tem gente que acredita que sonhos podem ser realizados. Se junta, se associa com gente honesta, que também quer realizar. E não é pouca coisa não: um banco, financiamento para tocar os negócios, empréstimos, e até o sonho da casa própria!
Orgulho de sermos amigos de Nodir Colombo, um homem de bem, que está à frente dessa empreitada. Viemos de lá mais esperançosos. Dias melhores, com certeza, virão!
Maurício, numa fala inspirada, referiu-se a história dos sapinhos, quando falou das conquistas do pessoal de São Gabriel da Palha. Eles não sabiam que era impossível realizar… Então realizaram!
A Corrida dos Sapinhos
“Era uma vez uma corrida de sapinhos.
Eles tinham que subir uma grande torre e, atrás havia uma multidão, muita gente que vibrava com eles.
Começou a competição.
A multidão dizia:
- Não vão conseguir, não vão conseguir!
Os sapinhos iam desistindo um a um, menos um deles que
continuava subindo.
E a multidão continuava a aclamar:
- Vocês não vão conseguir, vocês não vão conseguir!
E os sapinhos iam desistindo, menos um, que subia tranqüilo, sem esforços.
Ao final da competição, todos os sapinhos desistiram, menos aquele.
Todos queriam saber o que aconteceu. E quando foram perguntar ao sapinho como ele conseguiu chegar até o fim, descobriram que ele era SURDO.”
“Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade.”
(D.Quixote)
Que legal tudo isso!
ResponderExcluirE sobre o sapinho surdo... acho que é por aí mesmo. Se ninguém nos desanimar, tudo fica mais fácil.
É aquela história: se não for pra ajudar, pelo menos não atrapalha, né?
Beijão!
Realizar este trabalho é uma honra , ver a felicidade dos beneficiários das casas é muito bom, casais jovens que com uma nova casa, tem a oportunidade de constituir sua propria familia,doar alimentos no PAA uma ajuda de dois lados,tanto pra quem produz tanto para quem recebe.
ResponderExcluir