sábado, 22 de junho de 2013

Uma breve avaliação das manifestações populares

Pelicano

(Charge: Pelicano)

(Por Maria Rita Duarte Peixoto)

“Estou muito feliz pelas ações do povo brasileiro, mas também muito espantada pela ignorância politica de uma grande maioria que, através de seus comentários, demonstram um total desconhecimento, em relação ao sistema político de seu próprio país.

Acredito que não há vitória sem conhecimento do caminho que se quer seguir e do inimigo que se quer combater.

Atirar pedras e palavras repetidas, sem reflexão, não deve ser bandeira de luta. Nosso país possui poderes independentes entre si. O presidente não é um ser supremo; existem outros poderes…

Dentro desse total desconhecimento, pessoas repetem frases de ordem sem um direcionamento coerente.

Só para lembrar... Existe um CONGRESSO NACIONAL responsável por fazer as leis do país, ELEITO pelo povo. E é exatamente nesta casa que acontecem as maiores barbaridades.

Acho que precisamos nos informar melhor sobre o nosso inimigo. A quem cabe a responsabilidade daquilo que desejo? Vale pensar.”

blog do valente

 

Esclarecimentos sobre as Competências Políticas

Realmente é notória a falta de informação de alguns. Com o objetivo de esclarecer dúvidas, estão listados alguns dos pontos polêmicos, que estão em pauta, nos movimentos dos últimos dias.

Espero que contribuam para evitar desgastes desnecessários.

1) PRESIDENTE DA REPÚBLICA NÃO VETA EMENDA CONSTITUCIONAL. Sendo assim, não é para a Dilma que temos que pedir a não aprovação da PEC 37 (PEC significa Proposta de Emenda Constitucional), mas, sim, ao Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal).

2) PRESIDENTE DA REPÚBLICA NÃO TEM O PODER DE DETERMINAR A PRISÃO DE NINGUÉM (ainda bem, né?!). Por esse motivo, caso queiramos ver os mensaleiros na cadeia, teremos que pedir isso ao Ministro Joaquim Barbosa, pois é o Poder Judiciário (no caso dos mensaleiros, o STF) que tem competência para fazê-lo.

3) NÃO É O PRESIDENTE DA REPÚBLICA QUE ELEGE O PRESIDENTE DO SENADO. É o próprio Senado que escolhe o seu presidente. Assim, a Dilma não pode chegar lá no Senado e gritar: "Fora, Renan Calheiros".

4) TRANSPORTE PÚBLICO MUNICIPAL É DA COMPETÊNCIA DOS MUNICÍPIOS. Então, a pessoa mais indicada para resolver esse problema, a princípio, é o prefeito de cada cidade, e não a Dilma.

5) TAMBÉM NÃO É ATRIBUIÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA INSTAURAR CPI. Quem instaura CPI é o Poder Legislativo (no âmbito federal, a Câmara dos Deputados e/ou o Senado Federal).

Outros esclarecimentos, procurem nos livros de História do Brasil

Valerá a pena.

facismo

(Lembrete importante do Pirikart.)

Um comentário:

  1. Muito bom o seu texto!!! As pessoas reclamam de tudo mas ninguém procura se fundamentar em conhecimento suficiente para argumentar e debater acerca das coisas que lutam!

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.