domingo, 2 de junho de 2013

O meu Maracanã

maracana antigo

Cresci admirando o Maracanã.

Sempre tive muito orgulho em tê-lo  por perto, fazendo parte da minha história! Na época, era o maior estádio do mundo!

O futebol fez parte da minha vida de torcedora. Meu pai me deixou este legado: o amor ao esporte! E o Maracanã era, para mim, o símbolo máximo desta paixão. Suas paredes azuis ainda povoam minhas memórias da infância e juventude…

Um estádio cheio de histórias! Muitas delas cruzaram-se com a minha…

Domingos cheios de pó de arroz, na torcida do Fluminense. Mal se podia respirar. Mas ninguém reclamava. Era só alegria. No gramado, os jogadores, nossos heróis. Muitas tardes de domingo foram assim!

E quando chovia demais, na Cidade Maravilhosa, o Rio Maracanã não comportava tanta água e transbordava nas ruas vizinhas. Certa vez, eu, minha irmã e minha avó precisamos ser retiradas de dentro do ônibus, que ficou ilhado no meio da enchente. Tudo isso, ao lado do grande Estádio Jornalista Mário Filho, que só observava a agonia da população… Nada podia fazer!

Para ir ao colégio, na Tijuca, passava diariamente por ele. Nunca deixei de observá-lo nos detalhes, quando o ônibus parava no sinal… E sempre com um olhar de contemplação! Na realidade, o Maraca estava no meu caminho…

Por dentro ou por fora, o meu Maracanã sempre foi o máximo!

Como tudo na vida, precisou passar por reformas. Afinal, o tempo é cruel para todos, até para os estádios. Fechou. E por uma temporada ficou assim, com as portas trancadas. Mas lá dentro era tudo movimento...

Engenheiros, arquitetos, eletricistas, mestres de obras e mais uma enormidade de profissionais fizeram, com o seu trabalho, a sua parte, para esculpirem modernamente o templo brasileiro do futebol! Pedreiros-cirurgiões modelaram, com suas mãos, as alterações necessárias. E uma nova cara foi dada ao estádio mais lindo do mundo: o meu Maracanã!

Hoje estou imensamente feliz e emocionada com a sua reabertura. Para mim, nem importa quem vencerá o jogo (o amistoso Brasil x Inglaterra). Afinal, será apenas a primeira das inúmeras partidas que virão. Um Maracanã que colecionará vitórias, empates e derrotas. Grandes alegrias e incomensuráveis tristezas!

É vida que volta a pulsar, no país do futebol!

Que venham os grandes eventos! Já estamos acostumados a brilhar…

Maracanã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.