segunda-feira, 3 de junho de 2013

Não somos bons entendedores. Melhore sua comunicação!

prolixo

“Para um bom entendedor um pingo é letra!” Acontece que os bons entendedores não são a maioria, o que causa um desacerto nessa tal de comunicação!

Eu, por exemplo, sou péssima com meias palavras… Dificilmente me dou bem na interpretação das entrelinhas… Minha imaginação leva-me para caminhos inimagináveis! Reconheço: não sou boa nisso.

Sou como a maioria: prefiro tudo muito explicadinho, muito certinho, claro e cristalino como água. Se é, é. Se não é, não é! E na dúvida, a gente discute para tentar chegar a algum ponto em comum.

A comunicação humana está cheia de intenções e pouco se diz de fato. É uma enrolação desmedida. Você tem a dizer, não diz, e manda indiretas! Horrível. Sofrível. Não se chega a lugar algum.

Bom mesmo é um bom olho no olho, e palavras simples e diretas. Quer? Então diz que está querendo. Não quer? Fala logo, sem embaraço. As consequências sempre virão. Assumamos o risco. É inevitável.

Melhor dizer o que se pensa, sem floreios, do que ficar se escondendo atrás das metáforas… Figuras de linguagem são ótimas nos poemas e em textos de boa qualidade, mas não favorecem em nada a comunicação verbal, no cotidiano.

E, ainda, gente que guarda palavras na garganta, corre o risco de morrer envenenada! Ou sufocada. Ou infeliz. Ou solitária. Ou…

Permita-me ser direta: desembucha logo! Fala o que está acontecendo precisamente! O mundo todo vai agradecer e suas chances de ser entendido crescerão enormemente.

Pode acreditar.

Palavra de quem não aguenta gente que acha que diz sem dizer… Aff!

meias palavras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.