sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Diabetes também é coisa de criança.

Só quem vivencia, no dia-a-dia, tem a exata dimensão do que é… Formar grupos e trocar experiências é, com certeza, a melhor indicação. Estou falando da Diabetes Mellitus tipo 1.

criança com diabetes

Para você entender melhor:

“Diabetes Mellitus tipo 1 é uma disfunção metabólica. É uma doença auto-imune que resulta em destruição das células beta do pâncreas, as quais produzem insulina. Acomete aproximadamente de 5/10% da população mundial. Sua incidência varia de acordo com a geografia, sendo mais prevalente em em alguns países europeus. No Brasil, a incidência varia em 7 pacientes a cada 100.000 habitantes. A Diabetes Mellitus tipo 1 ocorre geralmente na infância e adolescência, sendo estes dependentes de insulinoterapia por toda a vida.” (http://pt.wikipedia.org)

O Rio de Janeiro já tem uma instituição de apoio a criança diabética e está cumprindo um bonito papel social. Vale a pena conhecer. Visite o site da Diabest - Centro de Educação em Diabetes e Obesidade.

www.diabest.com.br

diabest

 

“Olá, Pessoal!

Diabetes também é coisa de criança!

Em 15/11/11, será realizada a comemoração do Dia Mundial do Diabetes, para crianças com Diabetes tipo 1(DM1), numa Casa de Festas Infantil, em Botafogo-RJ, em adesão a Campanha do Dia Mundial do Diabetes da IDF(International Diabetes Federation).

Seguem algumas informações, para quem já se inscreveu e para quem ainda vai se inscrever, para esta oportunidade imperdível para tantos pais de crianças com Diabetes! Nossa pretensão é ter o maior número de crianças com diabetes no evento. Claro que os irmãozinhos são benvindos.

A festa está sendo patrocinada por laboratórios e com isso conseguimos realizá-la para 200 pessoas. As inscrições serão todas pelo site www.diabest.com.br. Assim teremos uma listagem correta dos participantes. Lá tem todas as informações sobre o evento e mapa da casa de festas que fica próximo ao metrô.

Veja como foi o Dia Mundial da Criança com Diabetes em  2010:

Fotos  – http://www.diabest.com.br/fotos.htm

Vídeo do evento -  http://www.diabest.com.br/videos4.htm

A Educadora em Diabetes, Esther Pinto, também portadora da doença, realiza, desde 1998,  trabalho voluntário no Hospital do Fundão (IPPMG-UFRJ) que consta com em torno de 500 crianças com DM1 cadastradas. A motivação em levar alegria para as crianças aliado à tentativa de unir os pais levou à realização do evento.

Na programação para a criançada além da detecção da glicemia, a festa oferece uma variedade enorme de atividades e brinquedos e ainda bolo e doces feitos especialmente para elas e produtos diet de brinde. O valor da inscrição é simbólico para fins de comprometimento do participante e será revertido no DVD da festa para presentear a família.Teremos também depoimentos e demonstração de novidades para o Portador de diabetes.”

Organização: Esther Pinto

Em Dedicação à Melhora da Qualidade de Vida do Portador de Diabetes.

felicidade (1)

“Desistir... Eu já pensei seriamente nisso, mas nunca me levei realmente a sério. É que tem mais chão nos meus olhos do que cansaço nas minhas pernas, mais esperança nos meus passos do que tristeza nos meus ombros, mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça..." (Cora Coralina)

2 comentários:

  1. Belo e muito útil post.Eu participei desta experiência com o meu irmão adotivo,12 anos mais jovem,cuja DMJ manifestou-se aos 15 anos e os seus filhos(casal)também são portadores. Há 15 anos ele se foi após um transplante renal.Sofrida a sua história.abçs e muita paz.

    ResponderExcluir
  2. "Faça a si mesma, neste exato momento, algumas perguntas fortalecedoras. Com que se sente realmente feliz em sua vida agora? O que é maravilhoso em sua vida hoje? Pelo que se sente sinceramente agradecida? Quais dúvidas que á a tormenta? Tire um momento para pensar nas respostas, e verifique como é bom sentir que "apesar de tudo", sabe que tem razões legítimas para se sentir bem, primeiro agradeça , a gratidão é o melhor imã pra atrair coisas boas, e depois reconheça, se tem alguém pra amar, retribua, se passa por um momento de dor, agradeça,demostre esse amor mesmo nas horas de insegurança, muitas pessoas morrem sufocadas por não externizar o que sentem! Se você ama e é amado, isso é um milagre de Deus em sua vida! Então; reconheça, retribua, externize seus sentimentos e por último agradeça! Você é parte de um milagre, a vida não costuma ser generosa com a gente, maravilhosa, mas não generosa."

    Quando as pessoas se entregam, elas nãos são capazes de se suportarem, mas quando se aceitam, aceitam sua condição como fez Esther Pinto, transformam sua dor, seu sofrimento, seu desespero em cura pra outras vidas...A Educadora que faz esse trabalho voluntário, os donos dos laboratórios, os pais e os portadores dessa doença dão uma lição, uma coragem pra gente continuar seguindo, continuar respeitando a vida, com todas as suas limitações... Força galerinnha do Bem, e lembrem-se; "É um grande privilégio ter vivido uma vida difícil."
    Superação esse é o exemplo que fica!

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.