sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O cesto e as palavras.

O Cesto e a água

Um certo homem procurou um sábio que vivia numa choupana, à beira do mar, e lhe disse:

- Mestre, tenho lido tantos textos instrutivos, tantos livros inspirados, tantos pensamentos edificantes. Tenho ouvido tantas palavras boas em sermões, em palestras, em aulas dadas por professores magníficos, em bons programas na televisão e na internet. Entretanto, depois de algum tempo as esqueço. Não me lembro mais delas. De que adianta então? Como pode isso me ajudar a melhorar a minha vida?

O sábio olhou para o homem e falou:

- Vê estes cestos sujos que estão ao lado da cabana? Pega um deles e vai até o rio buscar água com ele.

O homem foi, encheu o cesto com água e voltou depressa à choupana. Lá chegando, não havia mais água no cesto. Novamente o sábio o enviou ao rio, com a mesma incumbência. Ele foi e, voltando, novamente a água havia escorrido do cesto.

Pela terceira vez, ele teve de cumprir a tarefa e... a mesma coisa aconteceu!
Então o sábio disse ao homem:

- Está bem, não conseguiste trazer água, porque ela escorreu. Mas olha para o cesto. Ele estava sujo e agora está limpo. Assim são as boas palavras que lês e ouves. Embora as esqueças, elas passaram pela tua mente, limparam seu interior, transformando-te, cada vez mais, na pessoa que deves ser, e capaz de construir um mundo melhor e mais justo!

(Adaptado da internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.