sexta-feira, 3 de junho de 2011

Tantas crianças, tantas histórias…

Esse negócio de escrever contagia...

Como prometi, aqui estão os outros textos dos alunos que visitei ontem, da quarta série A: seus primeiros vôos pelo céu da liberdade de expressão. Aproveita, minha gente, que esse país é livre! E ler e escrever é uma aventura extraordinária.

campania_anti-bullying72

“Quando nós vamos para a escola, temos que aprender a respeitar e termos educação. Nós não podemos responder os colegas e os professores. Nesta escola nós sempre temos paz, união e somos amigos!”

(Grazyela Rodrigues Ferreira – 10 anos)

“Eu sei escrever. Eu sei ler. Meu sonho é ser professora de ginástica e participar das Olimpíadas do Brasil. Eu faço ginástica há três anos. Eu sou uma das melhores alunas. Também quero conhecer os Estados Unidos, Ásia, África e Portugal. Quando eu for professora de ginástica, eu vou levar as minhas alunas para fora do país para se apresentarem. Quero ser professora de Ginástica Rítmica nas Olimpíadas.”

(Allana Nepomucno de Souza – 10 anos)

“Estar na escola é conhecer coisas novas. É ter amizades. Estar na escola é saber mais. É ter certeza que vai ser alguém na vida. Estar na escola é uma oportunidade muito boa, que você tem que agarrar e nunca mais soltar. Estar na escola é saber que você aprendeu e o que você realmente aprendeu nunca mais vai esquecer!”

(Nayla Teixeira – 10 anos)

veterinarian_girl_photosculpture-p153457647208491031qdjh_400

“O meu sonho é ser escritora, mas eu sou muito pequena para isso ainda. Eu não sei escrever direito. Eu estou aprendendo. Também quero ser veterinária. Só que ainda tenho medo dos animais, do cachorro, do gato e até do cavalo. Eu tenho que aprender muito sobre eles ainda.(...) Se eu for escritora, vou escrever coisas legais. O livro é mais complicado para ler, mas é bom para aprender, como eu estou aprendendo com ele.(...)”

(Mikaelly Santos Rocha – 10 anos)

“Minha idade é onze anos. Quando eu tinha dez anos eu ainda não sabia ler e escrever. Aprendi a ler e a escrever quase agora.”

(José Nilton Viega Ribeiro – 11 anos)

vovo e neto futebol2_thumb[3]

“Eu não gostaria que o meu avô tivesse falecido, porque eu gostava muito dele. Ele era o meu maior amigo. Nós brincávamos, ele me dava comida na boca. Ele tinha um bar. Lá era cheio de coisas gostosas. Ele era muito legal. Nós jogávamos baralho. Era tudo muito bom, até que ele faleceu. Chegou a hora dele, né? Enfim, ele era muito bom. Que época!”

(Leonardo Pereira do Nascimento – 12 anos)

matematica

“Minha aula preferida é de Matemática. Gosto de estudar tabuada de multiplicar e de dividir. E gosto de Ciências, mais do que tudo. E também de Português. Essas são as minhas três aulas preferidas, na escola.”

(Davi Costa Azevedo – 10 anos)

“Meu sonho é ter um blog para eu mandar muitas coisas e escrever histórias, falar sobre mim e sobre meus melhores amigos. Em também queria ter um quarto bem maior, mas eu já vou ter, pois meu pai vai fazer para mim. Mas de todos, o meu maior sonho é que minha mãe estudasse. Assim ela melhoraria no trabalho e poderia me dar uma vida melhor.”

(Yasmin Cristina Simões da Cruz – 10 anos)

salvar_o_planeta

Amor, Amor Eterno

“Amor, amor eterno pelo verde e amarelo. O verde lembra as matas. O amarelo lembra o fogo. O fogo lembra a morte. A morte lembra a destruição. Vamos acordar e preservar a natureza. Se não preservar nós iremos morrer de fome e de sede. Temos que acordar e preservar nosso mundo!”

(Leandro Silva Santos – 11 anos)

“Uma menina queria ter um amigo e aí ela disse:

- Ah, meu Deus, o que eu faço para ter família? Eu estou na rua desde quando eu tinha dez anos e agora já tenho dezesseis. Senhor, eu peço um novo lar e uma família. Aí uma família e uma mulher estavam passando pela rua e, como estava chovendo, a menina pediu ajuda. A mulher disse:

- Calma, menina. Eu vou tomar conta de você. E então a menina, pela primeira vez, ganhou uma família.”

(Quezia Santana Scarparte – 10 anos)

“Ciências é minha matéria preferida, porque fala de animais e outras coisas interessantes, como flores, alimentos, vegetais, corpo humano e de como trabalham os cientistas.”

(Yuri Henrique Ribeiro da Silva)

coraçõezinhos-vermelhos-411243

Uma Paixão Inesperada

“Em um belo dia, um menino e uma menina nasceram. Passaram-se os anos e eles cresceram. Quando fizeram dezoito anos, o menino não queria se apaixonar. Ele só queria ficar. A menina, ao contrário, queria namorar, se apaixonar e não só ficar. Um dia, por um imprevisto, eles se conheceram.

- Oi.

- Oi. Meu nome é Carla e o seu?

- O meu é Tomas. Sabia que você não é feia? Você é linda!

- Ah, obrigada, Tomas. Você também não é feio. Em que escola você estuda?

- Eu estudo no “N-Tweu”.

- Eu também. Tomas, você não namora, não?

- Sou meio fechado nessas coisas, por quê?

- Porque eu achei você muito lindo. E eu ia perguntar se você gostaria de namorar comigo... Você aceita?

- É claro. Agora!!! Carla, te amo...”

(Amanda Tiroli Lima – 10 anos)

diego-hypolito-se-recupera-bem

“Oi, eu sou o Gabriel. Eu vim falar aqui no Doce Deni um pouco sobre os meus sonhos. O meu primeiro dos muitos sonhos que eu desejo muito ver realizado é ser um ginasta conhecido. Quero ser melhor que o Diego Hipólito, que considero o fenômeno da Ginástica Artística. Ele é o maior ginasta de solo! Hoje faço ginástica rítmica, aqui mesmo na escola. Mas eu fui em algumas academias, até já fui bailarino, mas o preconceito fez eu deixar de fazer dança. Hoje, como eu já falei, vou ser um dos maiores ginastas. E o que eu for, daqui para frente, eu devo tudo a minha mãe, a quem eu amo muito e para sempre vou amar... Obrigada, Doce Deni, pela oportunidade de falar sobre meus sonhos.”

(Gabriel Nascimento Souza – 11 anos)

‘No dia 02/06/2011, eu e toda minha turma estamos tendo uma aula diferente. Uma aula com experiências novas onde podemos aprender e ao mesmo tempo se expressar com um lápis, borracha e um pedaço de papel. Você e todos podem fazer um texto com esses objetos: só precisam de inspiração, como disse a professora Denise Pazito. Inspiração. O que essa palavra significa para você? Para mim essa palavra é: ter vontade de escrever e se expressar. Você pode se expressar com um lápis, um pedaço de papel, um computador! Por isso lhe aconselho: escreva e se expresse. Escreva, sem medo de se expressar.”

(Thais Cristina Nascimento – 10 anos)

‘Muitas vezes colocamos a culpa da nossa derrota nos outros e deixamos de nos auto-avaliar, pois somos os responsáveis pelos nossas próprias atitudes. A humildade, o respeito e a generosidade nos torna um ser humano melhor.’

(Ivone – estagiária da turma)

“Dupla delícia: o livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.” (Mário Quintana)

(O mesmo serve para você, leitor assíduo, do nosso cantinho virtual Doce Deni. Muito bom ter você conosco!)

4 comentários:

  1. Valeu!!!!!!!!!!!

    Regina

    ResponderExcluir
  2. Ah... Essa é a mais verdadeira expressão da verdade: VALEU MESMO, amiga!!!

    ResponderExcluir
  3. Amei, Denise!
    Você abrir seu Blog para nossos alunos tão sem espaço até em suas próprias famílias é abrir seu próprio coração.
    Vamos fazer uns bologs com eles!
    Bjim
    Rita Alves

    ResponderExcluir
  4. Apaixonante!!! Alguns por conhecer algumas histórias me encheram os olhos... Que lindo!!!
    Sou apaixonada por eles e sei que têm muito para nos ensinar.
    Seu trabalho é brilhante, porque contê-los com tanto que têm a nos dizer???
    Parabéns por mais esta empreitada amiga.
    Bjos a todos os protagonistas desta história.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.