Domingos Martins é um município, de colonização alemã, que está localizado há apenas quarenta e três quilômetros da capital, Vitória. Fica na região serrana do estado. É tão pertinho que volta e meia estamos por lá.
Já perdi a conta de quantos domingos passamos em Domingos Martins!
O clima agradável, a arquitetura charmosa, os habitantes receptivos e calorosos, a cidade voltada para o turismo, proporcionando variadas opções de lazer, a comida gostosa e variada e a proximidade dos grandes centros urbanos, faz com que cada dia mais, Domingos Martins se torne parada obrigatória, nos principais roteiros turísticos, de todos que vêm conhecer o Espírito Santo. E passeio obrigatório para todos que moramos aqui. Tem sempre algo para a gente fazer lá. Hoje, por exemplo, fomos em duas grandes festas!
A localidade de Paraju amanheceu coberta com os tapetes de Corpus Christi, segundo a tradição cristã. Desde cedo, uma multidão de romeiros lotou as pequenas ruas, juntando-se aos moradores da região. A missa foi realizada no campo de futebol, único lugar capaz de reunir tanta gente! Em seguida houve a procissão. A fé do povo se refletiu na beleza e singeleza dos tapetes.
Já no centro da cidade, houve a festa da colheita, promovida pela Igreja Luterana. Começou com culto religioso em ação de graças, muita música, dança e comida farta. E ainda: brincadeiras, barraquinhas e leilão de produtos agrícolas. A praça da cidade também estava cheia!
Dá gosto de ver, gente que sabe como levar a vida! Pessoas de todas as idades se divertindo juntas. O religioso e o profano, lado a lado, numa só caminhada. Sem ofensas, sem conflitos. Há espaço para a alegria de todos. O segredo é que há tolerância, de ambas as partes! E um interesse único: promover o seu município, e assim, todos ganham!
Parabéns ao Município de Domingos Martins, seu povo e seus governantes! Juntos, vocês são um show de administração!
Tolerância e festa são as palavras de hoje.
(Agradecimentos a Maurício Vilela, meu amor, parceiro e repórter fotográfico.)
Vou ser a 1ª a comentar. realmente deve ter sido maravilhoso e perdi. Também adoro esse lugar, ele transmite paz, tranquilidade e aconchego. Tudo o que nós desse cidade tumultuada precisamos. Mas terei próxima oportunidade, a festa da Polenta vem ai. bj
ResponderExcluirkarla bart
Belo passeio cultural!
ResponderExcluirLindo o lugar...
ResponderExcluirbjinhus