segunda-feira, 27 de junho de 2011

“A Escola dos Bichos”

Tive um dia daqueles!...

Segunda-feira para ninguém botar defeito. Talvez estivesse mais para “sexta-feira treze”.

Felizmente dias assim também chegam ao seu final.

Sem inspiração para escrever, compartilho um texto de Rosana Rizzuti.

cachorro estuda

A ESCOLA DOS BICHOS

Conta-se que vários bichos decidiram fundar uma escola. Para isso reuniram-se e começaram a escolher as disciplinas.

O pássaro insistiu para que houvesse aulas de vôo. O esquilo achou que a subida perpendicular em árvores era fundamental. E o coelho queria de qualquer jeito que a corrida fosse incluída.

E assim foi feito, incluíram tudo, mas cometeram um grande erro. Insistiram para que todos os bichos praticassem todos os cursos oferecidos.

O coelho foi magnífico na corrida, ninguém corria como ele. Mas queriam ensiná-lo a voar. Colocaram-no numa árvore e disseram: "Voa, coelho". Ele saltou lá de cima e "pluft"! Coitadinho! Quebrou as pernas. O coelho não aprendeu a voar e acabou sem poder correr também.

O pássaro voava como nenhum outro, mas o obrigaram a cavar buracos como uma topeira. Quebrou o bico e as asas, e depois não conseguia voar tão bem, e nem mais cavar buracos. Sabe de uma coisa?

Todos nós somos diferentes uns dos outros e cada um tem uma ou mais qualidades próprias. Não podemos exigir ou forçar para que as outras pessoas sejam parecidas conosco ou tenham nossas qualidades.

Se assim agirmos, acabaremos fazendo com que elas sofram, e no final, elas poderão não ser o que queríamos que fossem e ainda pior, elas poderão não mais fazer o que faziam bem feito.

Respeitar as diferenças é amar as pessoas como elas são”.

homem carregando pedra

Também não podemos exigir que uma só pessoa seja boa em todas as categorias: voe, corra, cave buracos, suba em árvores… E que, assim, dê conta de todas as tarefas!

Tanto na Escola dos Bichos como nas Escolas das Pessoas, cada um deve fazer a sua parte, da melhor maneira possível. A soma de todos os talentos e todas as competências é que garante a qualidade no serviço prestado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.