sexta-feira, 24 de junho de 2011

Viva São João!

bandeirinhas1

“Capelinha de melão é de São João
É de cravo é de rosa é de manjericão
São João está dormindo
Não acorda não !
Acordai, acordai, acordai, João!”

Doces lembranças da minha infância são trazidas nessa época das festas juninas.

Estudei na Escola Municipal Noel Rosa, em Vila Isabel, no Rio de Janeiro. Na época, dizia-se primário (corresponde aos anos iniciais do atual Ensino Fundamental) .

Todos os anos, a escola realizava sua festa junina e o clube mais próximo emprestava seu espaço para a realização do evento. Era o Grajaú Tênis Clube. E eu sempre participava com total animação. Minha avó fazia a roupa de caipira e a professora ensaiava a quadrilha! No mais era só dançar e comer gratuitamente as guloseimas que as mães preparavam e eram repartidas entre a garotada!

Hoje em dia, deve ser tudo diferente. Ou não. Festas juninas são muito tradicionais. Muda uma coisa aqui, outra ali, mas o básico é sempre o mesmo. Ainda bem! É preciso preservar a cultura popular.

De acordo com alguns historiadores, as festas juninas vieram para o Brasil, junto com os portugueses, no período colonial, mas aqui foram tomando sua identidade própria, devido a mistura de aspectos culturais de outros povos como os indígenas, os africanos e os imigrantes.

No nordeste brasileiro, elas têm maior influência na vida da sociedade. Inclusive, economicamente, são importantes porque atraem muitos turistas, aumentando os lucros da região.

Hoje é dia de São João. Um dos santos que deram origem à tradição dessas festas juninas.

24 de junho. Filho de Isabel, esposa de Zacarias e prima de Maria, mãe de Jesus. Segundo a tradição, por milagre de Deus, Isabel de Zacarias geraram um filho, quando, pela idade, já nem pensavam mais que isto acontecesse. Para a Igreja Católica, a vinda deste filho teve um significado maior, o de preparar a vinda de Cristo. O João, como foi chamado, não só anunciou e preparou a vinda do Messias, mas o batizou nas águas do rio Jordão. (http://www.portalsaofrancisco.com.br)

Importante é lembrar que muito perigosos são os fogos. Belos sim, porém capazes de fazer grandes estragos. Não justificam sua utilização por amadores e crianças. Deixem para os profissionais.

E também vale lembrar que soltar balões é crime!

No mais, a festança é boa, o friozinho está gostoso e hoje é Dia de São João, numa maravilhosa sexta-feira. Quer combinação mais favorável?

“Vamo que vamo…”

ORAÇÃO A SÃO JOÃO BATISTA

“São João Batista, voz que clama no deserto, endireitai os caminhos do Senhor, fazei penitência, porque no meio de vós está quem não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias, ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: "Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo". São João, pregador da penitência, rogai por nós. São João, precursor do Messias, rogai por nós. São João, alegria do povo, rogai por nós.”
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.