sábado, 25 de junho de 2011

Tolerância sempre.

Prestem bem atenção na foto abaixo, que eu mesma tirei, há poucos dias.

Ecoporanga 063

Estávamos passando por Santa Terezinha, localidade de Ecoporanga, norte do Espírito Santo, quando encontramos esta igreja, que nos chamou a atenção. Paramos para fotografar.

Você já tinha visto algo parecido? Nós também não. É claro que sabemos que a “Santa Terezinha”, a que se refere o nome na placa, é como se chama a localidade. Mas mesmo assim é um belo exemplo de tolerância religiosa. Os fiéis daquela igreja poderiam, simplesmente, não ter colocado referência alguma ao nome do local… Optaram em colocar e deram um bonito exemplo de como devem ser as coisas por aqui, no Brasil.

País construído por mãos de diferentes cores e da mistura de tantas culturas! É sim motivo de orgulho para nós, brasileiros. É como se o mundo todo estive aqui representado! Não seria diferente na hora de falarmos e vivenciarmos a nossa fé.

Desta forma, a tolerância é fundamental. O respeito as diferentes concepções religiosas está previsto na nossa Constituição Federal (Art. 5º, inciso VI) e no Código Penal Brasileiro (Art. 208). E nem precisaria. Bastaria um pouco de bom senso e humildade. Afinal, ninguém é dono da verdade absoluta!

De Colatina, agora, apresento os maus exemplos. Duas placas semelhantes, localizadas em diferentes pontos da cidade, pixadas por intolerantes religiosos. E de acordo com a Lei do país, criminosos.

Até quando cenas assim existirão nesse país de tantas cores e credos?

Ecoporanga 079

Ecoporanga 086

Termino com um outro belo exemplo, que só poderia mesmo, ter acontecido neste país!

Mensagem psicografada do espírito do Rabino Mustafá Lephet:

"O Sincretismo sempre foi visto como "interferência" ou "impureza" de uma doutrina. Olha-se com desdém um culto sincrético, como fosse resultado da incapacidade de se resolver "doutrinariamente". Vou apresentar uma outra visão do sincretismo. O sincretismo da tolerância, do respeito, da aceitação de verdades perenes. O sincretismo do amor ecumênico possível entre os homens. O sincretismo de união, de fraternidade e de aproximação. Por que encontrar novas palavras para Verdades já ensinadas? Para dividir, distinguir, discriminar e fomentar ainda mais a intolerância entre irmãos. Abençoado seja o sincretismo religioso que aproxima os irmãos numa mesma família. Não significa que haverá uma fusão de crenças e sim que será possivel ao homem compreender ao irmão que pensa, sente e ama diferente, mas na essência é e sempre será um irmão, filho do mesmo Pai, mas com personalidade própria."

Para os que cristãos, cabe lembrar que o maior exemplo de humildade e tolerância com a diferença, veio do próprio Jesus Cristo, em sua passagem pela terra!

Um dia abençoado a todos!

3 comentários:

  1. É por isso que Jesus ensinou-nos a orar e vigiar, porque um sem o outro é egoismo, hipocrisia, orgulho e falta de amor.

    ResponderExcluir
  2. Thanks for the information! This site is very nice - will save it.

    ResponderExcluir
  3. Eu já morei aí em "Santa Terezinha" e inclusive frequentei esta igreja quando criança, muito legal mesmo, parabéns pela foto.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.