segunda-feira, 6 de junho de 2011

Pontes.

ponte1

Tenho um problema com pontes. Passo sobre elas com o coração na mão. Não me sinto nada à vontade. Desconfio que sofro de uma fobia que tem nome: gefirofobia. Você já tinha ouvido falar?

Gefirofobia, também designada como gefidrofobia ou gefisrofobia é um transtorno de caráter psicológico, caracterizado pelo medo exagerado ou irracional que um indivíduo tem em relação a pontes e viadutos. Estes indivíduos evitam a todo custo rotas que possam ter pontes ou viadutos no percurso, especialmente aquelas em que estão sobre vias navegáveis, que sejam muito elevadas ou muito estreitas, por isso estão sempre em busca de rotas alternativas, mesmo que estas sejam bem mais longas em relação ao seu destino.”(http://www.infoescola.com/psicologia/gefirofobia/)

No meu caso, esse mal se manifesta de maneira leve. Quando estou sobre pontes aparentemente inseguras, como as que ficam nas estradinhas do interior, é que mais sinto o transtorno. Estas me dão um suador daqueles… Ainda bem que levo poucos segundos para vencê-las.

Mas como sou daquelas que encaro meus desafios de frente, preparei um álbum com belas fotos de diferentes pontes, espalhadas pelo mundo. Infelizmente não tenho a informação de suas localizações. Se alguém reconhecer alguma delas, pode me dizer onde fica, que eu informo, com muito prazer.

Lindas paisagens, com certeza, ajudam a diminuir qualquer desconforto, afinal o encantamento que trazem aquietam o coração!

ponte2

ponte3

ponte4

ponte5

ponte6

ponte7

ponte8

ponte10

ponte11

ponte12

ponte13

ponte14

ponte15

ponte16

ponte17

“Se você se sente só, é porque ergueu muros em vez de pontes.” (William Shakespeare)

5 comentários:

  1. E cada uma com o visual mais lindo que a outra...Então, que sejam erguida sempre pontes para que se mantenha a ligação!!!

    bjinhus

    ResponderExcluir
  2. já assistiu ao filme "As pontes de Madison" ? imperdível!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Eu também tenho esse medo! Se eu puder não passar por cima de pontes e viadutos, não passo. Mas, se não der para evitar, também enfrento, mas que gelo dá coração. Os pés suam frio, dá uma espécie de gastura nos pés. Nem sei explicar. E acontece desde de pequena. E ainda tenho sonhos onde caio da ponte, ou, no final dessa ponte o buraco que tenho que sair é muito pequeno... Será que sou doida? rsrsrsrs
    As as imagens são lindas mesmo, mas a ponte que sai das montanhas, me assusta só de ver a foto. Vou assistir o filme indicado pelo luaflor. O nome é bonito. Bjs, amiga.

    ResponderExcluir
  4. A vida é cheia de pontes. Atravessá-las é o nosso destino. É só perceber que nos fortalecemos ao final de cada travessia. Isso é muito profundo - mas tem uma ponte em cima.
    Simone

    ResponderExcluir
  5. Nossa adoreiii o blog! Perfeitoo me identifiquei muito!! Parabéns!

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.