sábado, 27 de fevereiro de 2016

Shopping Montserrat tem feira agroecológica aos domingos

Feira Agroecológica(Foto: SafraES)

Foi inaugurada no domingo passado, no Shopping Montserrat, em Laranjeiras, na Serra, uma feira agroecológica onde os moradores da região puderam adquirir produtos livres de agrotóxicos, em um espaço único.

A feira passará a funcionar todos os domingos e com os consumidores fazendo suas compras em ambiente climatizado, com estacionamento gratuito.

Serão mais de dez grupos de agricultores familiares do Espírito Santo, que foram selecionados, o que garante a qualidade dos diversos produtos que estão ofertados na feira, como frutas, verduras e legumes, além de produtos da agroindústria (geleias, bolos, pães, entre outros).

A Feira acontece de 11 às 16h, no piso L1, no Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). 

Os produtos comercializados na feira agroecológica são produzidos sem a utilização de agrotóxicos e com base nos princípios da sustentabilidade, por meio de critérios determinados pela Seag e pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

“Precisamos ampliar a oferta desses produtos e garantir o maior abastecimento de alimentos saudáveis para a população. Esses produtos não utilizam químicos e são produzidos de forma responsável, a partir da utilização racional dos recursos naturais, garantido a qualidade de vida de quem produz e de quem consome”, ressalta o gerente de Agroecologia e Produção Vegetal da Seag, Aureliano Nogueira da Costa, frisando que os produtores familiares cadastrados atendem às exigências da produção agroecológica. 

A Feira

Em uma feira orgânica todos os produtores já passaram pelo processo de certificação. Na feira agroecológica, eles estão em processo de certificação. No Espírito Santo, os produtos orgânicos e agroecológicos vêm ganhando o mercado e a mesa dos consumidores. Já são mais de 300 produtores certificados, que atuam em vários municípios, como Santa Maria de Jetibá, Iconha, Fundão, Muqui, Cachoeiro do Itapemirim, Nova Venécia, Pedro Canário e Laranja da Terra.

A feira, inaugurada no Shopping Montserrat, é a décima do gênero na Grande Vitória. Quem frequenta esses espaços não leva para casa apenas um produto saudável e de qualidade, mas também tem a oportunidade de interagir diretamente com as famílias que produziram aquele alimento, criando um laço de credibilidade no processo de comercialização.

Produção

Atualmente, são produzidas em média três mil toneladas de orgânicos por mês no Espírito Santo. A produção de outras 10 mil toneladas está em fase de transição para o modelo orgânico. Entre os produtos que se destacam estão hortaliças em geral, frutas, produtos da agroindústria caseira, como pães, biscoitos, bolos, doces e geleias. Flores, plantas medicinais e temperos também são comercializados nos mais de 50 pontos de venda do Estado, entre supermercados, feiras livres e feiras especializadas. Pelo menos 40 municípios no Estado produzem orgânicos atualmente, 21 deles com produtores certificados.

Para impulsionar e desenvolver tecnologias voltadas à modalidade orgânica, o Incaper mantém uma Unidade de Referência em Agroecologia em Domingos Martins. Denominado “Desenvolvimento Integrado de Tecnologias e Indicadores Agroambientais para a Produção de Alimentos Orgânicos”, o projeto treinou mais de 500 produtores e recebeu a visita de mais de 4 mil pessoas ao longo de 25 anos de história. Em 2014, venceu o Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional, concedido pelo Ministério da Integração Nacional.

feira(Foto: SafraES)

Domingo é dia de feira. E com todo esse conforto e segurança, você não pode perder!

Leve saúde para casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.