quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Novo Império, escola vencedora do grupo A 2016

DSC01582

Após a apuração dos votos dos jurados do Grupo A, das escolas de samba do carnaval da Grande Vitória, que desfilaram na sexta-feira, o resultado deu a vitória a Novo Império, de Caratoira.

A Escola representou a África na avenida, com o enredo Sou Bantu, sou Kimbondo, sou Angola, sou Espírito Santo. Sou Quilombola! O que se viu foi uma África colorida, liberta, comprometida!

Mas o que você não sabe, e eu vou contar, é que a Novo Império é mesmo uma ESCOLA de samba, no sentido pedagógico da palavra.

Além de desnvolver o tema do enredo na avenida, como todas as outras escolas fazem, através de suas alas, essa Escola vai além. Recebe alunos de escolas de verdade, na sua quadra, e faz um trabalho com eles, interdisciplinar. São oficinas de percursão, de composição de samba-enredo, de samba no pé e muito mais.

DSC01551

Tive o prazer de participar de uma tarde “pedagógica”, na quadra da Novo Império, com os alunos da escola de EJA (Educação de Jovens e Adultos) em que trabalhei no ano anterior, em que desenvolvemos, juntos, o tema “africanidades”. Fizemos lá a culminância dos nossos estudos. Foi show! Integração total com o enredo da escola e com os integrantes que nos receberam carinhosamente.

Oa alunos amaram. A participação foi total. E a aprendizagem plena.

DSC01553

DSC01554

DSC01559

DSC01562

DSC01565

DSC01567

DSC01570

DSC01571

DSC01572

DSC01573

DSC01592

Resultado? Coincidência ou não, a Escola de Samba que resolveu investir no ser escola e privilegiou a Educação, descobriu um diferencial e tornou-se vencedora. Eu tomo isso, como um bom presságio.

Que sirva de exemplo! Fica a dica.

Parabéns, Novo Império!!! Em todos os sentidos.

Parte do meu coração agora é de vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.