sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Máscaras de Carnaval

Carnaval está aí! Aproveite a época e caia na folia. Ou caia no sofá.

Se for curtir a folia, escolha a máscara que mais combina com você (ou com as suas fantasias!):

As delicadas máscaras de Veneza…

máscaras de Veneza(Foto: Airam Lellis Menezes)

Ou as tradicionais máscaras encontradas no Mercadão de Madureira.

máscaras do Mercadão

O que importa é dar asas à imaginação e abrir as portas para a alegria!

Vista sua personagem, sem medo de ser feliz.

mascarado

 

Conheça a história das máscaras:

“No ocidente as máscaras começaram a ser utilizadas na Grécia Antiga, durante as festividades do deus Dionísio, que representa o vinho e a fertilidade. Nessas festas as pessoas usavam máscaras e acreditavam que Dionísio estava presente. Todos bebiam, cantavam e dançavam – dizem que foi assim que o carnaval surgiu.

As máscaras ficaram mais populares com o teatro. Muitas culturas da África, América Central e Oceano Pacífico usam as máscaras para fins religiosos. Algumas tribos indígenas usam em rituais de cura ou para espantar maus espíritos, por exemplo. Os materiais usados são diversos, como madeira, palha, pele de animais, tecidos, plumas etc.

Em Veneza, por volta do século XVIII, o uso de máscaras virou um hábito diário para homens e mulheres. Foi preciso uma lei para impedir as máscaras na rua, que cobriam os olhos e o nariz. Depois disso os venezianos passaram a usá-las apenas no carnaval, que durava um mês. Esse era o momento de transgressão – os mascarados festejavam e bebiam intensamente. Com capas e máscaras, ninguém podia dizer quem era quem, nem distinguir o sexo e a posição sexual das pessoas.

Hoje em dia as máscaras são usadas em festas, principalmente no carnaval e no halloween. Há também os bailes de máscaras, que geralmente são festas muito sofisticadas, como o Baile de Máscaras da Vogue. Atualmente as máscaras são feitas com os mais diversos materiais, como metais, brilhos, plumas, paetês, pedras e tecidos finos, como seda e renda.” (Fonte: Fashion Bubbles)

FELIZ CARNAVAL!!!

2 comentários:

  1. Oi dona Denise, a senhora pode me dizer que loja é essa que essas mascaras de latex estão?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Hero. Esta loja fica no Mercadão de Madureira, no Rio de Janeiro. Não sei bem qual é, porque a foto já tem alguns anos. Mas esse tipo de mercadoria tem sempre por lá. Abração e apareça sempre.

      Excluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.