sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

“Parábola do Sapo Fervido”

sapo na panela(Foto: Reprodução)

Nos últimos dias, tenho me recordado da Parábola do Sapo Fervido… Já ouviu falar? Vou contá-la para vocês.

“Conta a lenda que um sapo foi colocado em uma panela com a mesma água fria da sua lagoa e com o fogo aceso. A água aquecia gradativamente na panela e o sapo gostava daquela sensação e nem pensava em pular da panela; ficava ali paradinho, só curtindo.

O sapo não reagia ao gradual aumento da temperatura da água e o final todos já sabem. A água ferveu e o sapo morreu ali mesmo, dentro da panela.

Entretanto, ao pegar outro sapo da mesma lagoa e escaldá-lo, ou seja, jogá-lo na panela já com a água da lagoa fervida, ele reagiu imediatamente, saltando para fora da panela e, dessa forma, preservando sua vida, apesar de algumas queimaduras causadas pelo breve contato com a água fervida.”

Não precisamos nos esforçar muito para entendermos a moral desta historinha, pois ela é bem simples! Mas, ao mesmo tempo, profundamente sábia.

Quando estamos envolvidos no problema, não enxergamos nada, muito menos, a solução. O problema vai nos consumindo, sem que percebamos. Quando nos damos conta… já é tarde demais!

Porém quando estamos vendo o problema de fora, percemos mais claramente seus contornos e gravidade: reagimos!

Difícil é quando o sapo que está de fora tenta mostrar para os sapos que estão lá dentro da panela, que a água está esquentando e a morte será certa!

Difícil. Muito difícil.

Afinal sapos de fora não fazem milagres…

(A Parábola do Sapo Fervido é de autoria desconhecida.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.