terça-feira, 27 de agosto de 2013

O Sabor da Vida

xícara de chá

Acontece algumas vezes que não achamos bom o chá. Descobre-se a causa quando se chega ao fundo da xícara: era o açúcar! Não estava faltando, mas estava no fundo. Teria sido necessário mexer.

Talvez o que esteja faltando à nossa vida tenha ficado no fundo. Nossa vida talvez não tenha sabor porque não temos a coragem de ir ao fundo das coisas ou porque não queremos. Fazemos caretas como ao tomar chá sem açúcar.

Precisamos fazer o esforço de mexer a vida, de tocar nos segredos de Deus em nós.

Já tenho escutado muitas reclamações a respeito da vida rotineira que levam. Pessoas que consideram enfadonho seu dia a dia. Pergunto o que já fizeram para mudar essa situação.

Realmente, quando chegamos à conclusão que falta objetivo à nossa vida, penso que é chegado o momento de abrirmos o leque de opções que ela nos oferece, procurando outro caminho mais condizente com o que realmente pensamos ou queremos.

Se, por exemplo, você for um músico frustrado, executando alguma função burocrática, e essa situação o estiver incomodando, veja se conseguirá continuar sobrevivendo sem realizar seu sonho... Se é realmente um músico competente que ainda não teve chance na vida. Se for esse o caso, vá à luta, tente realizar.

Se der certo, ótimo, você conseguiu sair do marasmo, mostrou ser realmente um músico de talento e que estava perdendo tempo. Foi bom ter "mexido na vida".

Se, contudo, não der certo... Bem, pelo menos você tentou, e ficou sabendo que seu sonho era utópico, que você não era um músico de talento, e vai precisar reencontrar um rumo para sua vida. Mas pelo menos você tentou. Não ficou apenas lamentando sua vocação frustrada. Não deu certo, porque a música era apenas um sonho, não seu real talento.

O importante, no caso, é não se acomodar a uma situação que começa a incomodar. Temos uma obrigação conosco de, pelo menos, tentar atingir a felicidade. Uma das maneiras de conseguir é "mexer a vida", quando começamos a achá-la insossa. É procurar o açúcar que está no fundo da xícara de chá.

Claro, tais atitudes revolucionárias devem ser bem analisadas, principalmente, se houver outras pessoas envolvidas.

Ponderação e bom senso é o segredo. E uma boa dose de audácia. Não é fácil trilhar-se um caminho novo.

xícara de café

Prefiro pensar a vida como uma xícara de café: quente, forte, revigorante. Com açúcar, sempre.  Mexer e… deliciar-se!

Que a nossa vida seja recheada de prazeres como este! E que não nos falte coragem para arriscarmos a sermos mais felizes! Vale a pena.

As vezes é apenas uma questão de escolha...

dois lados da vida

Mais simples do que pensamos…

2 comentários:

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.