domingo, 11 de agosto de 2013

O que é ser PAI

pai e filho

Conversa de meninas. Cada uma deitada na sua cama, altas horas da noite. O papo era sobre quando nos tornamos “mocinhas”. Cada uma contava como foi o impactante momento de ver sangue na calcinha, pela primeira vez…

Contar a minha história, tão banal para a época, em que as meninas não eram esclarecidas, nem preparadas, para o tal grandioso evento não foi o que mais me marcou naquela noite. Mas, sim, o relato da minha prima Celinha.

Não lembro bem quais as palavras que ela usou, mas o que ela disse, nunca esqueci. Celinha relatou que, ao ficar mocinha, correu para o quarto e avisou o pai. Contou para ele e recebeu as devidas orientações.

Fiquei pasma. Nunca imaginei um relacionamento entre pai e filha que pressupusesse tamanha intimidade! Pai no lugar, natural, da mãe…

Naquele dia compreendi o que era ser pai, de verdade! Como meu pai morreu muito cedo, não pude aprender todas as lições com ele. Mas meu Tio Wilson ensinou-a, indiretamente, para mim.

PAI3

Pai é isso: ser cúmplice, parceiro, presente, orientador. Pai é estar de plantão e pronto para a luta!

É modelo, atitude, consolo, entusiasmo. Pai é estar ao lado, firme, acolhedor. (Ainda que não lhe faltem inseguranças e medos e humanidades…)

Pai é, por força da sua importância, o SUPERHOMEM de cada filho!!! (E ele não pode perder esse papel de vista, nem por um momento, quem dirá por uma vida toda, como alguns!…

Feliz Dia dos Pais, Tio Wilson! Feliz Dia dos Pais para todos os outros que, também, já viraram estrelinhas no céu!!! Para muitos filhos, hoje é o dia da saudade…Tio Wilson

Feliz Dia dos Pais para os que assumiram o seu papel e o desempenharam belissimamente! Pais de sangue e pais por adoção!

Feliz Dia dos Pais para as mães guerreiras que foram pais de seus filhos, assumindo os dois papéis! E para os avôs-pais, tio-pais, padrastos-pais…

Desejo a todos vocês, saúde e força para continuar a luta, afinal, pais são para sempre.

Nem a morte separa!

dia dos pais

(Denisinha e Luiz Carlos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.