segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

“Tu te tornas eternamente…” Nada!

Cazuza

A Raposinha bem que avisou ao Pequeno Príncipe:

- Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas…

Quase todo mundo conhece esse pedacinho do livro infantil, recheado de mensagens de vida seríssimas. Mas, na verdade mesmo, pouca gente, na vida real, assume a responsabilidade pelo que cativou! Ou por quem cativou.

As pessoas saem por aí cativando-se. A carência está geral. Logo todos se apegam e criam laços. Em pouco tempo, nos tornamos “amigos de infância”.

E nos relacionamentos amorosos, então? As pessoas “ficam”. Se curtem, criam intimidade e se vão. Praticamente se descartam…

- Ei. Estou entrando na sua vida, ? Vamos ser felizes para sempre, até semana que vem. Ou antes, se você preferir.

Daí a gente faz tudo rapidamente. Conta a vida toda em três minutos, fala dos gostos e pula alguns defeitos desnecessários. Dá uma empurrada com a barriga. Toca a relação pra frente. Afinal, o cronômetro está marcando…

Mas, sem você perceber, nessa brincadeira perigosa, pode se dar o “cativar”, da Raposinha. Quando você se dá conta, já cativou ou já está cativado. Danou-se! Fugiu ao controle.

E aí, meus amigos, onde fica a responsabilidade pelos “nossos atos”? Quem é o primeiro a correr dela? Quem ficou para trás é quem vai sofrer… O que fazer quando alguém está apaixonado por nós, após ter sido cativado pela gente mesmo???

Tenho percebido que fugir está virando regra. E o que é diferente está virando exceção. O que estão fazendo com o Amor?!?

Pois eu quero amar sem limites e, assim, ser amada! Não precisa ser príncipe. Pode mesmo ser sapo. Apenas precisa ter coração e dignidade. Quero amar na confiança de não ser descartada, após uma semana de uso. Ou sete anos.

Será que o que eu quero já entrou em extinção?

namoro

10 comentários:

  1. E quando se cativa em 2 ou dias?! será pode dar certo?
    PS.: Adorei o texto rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que fará dar certo são os dois envolvidos... Coração & caráter. Sentimento & responsabilidade. Pessoas não são descartáveis. Dois dias pode sim ser o começo de uma linda história de amor!

      Excluir
  2. Otimo texto, Ainda penso que não devemos atrelar toda nossa felicidade a uma pessoa, mas cativar e ser cativado e estar disposto ou nao a ir em frente até quando durar 2 ou 3 semanas, ou anos, ou seculo... depende do que se vive entre estes dois cativados ou cativadores. alguns cativam outros sao cativados a ordem nao se obdece uma logica... ja estive nos dois lados da corda. rssrsrsr é uma coisa da condiçao humana... pode ser q eu seja mais cativador que cativado... rsrssrsrsrsr.

    bjos adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está mais para caçador do que para caçado... Isso sim! Hahahaha...

      Excluir
  3. Não prima...com certeza não entrou em extinção....Vc só ainda não encontrou a sua metadinha...bjs

    ResponderExcluir
  4. Preciso começar a visitar aqui com mais frequência.

    Vou, com dois pés atrás e uma dorzinha no coração deixar um pequeno príncipe partir. Ou, por que não visitar outros mundos e cativar minha própria raposa, não sem antes me certificar do que quero!?

    ResponderExcluir
  5. O que vc quer com certeza não está em extinção...muitas pessoas com as quais convivo também querem isto...sugiro que você assista a entrevista que Sarah Sheeva deu no De frente com Gabi que vc verá que muitas pessoas estão buscando isto...e não somos Ets por pensarmos assim...ela publicou um livro sobre isto que ainda não li, mas pretendo ler...se não me engano o título é: Defraudação Emocional"...muito bom este assunto...precisamos resgatar o amor verdadeiro e o respeito e responsabilidade com os sentimentos dos outros...Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que existe uma corrente que pensa como eu! Também vou ler esse livro. Assim a gente se sente mais reconfortada. Beijo e obrigada.

      Excluir
  6. Lindo texto Denise. Quem preparou o coração, durante toda uma vida, para algo eterno sofre demais com a onda atual.

    Parabéns pela reflexão!

    "Vem e me diz o que aconteceu
    Faz de conta que passou
    Quem inventou o amor?
    Me explica por favor
    Daqui vejo seu descanso
    Perto do seu travesseiro
    Depois quero ver se acerto
    Dos dois quem acorda primeiro
    Quem inventou o amor?
    Me explica por favor"

    RR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dimitri, o que me acalenta são pessoas que, como você, entendem o meu coração! Lindo poema. Apareça sempre. Haverá sempre conversa entre nós!

      Excluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.