Leci Brandão pertence, como eu, ao PCdoB. É como dizem por aí: lugar de mulher é na política e onde mais ela quiser estar!
Leci, além de grande compositora e uma das mais importantes intérpretes de samba, é camarada atuante no partido, em São Paulo, sendo eleita Deputada Estadual. Seu trabalho dá ênfase à igualdade racial, combate ao racismo e a inclusão do samba, na política cultural do estado.
Neste ano, a vida de Leci Brandão será o enredo da escola de samba Acadêmicos do Tatuapé, do Grupo de Acesso, de São Paulo. E, ainda, estará na avenida, à convite da Vai-Vai, que neste ano homenageará as mulheres, com o enredo “Mulheres que brilham: a força feminina no progresso social e cultural do país”.
Estamos muito orgulhosos pelas justas homenagens que serão prestadas à nossa camarada e parceira.
Veja o que ela diz:
“Ter sua história de vida retratada em um desfile de escola de samba é, em minha opinião, uma das maiores honrarias que uma pessoa pode receber, pois as escolas de samba, apesar das transformações, ainda são espaços de expressão da cultura feita pelo povo. Não bastasse isso, o convite feito a mim pelo presidente Roberto Munhoz, pelo diretor de Carnaval Erivelto Coelho e pelo carnavalesco Mauro Xuxa me encheu de orgulho, pois o desfile deste ano marca o aniversário de 60 anos de fundação da Acadêmicos do Tatuapé.
Igualmente honrada fiquei com o convite feito pela Vai-Vai. Uma das mais tradicionais de São Paulo, a escola vai novamente falar sobre superação, força e garra. Depois da homenagem ao talentosíssimo maestro João Carlos Martins, a escola elegeu a força feminina como tema de seu Carnaval deste ano. A escolha não poderia ter sido mais oportuna, pois vivemos um momento em que as mulheres estão ocupando seu merecido espaço na sociedade. O maior exemplo disso foi a eleição de nossa presidenta Dilma Rousseff.
Eu terei a honra de desfilar ao lado de Maria da Penha, mulher destemida, que é um exemplo de perseverança e superação. Também terei a alegria de dividir a passarela com Dona Guga, do Morro da Casa Verde, que vai simbolizar Tia Ciata e as grandes dirigentes dos diversos Carnavais feitos em todo o Brasil.
Mas o que realmente enche minha alma de alegria é ver uma grande escola como a Vai-Vai homenagear as milhões de mulheres brasileiras que _ como dizia o saudoso Gonzaguinha em uma de suas músicas, “seguram a batida da vida o ano inteiro”.
Mais uma vez o Carnaval e os desfiles das escolas de samba mostram que podem ser veículos de ideias transformadoras, de beleza, de poesia e uma forma de reconhecer a história de vida de gente que faz a diferença.
Bom Carnaval!” (http://www.vermelho.org.br)
Me sinto homenageada, na presença de Leci, pela escola de samba Vai-Vai! Afinal, sou mulher, atuante, trabalhadora, guerreira.
Essa homenagem também serve para você! É a nossa vez!!!
Conheça o samba!
Agora é só cantar! E, sempre, ser feliz!…
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.