quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Homenagem pelo Dia dos Professores, na PMV

DSC08202

Ninguém deve exercer a sua profissão esperando o reconhecimento de terceiros. Deve dar o seu melhor, com dedicação e empenho, por ética, por competência e por respeito próprio. Pois foi assim que eu trabalhei e ainda trabalho na Educação, por mais de trinta e quatro anos!

É claro que eu não agrado todo mundo. Ninguém consegue! E eu nem tento. Como eu disse, trabalho por uma Educação de qualidade, dia após dia, ali, no miudinho, na base, onde ela realmente acontece.

Se fosse organizar o meu currículo, teria de tudo um pouco: passagem pela Educação Infantil, como professora e pedagoga; anos a fio como professora dos anos iniciais, do Ensino Fundamental Regular, e como pedagoga, dos anos finais; e muitos anos, também, como pedagoga, da Educação de Jovens e Adultos. Ufa! É muita história pra contar…

Com um currículo deste, pelo menos, merecia ser vista ou ouvida, pois sempre há algo para acrescentar, para trocar… Entretanto, nem sempre é assim. Muitas vezes ainda passo invisível para alguns arrogantes do saber. Eles também existem no Magistério! Infelizmente…

Dentro da categoria, existe a disputa entre os que acumularam experiência, vivenciando a prática e os que apenas aprenderam nos bancos da universidade, cheios de citações e palavrórios… Uma lástima! Ambos lucrariam se encontrassem sua intercessão. Eles se completam!

Amanhã é o Dia dos Professores e nós, que trabalhamos nas escolas, teremos o dia livre. Portanto, hoje, foi dia de homenagens em muitas unidades de ensino.

Nas escolas em que trabalho, as equipes pedagógicas lembraram da categoria, com carinho… Jamais deixaríamos passar em branco a data. Mas, hoje, no final da tarde será o meu momento especial.

Representarei meus colegas do Magistério de Vitória, ao ser homenageada pelo Prefeito Luciano Rezende. Eu e outros professores fomos selecionados por membros da Secretaria de Educação. Desde já, agradeço emocionada pela homenagem.

Não é todo dia que terceiros, quartos, quintos… reconhecem o nosso trabalho! Nunca foi este o meu objetivo principal, mas é gratificante saber que repercutiu tão longe e positivamente a minha ação pedagógica.

Obrigada, Vitória, pela oportunidade de ter aprendido tanto com vocês, enquanto eu ensinava!

DSC08205

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.