quinta-feira, 17 de março de 2011

Lagartixas.

Nomes científicos: Rhacodactylus leachianus, Gekko gecko, Gekko smithi, Uroplatus fimbriatus e Saltuarius cornutus.
Classe: Reptilia.
Ordem: Squamata.
Família: Gekkonidae.
Habitat: Áreas florestais.
Hábitos: Dependendo de cada espécie, pode ser diurno ou noturno.
Nome comum: LAGARTIXA.

Características: As lagartixas têm facilidade para subir em qualquer lugar. Isso porque elas possuem uma espécie de pequenas lâminas, cobertas por pêlos microscópicos, em forma de ganchos, e são esses pêlos que permitem a esses animais escalarem muros, vidros de janelas e andar pelo teto de cabeça para baixo. É comum que as lagartixas se instalem em nossas casas, mas isso é bom, pois se alimentam de insetos daninhos, como as traças e mosquitos. São animais frágeis, de coloração bege clara e olhos escuros. A reprodução é ovípara. Geralmente, as fêmeas põe entre 1 ou 2 ovos e guardam em cascas de árvores ou fendas em pedras. Existem mais de 400 espécies de lagartixas nas regiões quentes do mundo.

lagartixa

Agora que sabemos tudo sobre a lagartixa, alguém aí pode me dizer por que tem tanta gente com medo desse bichinho tão bonitinho? Mais que medo: fobia mesmo!

É uma pena.  Ela não é suja como a formiga ou a barata. Não transmite doença. Não morde. Come mosquitos, traças e aranhas, limpando a nossa casa. Ou seja, ela é um bichinho do bem.

Tratamentos psicológicos são recomendados, nos casos de fobia. Mas racionalizar a coisa pode ajudar. Encarar seus medos. Buscar a fonte deles. Superá-los. Com certeza, quem passa por isso é capaz de tentar.

Certa vez, a Luiza apareceu no box, do meu banheiro. Ela era uma lagartixa claríssima, praticamente transparente. Ficou morando conosco por um bom tempo. A família toda aprendeu a conviver com ela. No início achamos que seria uma rápida visita, mas ela foi ficando, ficando… Até que um dia ela sumiu. Deixou lembranças e saudades. Até hoje falamos sobre ela (com carinho!).

A verdade é que lagartixas são esquisitas. E a gente tem o hábito de torcer o nariz para o que não tem o padrão convencional. Talvez, se a gente se abrisse mais para as diferenças, vencesse determinados preconceitos, a gente fosse mais feliz… Pelo menos, sofreríamos menos! E as lagartixas seriam mais bem-vindas.

“No fundo, sabemos que o outro lado de todo o medo é a liberdade.”

(Marilyn Ferguson)

4 comentários:

  1. Você está louca! Olhe para esse bicho, que coisa asquerosa! Tenho trauma e OJERIZA a esses rastejantes imundos. Se tiver uma dessas morando no meu banheiro, fico sem tomar banho ou vou tomar banho na casa de outra pessoa. Se vir uma no meu quarto, não durmo lá. Espirro insecticida de cima a baixo, deixo a janela aberta para que ela vá embora e no dia seguinte certifico-me de limpar o quarto todo. Cheguei a arranjar um gato para me ajudar a me livrar delas. Não estou nem aí se comem mosquitos ou whatever, quero-as bem longe de mim ou mortas.

    ResponderExcluir
  2. quye ratarda se fosse sua mãe se ia ver animal akkk''

    ResponderExcluir
  3. Oi Denise, muito legal sua experiencia com a Luiza, sinceramente qualquer bicho que me livre de baratas e aleluias ( cupins) não podem ser más. Tenho uma no meu apto. que não me faz mal nenhum. Claro que nao quero ela dormindo na minha cama, mas tentamos na medida do possivel chegar a uma convivencia pacifica com meu dragaozinho de estimação. Legal seu post. Até que enfim, não sou a unica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vinda, Márcia. Você não é a única, não. Aliás, uma coisa que este meu blog me mostrou é que eu não sou a única em nada. Tem gente que sempre se identifica comigo!!! Hahaha... Abração. E apareça sempre.

      Excluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.