domingo, 20 de março de 2011

Alergia à água fria.

alergiafrio

Você já ouviu falar que água fria pode causar alergia? Pois é verdade. E eu sou um exemplo desse raro tipo alérgico.

Hoje tive uma crise intensa! Nos fins de semana, sou dona de casa. Preciso lavar dois banheiros, cozinha e área de serviço. Pronto! Lá vou eu para a crise alérgica. Inevitável. Só não acontece no verão, com a água da caixa d’água mais quentinha.

No início, umas pinicadas nas canelas. Depois a coisa vai complicando até coçar e arder as duas pernas inteiras. Desesperador. Hoje precisei pedir ajuda ao meu filho Gustavo, com gesso no braço. Foi ele quem secou a cozinha para mim. Não consegui. Pensei que ia desmaiar!

Quando lavo a cabeça, sinto mal estar com os filetes d’água escorrendo pelas costas. O que pode parecer uma delícia para alguns, para mim é um verdadeiro suplício. Uso o secador!

Se pegar chuva é uma tragédia. Cada pingo no braço vira uma manchinha vermelha. E coça!…

Compressa de gelo nem pensar. Piora a dor. Insuportável.

Resumindo, a tal alergia é mesmo infernal. Como pode uma dona de casa ter desenvolvido uma doença assim?

Descobri que não é bem à água fria, que sou alérgica, mas à baixa temperatura. Chama-se urticária ao frio e causa coceira intensa.

A saída para a crise é tomar um remedinho e aquecer o corpo. Depois vem a moleza que o anti-alérgico traz… Agora mesmo, estou molinha, molinha…

"A maior riqueza é a saúde."

(Ralph Waldo Emerson)

52 comentários:

  1. Denisa,

    Sofro desse mesmo mal.
    é horrível mesmo, sei o que vocÊ sente...

    ResponderExcluir
  2. Também sofro dessa alergia...é horrivel mesmo e desde pequena. Por anos parecia que havia sumido.Do nada reapareceu em uma viagem que fiz para o paraná onde passei muito frio. Já tive até convulsão ao entrar no mar pela aguá fria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorava surfa. Moro na praia e estava sempre no mar. Mas um dia a água estava gelada ao extremo tipo de geladeira. Quando sai da água estava todo impolado,e sentido um mal estar , sensação de desmaio. Fui p casa mt rápido , foi o tempo de chegar eu desmaia e abri o queixo na cabeceira da cama. Aparti daí não entrei mais no mar.

      Excluir
  3. tbm tenho essa alergia horrivel ;x

    ResponderExcluir
  4. Eu também tenho e é um saco. Não é a substâncias contidas na água pois ela manifesta com mais intensidade em minhas pernas próximo ao tornozelo, nos braços altura dos pulsos, mão entre os dedos e nádegas (?). Pode? Quando me assento em um banco de pedra como esses de ardósia ou granitina em épocas frias, minhas nádegas sofres terrivelmente da coceira. É terrível.

    ResponderExcluir
  5. Meu filho tinha uns 10 anos fomos em um banho ele demorou muito na àgua quando saiu eu não o conheci todo empolado e inchadohoje ele tem 27 anos começou a coceira não pode nem tomar àgua gelada que a garganta quer coçar e fechar e nele a pele endurece os dedos das mãos ficam duros e a palma me ajudem com um comentário o que devo fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliete, minha alergia a água fria melhorou com o tempo, mas não passou. Se o dia está quente e a água quentinha, eu não tenho nada. Se o dia está mais frio, eu não posso nem lavar a cozinha, o banheiro, nada disso. Até o banho com água quente me incomoda pois, ao sair do banho, a água esfria e fica úmida na pele, provocando coceira. É desesperador! O que eu faço é evitar a crise, evitando a água fria. E, em crise, tomo antialérgico, passado pelo médico. No meu caso, não percebo cura... Aprendi a viver com isso. O melhor para o seu filho é evitar o que causa a alergia. E ir no médico, é claro. Só resta o conforto de sabermos que não estamos sós. Têm muita gente assim. Abração para vocês dois.

      Excluir
  6. Nossa, o bom da internet é que ela aproxima as pessoas não é?! Desde menino sofro com isso, e quando digo as pessoas tiram sarro. Entrar em piscina fria é um tormento. Me lembro de sempre entrar em piscina fria e sair todo cheio de vergões enormes e avermelhados na barriga, rosto, corpo inteiro.Principalmente quando era menos. É a mesma reação quando a gente mexe com gelo, as mãos perdem a sensibilidade e vão inchando. E não apenas em água fria, se tiver num lugar com baixa temperatura também acontece a reação. Uma vez eu trabalhei em uma empresa que tinha câmara frigorífica, e me obrigaram a entrar nela para olhar o estoque. Mesmo eu advertindo que não ia dar certo, eles não acreditaram. Não deu cinco minutos lá dentro, e eu estava todo deformado, a coisa mais horrível do mundo. Foi tenso. Fico imaginando se uma hora eu viajar pra algum lugar que tem neve, que a temperatura esteja muito baixa, o que não vai ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samarone, definitivamente você não está só! Olha quanta gente comentou aqui no blog (e no meu face) afirmando sofrer desse mesmo mal. Eu, por exemplo, estou atacada. Todo sábado é dia de ter crise alérgica. Sabe por quê? É dia de faxina doméstica. E como não tempo empregada, sou eu mesma quem mexo na água para o serviço da casa. Resultado... Nem precisa dizer. Preciso tomar antialérgico urgente!!! Enfim, esta é a nossa cruz. Existem outras piores, acredite. Um abraço grande da companheira de infortúnio. Apareça sempre!

      Excluir
    2. Pois é, realmente é mais "comum" do que eu imaginava. Obrigado pela atenção. Abç

      Excluir
    3. Pois é, realmente é mais "comum" do que eu imaginava. Obrigado pela atenção. Abç

      Excluir
  7. Olá,
    Meu marido sofre com algo parecido.Tudo começou quando iamos as praias do RJ, achavamos que era alergia ao sal. mas depois, tomando sacolé (chup-chup, geladinho) a boca dele começou a empolar, sábado ele foi lavar a louça e ficou todo vermelho. O seu ainda é mais grave. mesmo assim vamos procurar um alergista. Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola.tenho os ,mesmos sintomas dele.minha boco incha com sacole,não possa lavar louça sem luvar,,,me deu ataque de convulsão e pressão baixa por 2 vezes na praia e nem pensar chuva.

      Excluir
  8. Olá,
    Meu marido sofre com algo parecido.Tudo começou quando iamos as praias do RJ, achavamos que era alergia ao sal. mas depois, tomando sacolé (chup-chup, geladinho) a boca dele começou a empolar, sábado ele foi lavar a louça e ficou todo vermelho. O seu ainda é mais grave. mesmo assim vamos procurar um alergista. Bjus

    ResponderExcluir
  9. Comecei a sentir isso quando cheguei no Rio também...
    Estava pesquisado a respeito do mesmo e encontrei vcs...
    Obrigado por compartilharem esses assuntos ao blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Jacob. Quando eu escrevi o post, eu não tinha ideia que tantas pessoas sofriam do mesmo mal que eu! Está sendo uma surpresa para mim, que até mais de dois anos depois da postagem, muita gente ainda a encontra e faz o seu testemunho, como você fez. Já estou pensando em continuar o assunto... Abração e apareça sempre.

      Excluir
  10. estou passando por isso agora acho que criei uma sensibilidade a agua ou ao cloro se vou mexer com água tem q ser de luvas :( já coloquei filtro até no chuveiro e nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu comecei com o problema, também achei que fosse o cloro. Fiz exame específico para cloro, mas deu negativo. O meu problema é a água fria. Tomo banho quente, não sinto nada, mas quando me seco, e ainda fico úmida, aquela água que não saiu da pele começa a coçar desesperadamente... Mas isso acontece quando o tempo está frio também. Ou seja, um tormento. Costumo secar as partes do corpo com o secador de cabelo. Melhora. Um abraço e aguarde que vou postar outro texto sobre o assunto. Abração.

      Excluir
  11. ai dotoura tambem sofro dessa alergia desde os 10 anos ,nao posso ir a praia,piscina e tambem nem posso lavar a loça,ou quintal , e uma dor infernal ainda mas eu que esse ano completei 13 anos!e vou levar isso a minha vida toda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, querida. Não sou médica. Sou sofredora, como você desta alergia horrorosa. Não fique tão triste. Você não está sozinha. Somos muitos! E, acredite, nada é para sempre! Ainda mais se tratando de alergia. Tenha fé. Quem sabe um dia passe ou melhore, não é? Um beijinho pra você.

      Excluir
  12. Eu só fico com muita coceira, quando eu tomo banho e saio sem me agasalhar, se eu sair do banho e colocar shorte e blusinha daí eu quase morro de tanto me coçar! tudo fica pinicando, de uma parte a outra do corpo!

    ResponderExcluir
  13. Eu também estou com isso.

    ResponderExcluir
  14. Acho que tbm sofro desse mal....quando vou
    Tomar bamho ou fazer algo com a água fria ..mimha mão ficar em colhida...quando serco minha mão comerça a dispelar....toda vez ficar assim....

    ResponderExcluir
  15. ola sou joyce e sofro muito com essa alergia , minhas pernas cosam tanto que sangra,ja fui num alergista mais ele disse que não podia fazer nada acreditam , então por favor se alguem poder me passar o nome do antialergico pra mim eu agradeço de coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Joyce. Não posso passar nome de antialérgico, porque não sou médica. Mas existe sim, antialérgico específico para prurido (coceira). Converse com outro alergista. Eu fiz um tratamento longo. A gente sai da crise, mas a alergia não passa não. Precisamos é evitar o que nos causa esse mal: ou seja, a água fria sobre a pele. Abraço.

      Excluir
  16. SOFRO COM ISSO DESDE MUITO NOVA, HOJE PASSEI PELA PIOR CRISE DE MINHA VIDA!
    ENTREI NA PISCINA E SAÍ TODA INCHADA, TOMEI ANTIALÉRGICOS E FUI ME AGASALHAR, TIVE HIPOTENSÃO E DORES MUITO FORTES DE CABEÇA!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é fácil. Sei bem o que você passou. Quando a alergia vem com tudo, fico com dificuldade até de respirar... Também tentei a piscina com água aquecida, semana passada, mas não adiantou. Fiquei coçando três dias, mesmo tomando antialérgico. Que "sorte" a nossa, né?!!! Tamos juntos nessa. Abração.

      Excluir
  17. Pois é... A alergia à água fria é muito mais comum do que poderia imaginar. Quando escrevi este post, pensei apenas em compartilhar o que se passava comigo. Algo estranho, pensava eu. Mas não! Pelos comentários, comecei a perceber que muita gente sofre desse mal. Assim como vocês, continuo com o problema. Preciso tomar antialérgicos, vez ou outra. Tentei fazer hidroginástica em piscina aquecida, mas não adiantou. Ao sair, a água da pele esfria e a alergia vêm com força. Em breve, escreverei outro post sobre o assunto. Aguardem. Iremos trocar experiências e algumas dicas. Abraço a todos e todas.

    ResponderExcluir
  18. Nossa, também tenho a mesma coisa , quando e frio meu Deus, já até imagino, tomar banho em tempo frio pior ainda. o vento , é pior ainda. mais e pernas braços, acho que por ser um lugar que fica com poucas vestimentas.

    ResponderExcluir
  19. eu tenho Está alergia a uns 2 anos e eu fui ao medico, e so passa a crise na hora que eu tomo anti alérgico único mal e o sono, da para controlar, não tomo nem remédio no calor só no frio . o anti alérgico se chama:diclodrato de cetirizina .


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tabem sofro com esta alergia.o pior que ate no sovete que eu tomo acontece isto...da um encomodo uma coseira na garganta que ate o ar fico com dificuldade de respirar.agua gelada nem pensar.

      Excluir
  20. Domingo fez sol, inventei de dar um mergulho no mar, pois moro no litoral paranaense, a água estava gelada, fiquei todo empolado, com manchas vermelhas e em alto relevo por todo o corpo, coçavam demais, e até hoje não consigo ter contato com agua fria que minha pele fica irritada!!

    ResponderExcluir
  21. Nossa estou passando por isso, muitos achando que era frescura minha. Ate agua de chuva ontem me deixou toda empolada.

    ResponderExcluir
  22. Fico confortado em saber que não sou eu apenas que sofro desse mal, as pessoas acham que é frescura, mas não é, sofro com isso a 30 anos, no inverno e no verão.

    ResponderExcluir
  23. Nossa....já estava ficando desesperada! Pois nunca tinha escutado coisas do tipo, até que de 10 dias pra cá, estou tendo reações esquisitas quando mexo na água fria. Nos primeiros dias, achei que era por causa do detergente, troquei a marca e nada, usei sabão em barra e nada, usei luvas porque achei que era dos produtos e mesmo assim minhas mãos encheram de bolinhas vermelhas e coceiras,além de um leve inchaço. O problema ficou mais esquisito quando estava tomando sorvete de massa e meus lábios começaram a formigar e coçar, e minha garganta com uma espécie de bola por dentro...um terror!!!
    . Mas o pior mesmo, foi quando peguei no pote de sorvete. Minhas mãos começaram a inchar como se fossem explodir as pontas dos dedos, que ficaram duras como pedras e sem sensibilidade alguma. Nunca vi isso na vida, e estou apavorada, pois sou dona de casa,meu esposo trabalha e meus filhos são pequenos. Realmente não sei o que faço, e pra completar, meu corpo todo está ficando empolado caso eu mexa na água fria. Porque isso está acontecendo? Por ser problema de circulação????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi, só o médico pode diagnosticar seu mal corretamente, mas pelo que você pode ler aqui, muita gente sente coisas parecidas, de fundo alérgico. Parece que o que nos aflige é o frio. No meu caso, especificamente, a água fria + o frio. Cuide-se. É urgente. Enquanto isso, evite os gelados. Boa sorte. E nos dê retorno.

      Excluir
  24. Eu tb tenho isso..... e é muito chato.

    ResponderExcluir
  25. Eu tenho um sintoma como esse se eu chupar um picole e cortar frango ou colocar a mão ou tomar banho frio eu comesso a se coçar e minhas mãos inchão e coça doi tido ao mesmo tempo.oque é isso

    ResponderExcluir
  26. Esse problema me persegue a muitos anos. Realmente tem épocas do ano que a coisa fica quase que diária, sempre em épocas frias do ano. Mesmo o banho quente, quando a pele esfria a coceira nas pernas e nos braços fica terrível, tento evitar antialérgico, tento aquecer a pele me enrolando no cobertor e as vezes volto pro banho quente que alivia. O suor em dias frios tbm é fatal. Praia ou piscina em dias nublados nem pensar. Ficar molhado da chuva é crise na certa.

    ResponderExcluir
  27. Eu sou assim .até respirar um ar gelado meus ouvidos dóem .não suporto o outono muito menos o inverno .viro prisioneira quando e tempo frio.

    ResponderExcluir
  28. Olá, essa coisa de ser alérgica a água fria é novidade na minha vida! Cresci em uma casa com piscina e moro em uma região em que o inverno chega 7°C de sensação térmica. No último inverno após lavar umas peças de roupa na mão comecei a sentir uma coceira desesperadora nas mãos e braços, pensei que poderia ser do sabão... Enfim agora com o verão fui duas vezes a cachoeira e senti essa coceira insuportável e no corpo inteiro. Confesso que estou um pouco assustada pois é algo novo em minha vida. E foi ótimo ler os depoimentos de todos vocês.

    ResponderExcluir
  29. Descobri quando eu entrei na praia com a temperetura da água mais baixas que vi.
    Na primeira vez demorei 10 minutos na água, não cheguei a mergulhar, voltei todo empolado, as mãos e pés inchados, tive que tirar até minha aliança, estranhei o fato, mas não me atentei muito, pois sou acostumado a frequentsr praia, piscina e gosto de banho gelado.
    Me senti sonolento, sentei na cadeira, coloquei uma blusa e simolosmente dormi. Acordei melhor,e reaolvi ir na água novamente, depois de uns 5 minutos e alguns mergulhos, senti minhas pernas pinicando novamente e resolvi sair da água, depois de alguns minutos me snti muito mal, dificuldade pra pixar o ar, e do nada apaguei, minha esposa disse que tive convulsão, acordei com ela gritando pra me acordar e alguns amigos edesconhecidos em minha volta me acudindo, depois de mais 10 minutos, tentei ir embora andando para ir ao médico, depois de subir alguns degrais ( A Prainha, em Arraial do Cabo-RJ, só tem aceso por uma imensa escada) apavuei bovamente, dessa vez bem pior, durante a convulsão, tentei vomitar e me urinei todo, novamente minha esposa e amigos e uma multidão de deacomhecidos me socorreram, fui levado pelas escadas por um amigo e desconhecido, cheguei ao hospital, tomei injeção anti alérgica e remédio para convulsão.
    Isso nunca tinha acontecido comigo em toda a minha vida, vou fazer alguns exames mais específicos para ter a dimensão do problema!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve ter lido nos comentários acima que você não está só. O que varia são os graus com que sentimos a alergia... Sinta-se acolhido. Você não está sozinho. Com o tempo, você vai descobrindo como ela se manifesta, o que melhora, o que piora. Fica mais fácil controlá-la. Abraço forte e boa sorte.

      Excluir
  30. DESCOBRI RECENTEMENTE QUE TENHO ALERGIA A ÁGUA GELADA, FUI NA PRAIA E A ÁGUA ESTAVA MUITO GELADA, MEU CORPO TREMIA E MINHAS MÃOS INCHARAM NA HORA, DEPOIS VEIO UMA ARDÊNCIA MUITO GRANDE NA PONTA DOS DEDOS E NA PALMA DA MÃO, DEPOIS QUE ELA PASSA FICA UMA SENSAÇÃO DE QUE MINHAS MÃOS ESTÃO PEGANDO FOGO E UM INCHAÇO MUITO GRANDE. NEM LATINHA DE REFRIGERANTE EU CONSIGO SEGURAR POR MUITO TEMPO. SÓ ACONTECE COM ÁGUA GELADA, ÁGUA FRIA NÃO ACONTECE NADA. COM O TEMPO ELA DESINCHA, MÁS TO EVITANDO CONTATO COM COISAS MUITO GELADA.

    ResponderExcluir
  31. Que tipo de remédio tamoma pra esse tipo de coseira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor é procurar ajuda médica. Só um profissional pode receitar o melhor medicamento. Abração e boa sorte.

      Excluir
  32. Qdo ando de moto e tomo chuva, ou mta frieza,os pés e pernas coçam muito e a parte interna das coxas empolam demais, formando muitas placas vermelhas.

    ResponderExcluir
  33. Eu não tinha mais a pouco dias estou observando quando pego em água fria fica vermelho e cosa quando bebo meus lábios cosam.onde eu pego fica gozando fica vermelho tipo inchado. O que deve ser gente?

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.