sexta-feira, 25 de março de 2011

Comemoração dos 89 anos do Partido Comunista do Brasil.

O Partido Comunista do Brasil, o mais antigo em atividade no país, completou 89 anos, hoje, 25 de março. Uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Espírito Santo comemorou a data.

O evento foi prestigiado pelos presidentes do PCdoB, Ronaldo Barbosa e da Ordem dos Advogados do Brasil, sessão Espírito Santo, Homero Mafra, além de outras autoridades, lideranças e muitos camaradas militantes.

É uma honra pertencer a um partido que tem história para contar!

Ronaldo_presidente_partido_media

(Ronaldo Barbosa, presidente estadual do PC do B e meu cunhado)

sessao_media

(Atenção! Eu sou a loira de costas, no meio, da primeira fila! Não poderia perder essa festa cívica. Do meu lado, sempre, Simone e Maurício.)

História

O PCdoB foi fundado em 25 de março de 1922, como seção da Internacional Comunista. No final dos anos 50, uma parte da direção, liderada por Luis Carlos Prestes, mudou o nome para Partido Comunista Brasileiro (PCB), tirou de seus estatutos a referência ao internacionalismo proletário e à revolução socialista.

Em resposta, um grupo de 100 comunistas, liderado por João Amazonas, Maurício Grabois e Pedro Pomar, reorganizou o Partido Comunista do Brasil, em 18 de fevereiro de 1962, e passou a adotar a sigla PCdoB (para diferenciar da sigla do Partido Comunista Brasileiro – PCB – também conhecido como “Partidão”).

Por ocasião do golpe militar de 1964, o PCdoB optou pela luta armada e foi posto na ilegalidade. Alojou grupos de ativistas na região do Bico do Papagaio, no Pará, na margem esquerda do Rio Araguaia. Os militares sufocaram o movimento, prenderam e executaram até mesmo os que se renderam. A guerrilha, que levou o nome do rio, representa um dos episódios mais vergonhosos da história recente do Brasil.

Em 23 de maio de 1985, com o fim do regime militar, o PCdoB requereu junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) seu registro legal. A legenda participou da Assembleia Constituinte de 1988. Segundo dados fornecidos por seu diretório regional no Espírito Santo, o partido conta hoje com quase 300 mil filiados em todos os estados do país. No Espírito Santo, possui sete parlamentares com mandato de vereador. Um deles, Namy Chequer, participou da sessão, assim como o ex-deputado estadual Neto Barros, filiado ao PCdoB.

(Aída Bueno Bastos/ Web Ales)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do blog.